Fascite plantar

Como se livrar de um esporão de calcanhar

Como se livrar de um esporão de calcanhar
Imagem: running.competitor.com

O esporão de calcanhar, conhecido também como esporão do calcâneo, é uma condição óssea que se caracteriza por uma calcificação na fáscia e no tendão muscular. Isto significa que, ocorre um crescimento anormal de uma parte do osso do calcanhar, que causa uma dor intensa na sola do pé. Entre as causas mais comuns desta condição estão o uso de calçado inadequado e a prática de exercícios de alto impacto. Mulheres com idades entre os 40 e 50 anos são as mais afetadas por esta condição. Se você também sofre de esporão do calcâneo, em umComo vamos explicar como se livrar de um esporão de calcanhar.

Também lhe pode interessar: Como remover um esporão
Passos a seguir:
1

A dor na zona plantar do calcanhar é o principal sintoma do esporão do calcâneo, que é pior logo nos primeiros passos como ao sair da cama ou ao se levantar após um período de tempo sentado. É importante referir que nem todo o esporão causa dor, pelo que pode ter esta condição sem saber.

2

Perante um diagnóstico de esporão de calcanhar, o seu médico irá indicar-lhe o tratamento a seguir, que visa diminuir a dor do mesmo. O seu médico poderá indicar-lhe medicamentos como anestésicos e corticoides, que deverá tomar segundo as suas orientações. E como complemento dos medicamentos, o seu médico também lhe poderá sugerir sessões de fisioterapia.

3

Aliado ao tratamento que o seu médico lhe indicar, poderá fazer também alguns tratamentos que lhe vamos indicar para se livrar do esporão de calcanhar. Uma das formas de tratar o seu esporão de calcâneo é aplicando sacos de gelo sobre o calcanhar durante 10-15 minutos, duas vezes por dia. Vai ver como o gelo aliviará as dores produzidas pelo esporão.

4

Outro tratamento natural que pode fazer para se livrar do esporão de calcanhar é um emplastro de aroeira. Para o fazer, coloque algumas folhas de aroeira em água fervente para amolecerem. De seguida, rale um pouco de raiz de gengibre (uma colher de chá é suficiente) e misture com as folhas de aroeira já moles e um pouco de álcool gel. Aplique essa mistura sobre uma gaze e aplique sobre o calcanhar. Amarre a gaze ao pé e deixe ficar por toda a noite.

Como se livrar de um esporão de calcanhar - Passo 4
Imagem: garotadpi.com.br
5

Fazer um cataplasma de espinafre também é um ótimo remédio caseiro para o esporão de calcanhar. Para fazer este cataplasma, macere algumas folhas de espinafre e coloque sobre o calcanhar. Prenda com uma faixa ou gaze e deixe atuar por cerca de 20 minutos. No final desse tempo, lave com água morna.

6

Para que o tratamento do esporão de calcanhar seja mais rápido, deverá utilizar palmilhas ortopédicas ou calcanheiras de silicone. Este tipo de palmilhas são específicas para o esporão de calcâneo e ajudam a distribuir a pressão plantar e a proporcionar um maior conforto.

Como se livrar de um esporão de calcanhar - Passo 6
Imagem: jamirlima.blogspot.pt
7

Existem alguns exercícios que também podem ajudar você a se livrar do esporão de calcanhar. Estes exercícios visam alongar e fortalecer a fáscia plantar e pode ver quais os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo, entrando no nosso artigo.

8

Se sofre de esporão de calcanhar é importante que use calçados confortáveis e com amortecimento. Caso pratique alguma atividade física, deverá usar calçado adequado a esse exercício físico. Para além disso, deverá evitar ficar de pé durante um longo período de tempo e não fazer exercícios sem uma adequada preparação da musculatura do seu pé. Controlar o peso corporal também é importante para não exercer demasiada pressão sobre o calcanhar do pé afetado.

