Partilhar

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo

Um esporão calcâneo é uma formação óssea que se forma sobre o osso calcâneo (osso do calcanhar). Esta protuberância causa dores em quem sofre dele, especialmente ao caminhar e realizar outras atividades cotidianas. Na hora de aliviar a dor de um esporão, os exercícios de alongamento tornam-se úteis e ajudam a acelerar a sua cura, assim como também existem outros remédios caseiros para curar um esporão que lhe vamos explicar mais à frente. Neste artigo do umCOMO vamos lhe mostrar quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo para poder aliviar facilmente os sintomas desta condição em casa.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão

Exercício da toalha

Um dos exercícios que se tornam bastante úteis na hora de tratar de um esporão calcâneo consiste em colocar uma toalha no chão e tentar aproximá-la de si com os dedos do pé. Pode colocar algum elemento pesado por cima para exercer resistência.

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo - Exercício da toalha
Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com

Alongar os gêmeos

Também pode fazer alongamentos apoiando-se com as mãos sobre uma mesa, flexionando um joelho e esticando o outro. Deverá inclinar-se para a frente, como se quisesse mover a mesa, para esticar os músculos da panturrilha da perna esticada. Mantenha a posição durante uns 10-15 segundos.

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo - Alongar os gêmeos
Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com

Exercício sentado para o esporão

Outro dos exercícios para aliviar a dor do esporão, consiste em mover o pé dorido lentamente para cima e para baixo sobre a canela da outra perna. Deve tentar rodeá-la com os dedos. O objetivo de todos estes exercícios é relaxar os músculos que estão ao lado do esporão, mas para serem eficazes deve ser constante e deve realizá-los todos os dias.

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo - Exercício sentado para o esporão
Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com

Exercícios com bola

Fazer rodar uma pequena bola com a planta do pé também é benéfico para o tratamento dos esporões calcâneos, assim como da fascite plantar. Trata-se de realizar movimentos com o pé sobre a bola, conseguindo uma espécie de massagem com a qual relaxará a planta do pé.

É importante conseguir fazer um movimento completo, conseguindo pressionar a bola desde a ponta dos pés até ao calcanhar.

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo - Exercícios com bola

Cirurgia do esporão calcâneo

Os alongamentos vão ajudar a aliviar a dor de um esporão, embora não sejam a única forma para melhorar a situação, pois por vezes é necessária uma cirurgia para eliminar o esporão por completo.

Desta forma, deverá consultar o seu podólogo ou médico especialista para examinar o seu caso e para fazer o diagnóstico adequado. No entanto, em umCOMO também lhe explicamos outras formas sobre como curar um esporão com remédios caseiros.

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo - Cirurgia do esporão calcâneo

Dicas para aliviar a dor de um esporão

Além dos exercícios para o esporão calcâneo, há uma série de recomendações que pode levar a cabo no seu dia a dia para aliviar a dor desta condição. De seguida, deixamos-lhe alguns conselhos:

  • Diminua a atividade física o máximo que conseguir, tentando repousar o necessário para aliviar os sintomas. Deve prestar especial atenção àquelas atividades que impactam diretamente sobre o osso, como andar ou correr. Deve praticar atividades que não causem impacto, como nadar ou fazer remo.
  • Algo fundamental para diminuir a inflamação do calcanhar e reduzir a dor é utilizar um calçado adequado à sua condição: acolchoado, com sola flexível e uma elevação no calcanhar.
  • Utilizar palmilhas que amortizem os golpes pode ser uma boa opção.
  • Aplique gelo ou compressas frias 3 vezes por dia durante 15 minutos.
  • Uma das principais causas do aparecimento dos esporões é um excesso de peso, se esse é o seu caso é recomendável iniciar uma dieta para perder uns quilos. Não só lhe servirá para reduzir os sintomas, como também melhorará o seu estado de saúde geral.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo

O que lhe pareceu o artigo?
58 comentários
sandra rodrigues
Estou em tratamento com betatrinta mais continua doer e assim mesmo?

