Partilhar

Como curar um esporão com remédios caseiros

Como curar um esporão com remédios caseiros

É necessário consultar um médico curar um esporão da maneira mais definitiva possível. Mas, enquanto a consulta não acontece, para tentar diminuir a dor e prevenir outros esporões no pé, existem tratamentos caseiros e hábitos que podem e devem ser adotados para amenizar as dores do esporão e preveni-lo. Neste artigo do umCOMO vamos te explicar as causas do esporão, como curar um esporão com remédios caseiros que vão desde o uso da palmilha e da tala noturna, massagens e aplicação de vinagre de maçã e infusão de gengibre em um esporão no pé.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão

O que é esporão

Um esporão é uma calcificação no calcanhar que costuma causar dor intensa a quem sofre dele. As causas mais comuns do aparecimento de um esporão na sola do pé são as más posturas de pé, assim omo o uso de calçado pouco adequado. Este problema ósseo costuma vir acompanhado de fascite plantar, que é o que gera dor especialmente na hora de caminhar.

Principais causas do esporão no pé

Conhecer com detalhes as causas do esporão no pé pode te ajudar a prevenir o problema, assim como saber como tratar um esporão no pé da maneira mais adequada para cada caso:

  • Sobrepeso: uma das principais causas para este problema está relacionada com o osso calcâneo. Com o aumento do peso, o aumento da pressão nos calcanhares aumenta a chance do surgimento de um esporão. Uma parte do corpo tão delicada como os calcanhares precisa aguentar muito peso e por isso está mais suscetível a sofrer de problemas como o esporão de calcâneo;
  • Pisada torta: não pisar bem é outra das causas comuns do esporão no pé. Algumas pessoas não apoiam o pé inteiro quando caminham e assim a pressão do corpo inteiro se concentra em um lugar concreto do pé, ao invés de se equilibrar corretamente em todas as partes da planta do pé. Por isso é muito importante escolher um sapato adequado e, se necessário, usar as palmilhas que corrijam a pisada na hora de caminhar.
  • Pé chato;
  • Passar muito tempo em pé ou andar muito;
  • Uso de calçados inadequados.

Pessoas com risco de sofrer de esporões

É importante ter em conta que o esporão é mais comum em determinados tipos de pacientes, pelo que certos grupos deverão se cuidar ao máximo para evitar a sua formação devido à prática esportiva.

Por isso, será necessário que antes de realizar atividade física você visite um podólogo para receber indicações se sofre de:

  • Pé cavo;
  • É supinador;
  • Tem sobrepeso;
  • Possui alguma lesão no calcanhar de Aquiles ou nos músculos da panturrilha.

Além disso, não se esqueça de realizar um adequado aquecimento antes de qualquer prática esportiva, isto irá ajudar-lhe a evitar lesões, incluindo o esporão.

Quando consultar um médico em caso de esporão no pé

Se você começar a ter dores nesta zona do corpo, deve consultar um especialista para lhe fazer um exame e para determinar o que é que está causando essa dor. Quando começar a sentir algum dos sintomas de um esporão no calcanhar, a primeira coisa que deverá fazer é consultar um médico ou especialista para o examinar, confirmar o diagnóstico e recomendar o melhor tratamento. Não espere até que a dor seja tão intensa que não lhe permita realizar atividades cotidianas. Além disso, uma vez iniciado o tratamento adequado você também deverá ir às revisões pertinentes e no caso de ver melhorias ou o contrário.

Fisioterapia para esporão de calcâneo

Em alguns casos a fisioterapia é o tratamento adequado para tratar esporão no calcanhar. A terapia pode ser feita com laser, ultrassom ou frequência, como o fisioterapeuta achar mais conveniente - geralmente acompanhados de exercícios de alongamento.

Cirurgia de esporão

Apesar de ser considerada sempre o último recurso, a cirurgia de esporão de calcâneo pode ser necessária para alguns casos. O procedimento mais comum consiste em fazer furos em pontos específicos do calcanhar onde se possa inserir uma micro-câmera para encontrar a área lesada. Após localizada, a área tensionada é removida da fáscia plantar do calcanhar para que ela possa se regenerar e assim a dor é aliviada.

Veja também: Como aliviar a dor de um esporão

Palmilha para esporão

Um dos tratamentos mais comuns dos esporões é o uso de palmilhas ortopédicas, que lhe ajudarão a diminuir a dor e a corrigir a calcificação óssea. Este tipo específico de palmilhas contam com uma zona mais macia na área do calcanhar, para amortecer a pisada e reduzir a dor no calcanhar.

Esta é a forma mais simples para reduzir a dor de um esporão, pois amortece a pressão quando caminha e, por isso consegue redistribuir melhor o impacto evitando que ele recaia sobre a zona afetada. Com as palmilhas conseguimos não sobrecarregar a zona, sentindo mais alívio de forma imediata, além de permitir caminharmos sem inconvenientes.

