Partilhar
Partilhar em:

Como curar um esporão com remédios caseiros

Passo a passo
Avaliação: 4,7 (7810 votos)
161 comentários
1271 vezes partilhado

Um esporão se carateriza pelo aparecimento de uma protuberância óssea na sola do pé ou na região posterior do calcâneo, que costuma originar dor intensa a quem sofre dele. As causas mais comuns do aparecimento de esporões são as más posturas do pé, bem como o uso de calçado pouco adequado. Este problema ósseo costuma vir acompanhado de fascite plantar, que é o que gera dor especialmente ao caminhar, e é necessário visitar um médico para tratar o esporão. Ainda assim, para tentar reduzir a dor, em umComo.com.br explicamos-lhe como curar um esporão com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão
1

Se acredita que lhe apareceu um esporão no pé, a primeira coisa a fazer será visitar um médico ou um especialista para que o examine, confirme o diagnóstico e recomende o melhor tratamento sobre como remover um esporão. Não espere que a dor seja tão intensa que não lhe permita realizar atividades cotidianas, deve solicitar ajuda médica aos primeiros incômodos.

Fonte: asocae.org
2

Um dos tratamentos mais comuns dos esporões é o uso de palmilhas ortopédicas, que ajudam a diminuir a dor e a corrigir a calcificação óssea. Este tipo específico de palmilhas contam com uma zona mais mole na área do calcanhar, para amortizar a pisada e reduzir a dor no calcanhar, produzida pelo esporão.

Fonte: yoymitendinitis.blogspot.com
3

Ainda assim, será muito importante que reduza as atividades que supõem um esforço extra do pé e pressão no calcanhar, e consequentemente, no esporão. Desta forma, recomenda-se evitar a realização de atividades que causem muito impacto no osso calcâneo ou atividade física como por exemplo, correr.

4

Para reduzir a inflamação e a dor, pode colocar gelo no esporão. Mas nunca o deverá fazer diretamente sobre a pele, deve cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de a aplicar sobre a zona afetada. Além disso, também existem compressas frias feitas especialmente para este objetivo e que poderá guardar na geladeira depois do seu uso.

Fonte: aat-geriatria.com
5

Fazer alongamentos também lhe ajudará no tratamento do esporão, para assim reduzir e eliminar a dor. Existem exercícios indicados especificamente para estes casos que poderá praticar em casa, com a ajuda de elementos cotidianos como bolas de borracha, toalhas ou usando uma mesa. Para os conhecer em detalhe consulte o nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

6

Outra boa opção para tratar os esporões são as talas noturnas, em que o pé se mantém esticado e especialmente o conjunto da fáscia plantar. Não é um tratamento recomendado no início dos problemas no osso calcâneo, de maneira que deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta ou médico especialista.

A pronação, um achatamento do arco do pé além do normal, é a causa mais comum do esporão no calcanhar. É importante que não confunda com pés chatos. Os sapatos que usa causam a pronação. Tire os sapatos e dobre-os, eles não devem dobrar no calcanhar, apenas na ponta dos pés. Se os seus sapatos se dobram atrás da bola do pés, mude de sapatos. Certifique-se de usar calçado com um bom suporte de arco e de apoio no geral.

7

É importante ter em conta que o esporão é mais comum em determinados tipos de pacientes, pelo que certos grupos deverão se cuidar ao máximo para evitar a sua formação devido à prática esportiva.

Por isso, será necessário que antes de realizar atividade física visite um podólogo para receber indicações se sofre de:

  • Pé cavo;
  • É supinador;
  • Tem sobrepeso;
  • Possui alguma lesão no calcanhar de Aquiles ou nos músculos da panturrilha.

Além disso, não se esqueça de realizar um adequado aquecimento antes de qualquer prática esportiva, isto irá ajudar-lhe a evitar lesões, incluindo o esporão.

8

Se sofre de um esporão calcâneo, é importante que estes artigos também lhe sejam úteis:

9

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como curar um esporão com remédios caseiros , recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (161)

Escrever comentário sobre Como curar um esporão com remédios caseiros

Muito útil
161 comentários
EDSON FERREIRA
Sua avaliação:
como curar o esporao de galo.
Rosely A C Macedo
Sua avaliação:
Tenho essa enfermidade e o médico me receitou compressa de água quente e por quê vocês me receitam gelo ou água gelada para aliviar a dor...
Égide Blanco
Sua avaliação:
Eu sofri com esporão, fazia tudo o que me indicaram: Usei calcanheira de gel, fiz alongamentos, massagens com bolinhas, enfim, uma série de coisas e nada resolvia. Até que descobri os comprimidos de LEITE DA ANDIROBA. É um fitoterápico eficientíssimo. Em poucos dias a dor foi embora e nunca mais senti nada. Já indiquei para várias pessoas que usaram e tiveram o mesmo resultado: a dor se foi. É realmente muito eficaz, não tem contraindicações. Uma cápsula apenas por dia após o almoço. Boa sorte a todos!
Heidi
Sua avaliação:
Gostaria de saber o que posso fazer para melhorar a dor no calcanhar onde tenho esporão? Obrigada pela atenção . Heidi
wilma alves
Sua avaliação:
gostaria de saber se o esporao calcaneu tambem poder causar dores no joelho , o que devo fazer para mim livrar dessas dores
Gladstone Aguiar Duarte
Sua avaliação:
SIMPATIA PARA ACABAR COM O ESPORÃO:- CONSIGA UMA FOLHA DE PALMA, ( FIGO DA INDIA ), COLOQUE-O NO CHÃO, E PONHA SEU PÉ SOBRE A FOLHA; DESENHE COM UMA CANETA, O CONTORNO DO SEU PÉ, SOBRE A FOLHA DE PALMA; E, RECORTE-A, E PENDURE-A, EM ALGUM LUGAR EM QUE NINGUÉM MECHA; E, QUE TAMBÉM NÃO CAIA. DEIXE-A ALI, ATÉ SECAR COMPLETAMENTE. SEU PÉ DEVERÁ ESTAR LIVRE DAS DORES DO ESPORÃO.
Celso da Luz Pinto
Sua avaliação:
Não aguento tanta dor.Estou em tratamento pela segunda vez.Sumiu após 3 anos retornou.Descuidei de calçados.Fiz ultra,RX,constatou-se assim agora dois e ainda com inflamações.Adoro dançar,danço mas sofro feliz e preciso encontrar a solução.Me ajudem pelo amor a Deus .Abraços.
IONE PINHO PEREIRA
Estou sentindo muita dor gostaria de saber qual tratamento a dor é intensa não estou andando direito não tenho equilíbrio fiz exame e constatou nos dois pés me ajudem
francisco
um bom remedio para esporao de galo no calcanhar e comprimido de andiroba
Maria zelia dos santos
Sua avaliação:
não aguento mais meu pé com esse esporao
marialuciamoraessantana
Sua avaliação:
muito boa a reportagem.
agradeço p informações
vou procurar a palmilha
vou usar medicamentos adequados
valeu
Cecília
Sua avaliação:
Qual o remédio caseiro e tipo de sapato.

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Fonte: asocae.org
Fonte: yoymitendinitis.blogspot.com
Fonte: aat-geriatria.com
1 de 7