Veja mais em: Como curar um esporão com remédios caseiros

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de um esporão de calcanhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Em alguns casos graves pode ser necessária uma cirurgia para a remoção do esporão de calcanhar, mas esta é a última alternativa e raramente os médicos recorrem a ela.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
32 comentários
A sua avaliação:
César vieira da Silva
Qual. Melhor remédio
A sua avaliação:
Eugenia Saba
Estou com esporão de calcâneos e fascite plantar,estou fazendo fisioterapia,o Ortopedista passou 04 injeções de Alginac5000,B1,B6,B12,só que as dores estão insuportáveis,tenho 67 anos e estou acima do peso,tenho 1,64 altura e 78 kg.O que fazer?
Ademir Rabello
como posso me livrar do esporão com remedios caseirps
sandra
Tentei todos os tratamentos médicos e só fiquei curada com este remédio: amasse três dentes grandes de alho com casca em 1 colher de azeite, põe dentro de um pano e põe no local, antes de dormir. Prenda bem com uma faixa e calce uma meia. Fiz durante 3 noites e não senti mais dor. É incrível! Atenção: o alho não pode encostar na pele, porque arde.
Editor umComo.com.br
Oi Sandra! Valeu pela dica!
Rita de Cássia Rossi Porto
Como livrar de esporão
A sua avaliação:
luciana silva
faço caminhada e bom ou ruim
Editor umComo.com.br
Oi Luciana! Para aliviar e se livrar de um esporão de calcanhar, uma das indicações é repousar e diminuir as atividades físicas sempre que possível. Uma caminhada não é uma atividade de muito impacto, por isso pode fazer de forma moderada. Mas é sempre importante falar primeiro com o seu médico. Para além disso, pode encontrar mais dicas para curar um esporão com remédios caseiros neste outro artigo:
https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-um-esporao-com-remedios-caseiros-1315.html
fernando antonio campos dos santos
tenho esse problema queria receber algumas dicas de cura desde ja obrigado
Osmar de Oliveira
Tratamento do esporão calcâneo. Pegue um copo 200 ml de vinagre de maçã, 2 litros de água. Esquente a água até o ponto suportável de colocar o pé, misture o vinagre e mergulhe o pé até a água esfriar. Fiz esse tratamento e o resultado foi ótimo, dor nunca mais.
A sua avaliação:
lutesley
Por favor, quero o tratamento mais eficaz para ficar livre da dor do esporao. Ja usei tantos tratamentos e nada foi resolvido.
Quero fazer um tratamento eficaz. Alguem pode me indica POR FAVOR? MUITO OBRIGADA.
A sua avaliação:
Simone
Estou com esporão no meu pé mais vou ao ortopedista pedir para ele aplicar a injeção base 30 foi ela que sarou o esporão do pé da minha sogra e da minha mãe, vou sarar o meu também!!!
A sua avaliação:
osvaldo rui de azevedo marques
como amenizar a dor no calcanhar em baixo do pé, que provoca rachaduras na planta do pé. e calos na ponta dos dedos que pisa provocando dor?
Jardel Martins
Bom dia, Prezados Para quem corre a 3 anos como eu e estava com um nível bom nos treinos a palavra é desesperador, não consigo mais manter o ritmo e fico pensando quando poderei voltar com meus treinos normal novamente, hoje até tento correndo lento quase andando mas as dores são insuportáveis, já consultei 2 médicos fiz vários tratamentos, porém, as dores não largam do meu pé. Alguém aqui conseguiu se livrar de vez desse problema ou apenas aliviar a dor e temos que viver com isso para o resto da vida, só tenho 32 anos e pensava em correr até quando meu corpo deixasse, estou vendo que isso pode ser mais cedo que eu imaginava. #TristeDemais
Andreia Abreu
Estou na mesma situação, comecei a treinar corrida de rua em Novembro/16, já participei de 3 provas (5,7 e 10 km) na minha cidade amo correr, agora aparece esse esporão, como dói, fiz ultra-som achando que era o tendão, mas a medica achou o esporão...eu tenho que seguir uma planilha de treinos, não consigo...muito triste.
Jardel Martins
Andreia, depois de muitos medicamentos e ter trocado o tênis por um de alta absorção de impacto bastante gel no solado (sem fazer propaganda mas o tênis é um asics Nimbus 18) conseguir voltar a correr em novembro do ano passado em um nível muito bom, de lá para cá já foram 2 meias maratonas, 1 corrida de 25k e tentando chegar aos 30k, estou muito feliz com os resultados, te desejo boa sorte e espero que consiga se livrar das dores também. Forte Abraço.
antonio
Uma dica que me ajudou a praticamente nao ter mais dores , comprei um calcanhar de silicone na drogaria sp por 8 reais e recortei todo o meio (centro) delas de modo que o esporao ficou suspenso Ai pude voltar a correr
Editor umComo.com.br
Oi Antonio! Muito obrigada por partilhar essa dica conosco :)
Cícero
Bom dia, tenho bastante dores no calcanhar e no peito do qual o melhor remédio caseiro? Brigado.
Editor umComo.com.br
Oi Cícero! Qualquer um dos remédios caseiros indicados são bons para aliviar as dores, experimente e confira por si mesmo. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Rosemeire Moreira Ferreira Weigel
Que remédio que posso tomar. Porque meu emprego é serviços gerais e sinto muita dor no calcanhar.
crisitna barbosa do vale
eu tenho esse problema também esporão de calcanhar já faz tempo tem dias que não consigo anda e uma dor insuportável não desejo a ninguém minha família toda tem , o medico falou pra mim que não tem cura
Aroldo Rodrigues
Foi bastante útil.Já fui ao médico,agora vou fazer o remédio caseiro.
Editor umComo.com.br
Oi Aroldo, que bom saber que foi útil! Obrigada pelo seu comentário :)
danielly
Sinto muita dor..no calcanhar..gostaria de usar algum medicamento pra curar
Editor umComo.com.br
Oi Danielly, se você quer usar um medicamento convém consultar o seu médico primeiro.
paolla de jesus magalhaes
Uma pessoa com sobre peso,com forte dores no calcanho caudadas por esporão,pode fazer caminhadas?
Rafael
Ola.. Meu nome eh Rafael 19 anos.. To com um esporao no pe direito a 05 anos. E agora a dor tbm ta comecando no pe esquerdo e pra piorar meu dois joelhos tbm estao doendo ja nao agueto mais pelo o amor de deus mim ajudem.... #janaoaguentomais.. O que devo fazer????
Imagem: running.competitor.com
Imagem: garotadpi.com.br
Imagem: jamirlima.blogspot.pt
1 de 3
Como se livrar de um esporão de calcanhar