Benefícios das palmilhas esportivas

Fazer esporte de forma regular é um hábito muito benéfico para a saúde do organismo, mas é impossível aproveitar as suas vantagens se não for feito de forma adequada. E neste sentido, é fundamental contar com o melhor equipamento e não deixar de lado o cuidado da parte do corpo mais importante na hora de praticar exercício: os pés, já que são os que suportam todo o nosso peso e o principal ponto de apoio do corpo. Elas são um complemento perfeito para prevenir esporões, lesões e usufruir do esporte com total comodidade. Te explicamos os benefícios das palmilhas esportivas e porque elas devem fazer parte de seu equipamento habitual na hora de praticar atividades físicas:

1. Equilíbrio e estabilidade

Os pés são os responsáveis por suportar todo o peso do corpo, permitem que nos desloquemos a todos os lugares com facilidade e nos oferecem tanto o equilíbrio como a estabilidade que precisamos para praticar com êxito qualquer modalidade ou prática esportiva. Por isso é tão importante protegê-los e reforçar com as chamadas palmilhas esportivas, pois estas são um complemento que aumentam esse equilíbrio e estabilidade, proporcionando aos pés uma maior aderência, algo fundamental para reduzir o risco de lesão durante a execução dos exercícios, sobretudo daqueles de grande impacto.

2. Correção da pisada

É preciso ter em conta que ao realizar atividades físicas, seja correr, saltar, fazer marcha rápida, jogar futebol, tênis, basquete, paddle, etc., produz-se um aumento do risco de uma má pisada, bem como sofrer uma torção de tornozelo por causa de um tropeço ou queda. No entanto, se o pé estiver protegido com uma palmilha esportiva adequada este risco fica bastante reduzido, pois o impacto nas pressões da planta do pé diminuem e o tornozelo fica bem mais protegido.

3. Redistribuição da carga nos pés

As palmilhas esportivas não só protegem o pé e o tornozelo de danos e lesões, como também outras partes do corpo como as pernas, os quadris e as costas. Isto acontece graças à redistribuição da carga do pé, permitindo reposicionar aquelas estruturas articulares que sofreram alterações e, ao oferecer uma base de sustentação sobre a qual o pé possa se apoiar de maneira estável, fazem com que seja bem mais fácil controlar a postura corporal.

4. Alinhamento dos membros

Também se destacou que com o uso das palmilhas esportivas, podemos melhorar o alinhamento dos pés, joelhos e quadris, modificar a arcada plantar, melhorar o contato do pé com as diferentes superfícies, assim como sua decolagem. Mas não é só isto, são excelentes para evitar lesões recorrentes e, portanto, otimizar o rendimento esportivo do usuário e permitir-lhe um maior aproveitamento da atividade física.

Leitura complementar: Como saber se preciso de palmilhas ortopédicas

Como curar um esporão com remédios caseiros - Palmilha para esporão

Talas noturnas para esporão

Outra boa opção para tratar os esporões são as talas noturnas, com as quais mantemos o pé esticado e especialmente o conjunto da fáscia plantar. Não é um tratamento recomendado no início dos problemas no osso calcâneo, por isso deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta ou médico especialista. Desta forma, podemos curar um problema no pé, durante as horas de sono sem nos darmos conta.

Diminua a atividade e repouse

É muito importante reduzir as atividades que envolvam um esforço excessivo do pé e que levem a uma pressão no calcanhar, e por isso, no esporão. Desta forma, recomenda-se evitar a realização de atividades que causem muito impacto no osso calcâneo, como correr.

Tenha em conta que, quanto menos usar esta zona corpo, mais rápido o esporão irá se curar e, por isso mais rápido recuperará a sua saúde e bem-estar. Por este motivo, é recomendável diminuir a atividade física e, no caso de trabalhar de pé ou realizar exercício físico durante a sua jornada laboral, tente que o peso do seu corpo se distribua nos dois pés para evitar sobrecarregar um deles. Sendo assim, é recomendável diminuir o ritmo do seu dia a dia e repousar ao máximo.

Como curar um esporão com remédios caseiros - Diminua a atividade e repouse

Como relaxar os pés

Depois de um dia cansativo, uma dura jornada de trabalho ou um intenso treinamento físico, é normal que os pés estejam doloridos, um pouco inchados e escaldados. É por isso que ao finalizar o dia, merecem um descanso e se recuperar para suportar tudo o que lhes espera na manhã seguinte. Relaxar os pés é uma tarefa simples que se pode fazer em casa, não demorará mais de uns minutos e o alívio que sentirá será incomparável. Sugerimos agora maneiras fáceis e rápidas para relaxar os pés:

Escalda pés caseiro

Se ao chegar em casa nota que seus pés estão cansados, nada melhor que lhes oferecer um banho relaxante durante alguns minutos. Com isso, ainda reativará a circulação do fluxo sanguíneo e contribuirá para reduzir seu inchaço:

  1. Você só precisa encher com água morna uma bacia ou recipiente grande no qual possa submergir ambos pés juntos;
  2. Adicionar um punhado de sal grosso e deixar que repousem ali por uns 20 ou 30 minutos.
  3. Quer que o banho dos pés seja ainda mais relaxante? Então, verta umas gotas de algum óleo essencial como o de rosas, o de lavanda ou o de laranja. A experiência será realmente prazerosa!