A sua avaliação:
HÉRCULES CAMPOS
obrigado procurarei por em pratica estas sugestões.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Hércules! Espero que os exercícios resultem com você! Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras :)
Katia barros
Boa noite! passei por uma cirurgia de tornozelo. E descobri que tenho esporao, ja estou fazendo fisioterapia, ja tomei anti-inflamatorio e nada. Nao consigo pisar de jeito nenhum me ajude. Obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Katia! Você já experimentou estas dicas para aliviar a dor de esporão? https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-aliviar-a-dor-de-um-esporao-1961.html
Itamara Boais Amorim
Tambem to com muita dor.
A sua avaliação:
Domingas Stella B.dos santos
abri este site, mas não pratiquei os exercícios ainda. Se vocês tiverem algum outro tratamento que me ajudem a melhor a dor do esporão , serei muito grata. estou sofrendo demais Obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Domingas! Neste artigo poderá encontrar mais indicações para se livrar do esporão: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-se-livrar-de-um-esporao-de-calcanhar-19152.html Espero que resultem! Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras ;)
A sua avaliação:
PEDRO S ROSA
Caros O esporão é algo terrível e dói muito. O correto é calor ou frio para curar o esporão. Já tentei tudo o que vocês descreveram acima e ainda tenho muita dor. Há alguma coisa a mais que eu possa fazer para eu me ajudar no tratamento? atenciosamente Pedro Rosa
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Pedro! Pode encontrar mais soluções para aliviar a dor de um esporão aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-se-livrar-de-um-esporao-de-calcanhar-19152.html Obrigada pelo comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
marialuciamoraessantana
obrigada pela orientação vou fazer os exercícios
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
DENISE GARCIA CARVALHO
Quais os tipos de sapatos que podem usar.
A sua avaliação:
Gil Pege
Tenho dois esporões no pé direito, um na parte posterior e outro bem próximo ao calcanhar (essa região é a que mais incomoda), ontem (13/7/16) fui ao ortopedista, ele me encaminhou a fisioterapia e me deu 3 dicas muito importantes: 1- alongamento, 2- Gelo nas partes doloridas, 3- perder peso....com essas três dicas eu veria a melhora! To dentro! Fica a dica. Dai perguntei se era necessário algum medicamento, ele respondeu que não, que apenas essas três dicas já me ajudaria(m) e muito. Obs: segundo ortopedista que passo e m dá as mesmas orientações...
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Gil! Muito obrigada por partilhar conosco essas informações valeu :)
Jaqueline
Não aguento de dor já fiz tudo isso gelo aniflamatorio alongamento sofro 4 anos só que de 1 ano para cá a dor é tanta que ando na ponta dos pés queria saber sobre filtragem ou operar dizem que volta e verdade me ajudar com isso já fiz8 médicos só dão fisioterapia e aniflamatorio só nada mais alívio depois do tratamento vem pior
Gil Pege
Jaqueline, chegou a mudar os tipos de calçados? Usar palmilhas....? Qdo eu suspeitava que fosse esporão, antes de ir ao medico eu mudei meus calçados aos poucos, fui me desfazendo daqueles que não eram confortáveis, ou eram rasteiros, aliviou um pouco..
Marines
Jaqueline estou com esse mesmo problema seu já faz uns 5 anos. Além dos alongamentos e anti-inflamatórios que tomei, já fiz infiltrações local a base de corticoides tudo sob acompanhamento de um bom ortopedista. MAS... Cheguei a uma conclusão : Pra dor sumir tem que fazer os exercícios todos os dias, usar paumilhas ou um calçado apropriado. Alongue a panturrilha pelo menos 2 vezes ao dia e tudo vai mudar.
rogerio
como melhorar o u até mesmo a cura total
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rogerio! Neste artigo encontrará algumas dicas para saber como curar um esporão com remédios caseiros: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-um-esporao-com-remedios-caseiros-1315.html

Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo
Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com
Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com
Imagem: medicalremedies.files.wordpress.com
1 de 6
Quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo

Voltar ao topo da página