Leitura complementar: Como fazer escalda-pés caseiro

Cremes com efeito relaxante

No mercado você encontra também muitos géis ou cremes para os pés com efeito relaxante. A maioria deles estão enriquecidos com mentol e proporcionam um alívio imediato nos pés cansados e escaldados. Além disso, costumam incluir componentes hidratantes que suavizam a pele e a regeneram. Se você optar por uma loção deste tipo, aplique-a uma ou duas vezes ao dia sobre seus pés mediante uma massagem circular que comece pelos dedos e avance até ao tornozelo.

Massagem nos pés com bolinha

Um bom truque caseiro que permitirá a você relaxar os pés e aliviar o incômodo causado pelo inchaço é fazer uma massagem com uma bola de tênis. Pegue uma bola de tênis ou similar, situe-a bem embaixo da planta e comece a rodá-la em todas as direções de trás para a frente, passando-a em cada uma das partes do pé.

Massagem para aliviar esporão no pé

Além de incluir óleo essencial no banho, outra opção espetacular para relaxar os pés é massageá-los com os óleos adequados. Seus melhores aliados serão aqueles que têm propriedades calmantes, analgésicas e anti-inflamatórias, como por exemplo, o óleo de alecrim, de menta, de árvore de chá, arnica, camomila ou o de eucalipto:

  1. Escolha algum destes óleos essenciais, misture com algum óleo vegetal como o de amêndoas ou o azeite de oliva;
  2. Verta umas gotas do óleo escolhido na palma de sua mão, esfregue-o ligeiramente para esfriar um pouco e comece a aplicar sobre a planta do pé, pressionando firmemente com os dois polegares.
  3. Massageie a área da almofada plantar e vá descendo até chegar ao calcanhar.
  4. Massageie a área de esporão com o óleo até perceber que foi completamente absorvido;
  5. Por último, concentre-se nos dedos e puxe-os com firmeza, mas sem ser muito brusco.

Veja também: Como fazer óleo de hortelã caseiro

Aplique gelo no calcanhar

Para reduzir a inflamação e a dor, pode colocar gelo no esporão. Mas nunca o deve fazer diretamente sobre a pele, mas sim cobrir a bolsa de gelo com um pano antes de aplicar sobre a zona afetada.

Além disso, também existem compressas frias feitas especialmente com esta finalidade e que poderá guardar na geladeira depois de usar. As compressas frias também podem ser feitas após a prática de atividades físicas.

Sugestão: Como fazer uma compressa de gelo

Vinagre de maçã para dor nos pés

O vinagre de maçã converteu-se em um produto muito utilizado cotidianamente, e também é ideal para aliviar os pés cansados, bem como se sofre de choques musculares neles. Propomos a você fazer uma mistura de 3 colheres de sopa de vinagre de maçã e 2 de óleo de amêndoas e usá-la como loção de massagem.

Tratamento caseiro para esporão com gengibre

A infusão de gengibre também faz parte da lista do que é bom para esporão no pé. As propriedades anti-inflamatórias do gengibre são a razão pela qual ele pode aliviar o incômodo do esporão de calcâneo e desinflamar a região afetada.

Leitura complementar: Propriedades do gengibre

Chá de gengibre para os pés

Você pode preparar a aplicar o chá de gengibre nos pés seguindo as instruções:

  1. Preparar um infusão de gengibre usando a proporção de 1 pedaço de gengibre para cada copo de água;
  2. Quando a infusão estiver pronta, coe;
  3. Quando alcançar uma temperatura suportável, molhe uma gaze no chá de gengibre e aplique sobre o esporão no calcanhar;
  4. Deixe agir por cerca de 15 minutos.

Exercícios para aliviar a dor do esporão

Fazer alongamentos também vai ajudá-lo no tratamento do esporão para reduzir e eliminar a dor. Existem exercícios especificamente indicados para estes casos que poderá praticar em casa, com a ajuda de elementos como bolas de borracha, toalhas ou apoiando-se em uma mesa, embora existam bolas específicas para este tipo de doenças e exercícios. De seguida, mostramos-lhe alguns dos melhores exercícios para lidar com esta condição:

  • Exercícios com bola: em qualquer loja de esportes ou em um podólogo poderá encontrar uma bola de exercícios especialmente pensada para curar um esporão. Com estas bolas poderá relaxar os músculos, além de conseguir uma melhoria da circulação sanguínea. Para fazer o exercício, deverá apenas colocá-la debaixo do seu pé e fazê-la rodar desde a zona do calcanhar até aos dedos, centrando-se sobretudo nas zonas onde mais dor tem para a bola fazer uma massagem suave que lhe ajudará a relaxar a zona.
  • Alongamentos na zona do calcanhar: para curar um esporão com remédios caseiros também se recomenda fazer alongamentos para relaxar a zona ao máximo. Para isso, pode esticar as pernas e elevar os dedos, esticando-os na sua direção. Desta forma, notará como a planta do pé se estica ao máximo e como começa a sentir menos tensão. Para conhecer todos estes exercícios, consulte o nosso artigo com os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

Além disso, recomendamos que realize massagens na zona a tratar para conseguir melhorar a condição e sentir alívio imediato.

Como curar um esporão com remédios caseiros - Exercícios para aliviar a dor do esporão

Calçados adequados para evitar esporão no calcanhar

É fundamental utilizar um calçado adequado ao seu tipo de pé e forma de pisar, por exemplo se é pronador vai precisar de um tipo de calçado diferente ao que alguém precisa com pés planos ou um supinador.

Por exemplo, no caso da pronação, um achatamento do arco do pé para além de onde é suposto ir, é a causa mais comum do esporão no calcanhar. Não se deve confundir com pés planos. Os sapatos que usa podem causar a pronação. Pegue nos seus sapatos e dobre-os. Não se deverão dobrar no arco ou no calcanhar, apenas na ponta do pé. Se os seus sapatos se sobram atrás, troque-os. Certifique-se de adquirir calçado com um bom suporte do arco e de apoio no geral. Consulte o seu podólogo para o orientar sobre qual é o melhor calçado para você.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar um esporão com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como curar um esporão com remédios caseiros

O que lhe pareceu o artigo?
255 comentários
Maria Manuela Oliveira da Silva
tenho dores teriveis pois tenho um esporao de aquiles e nem palmilhas nad resulta para piorar o outro pe tambem me incha estou sofrendo ,,quero andar e nao posso e ataca me a culuna tudo junto ,,ummabraco ,manuela
marcos gomes da fonseca
olá eu tenho esporão no pé esquerdo já tentei vários remédios e vi resultados nenhum estou tentado com ferro de engomar roupas deixo o ferro esquentar bem depois coloco um pano em cima do esporão depois coloco o ferro bem quente até aguentar estou vendo alguns resultados isso tem fazer todos os dias até não sentir mais dores é um santo remédio esporão é uma dor terrivel quem me disse que eu tinha esporão foi o medico da upa eu não sabia ok aqui termino ass marcos gomes de recife-pe
A sua avaliação:
Natalino
Preciso me livrar de um esporão
Alessandra
Boa noite.Gostaria de saber qual o tratamento caseiro que surte mais efeito pois tenho sentido muitas dores.. Fiz um Rx há cerca de um mês no qual deu esboço de presença de esporrão semana passada fiz uma ultrassonografia que deu fascia plantar com espessura preservada sugestivo de fascite. Há três dias tive uma dor terrível como se algo estivesse rompido e não conseguei mais firmar o pé ao chão.
Edith Cardoso do Nascimento
Gostaria que me enviassem sugestões para curar o esporoes que estou enfrentando. O que fazer.
Regina de Fatima Bezelin
Gostaria de saber qual o remédio caseiro que mais surte efeito, porque tenho dores terríveis e não sei mais o que fazer, vi que é bom fazer compressas com gelo nas áreas afetadas, gostaria de saber se isto é correto. Obrigada.
jose julio rodrigues da silva
curei esporao, com 3 imfiltracao,uma por semana,feita pelo um medico ortopedista, e faz 5 anos que nunca mais sofri dor,so que os medico nao gosto de fafez este procedimento.
A sua avaliação:
Terezinha Janete Rick
O que tomar para fazer desaparecer esporões nos pés? A dor é intensa.
FRANCISCA ERIVANIA PONTES LAURINDO
gostaria de saber se a pessoa que tem esporao de galo pode fazer esteira?
ISMAR MENDES DE SOUZA
Tô sofrendo com esta dor no calcanhar , preciso de ajuda para combatê-la
Editor umComo.com.br
marcos gomes da fonseca
olá ismar faça um teste coloque o ferro de engomar deixe esquentar bem na tomada depois coloque em cima do esporão com um pano deixe até aguentar continue passando as dores vão embora ok eu fiz isso estou vendo resultado ismar faça isso de marcos gomes de recife-pe

Como curar um esporão com remédios caseiros
1 de 4
Como curar um esporão com remédios caseiros

Voltar ao topo da página