Fascite plantar

Como remover um esporão

Como remover um esporão

Os esporões ocorrem devido a calcificações que se produzem ao redor do osso do calcanhar do pé. Trata-se de uma doença muito comum que pode ser acompanhada de fascite plantar, que é o que provoca dor às pessoas que sofrem com isso, especialmente ao caminhar, e é necessário recorrer a um médico para tratá-lo. O podólogo será o seu melhor aliado na hora de tratar este problema ósseo, ainda assim neste artigo de umComo.com.br vamos lhe explicar alguns conselhos sobre como remover um esporão.

Também lhe pode interessar: O que é um esporão
Passos a seguir:
1

No caso de acreditar que lhe apareceu um esporão no pé, a primeira coisa que deverá fazer é consultar um médico ou especialista para examiná-lo e confirmar o diagnóstico. Não espere que a dor lhe impeça de realizar atividades cotidianas como caminhar, consulte o médico aos primeiros sintomas para que lhe realizem um diagnóstico com os exames adequados.

Como remover um esporão - Passo 1
Imagem: asocae.org
2

Para remover os esporões, será necessário que o seu pé ou pés estejam em repouso, no caso de fazer atividades como dança ou exercício físico, deverá reduzir a intensidade ou inclusive parar durante um tempo. Do mesmo modo, é imprescindível que saiba que não é uma tarefa simples reduzir esta protuberância do osso do calcanhar e, por vezes, só é possível através da cirurgia.

Como remover um esporão - Passo 2
3

Além disso, para reduzir a dor e a inflamação do esporão, pode recorrer à aplicação de gelo. Lembre-se de cobrir o saco de gelo com um pano ou gaze antes de o aplicar sobre a zona afetada, para que não esteja em contato direto com a sua pele, ou usar compressas frias que poderá reutilizar sem problema. Deverá ser constante na hora de aplicar frio sobre a área dolorida, já que caso contrário não conseguirá o efeito desejado; pode fazê-lo antes de ir dormir como uma tarefa de rotina.

4

Usar palmilhas ortopédicas também pode ajudá-lo na hora de tratar o esporão, uma vez que fará com que o seu pé se apoie na palmilha e não diretamente sobre o sapato. Este tipo de palmilhas dispõem de uma zona mais macia na área do calcanhar que irá amortecer a pisada e aliviará a dor causada pelo esporão. No entanto, será necessário que consulte um médico ou especialista em ortopedia para que possa lhe recomendar as palmilhas mais apropriadas para o seu caso.

Como remover um esporão - Passo 4
Imagem: yoymitendinitis.blogspot.com
5

Da mesma forma, os calcanhares e o uso de sapatos com salto macio também melhorarão a inflamação da zona em volta do esporão e farão com que a dor diminua nessa área. Deverá se lembrar que os pés são responsáveis por sustentar todo o peso do nosso corpo durante todo o dia e é por isso que devemos dar-lhe uma atenção especial para cuidar deles corretamente.

Como remover um esporão - Passo 5
6

Por outro lado, os tratamentos de fisioterapia também costumam ser muito úteis na hora de combater este problema nos pés. Destaca-se que deverá dirigir-se a um especialista médico para determinar os passos a seguir. Além disso, existem exercícios para tratar um esporão de calcanhar que poderá realizar você mesmo em casa de forma fácil.

Como remover um esporão - Passo 6
7

Àquelas pessoas a quem lhes causa bastantes dores a inflamação das áreas moles que cobrem o esporão, muitas vezes receitam-se medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, sempre sob prescrição médica. Nunca se deverá automedicar, uma vez que as consequências desta ação podem lhe causar efeitos adversos e se tornar muito graves, sobretudo se tomar outros medicamentos.

Como remover um esporão - Passo 7
8

Quando nenhum dos métodos anteriores funciona na hora de remover o esporão e a dor que provoca, o podólogo ou médico que nos está tratando pode determinar a cirurgia como a única solução do problema. Para isso, será necessário comprovar a evolução do esporão, principalmente através de radiografias, e proceder à realização de uma intervenção cirúrgica pertinente.

Como remover um esporão - Passo 8
9

Destaca-se que as pessoas com sobrepeso ou obesidade são mais propensas ao aparecimento de esporões nos seus ossos do calcanhar, por isso será imprescindível perder peso para aliviar os sintomas deste incômodo. Além disso, os esportistas também são outro dos grupos com maior propensão ao desenvolvimento do esporão, de maneira que ficarão obrigados a parar com a sua atividade.

Veja também: Como tratar um esporão com remédios caseiros

Como remover um esporão - Passo 9

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover um esporão, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Visite o seu podólogo para lhe realizar o diagnóstico e lhe oferecer o tratamento apropriado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
27 comentários
A sua avaliação:
José Patrão
eu já experimentei os poucos de analgésicos mas nada me tirou a dor também já experimentei toda a qualidade de palmilhas mas não consigo fazer uma caminhada nem que seja pequena
A sua avaliação:
Janaina de Jesus silva
Tô com esporão no pé nos dois dói muito oque faze
A sua avaliação:
Sthefanie
Algumas informações pertinentes e outras fantasiosas, esporão não "sai" ou se "retira" sem cirurgia, mas é possível controlar os sintomas através da fisioterapia e mudança de hábitos, e a fisioterapia é realizada pelo fisioterapeuta, ele que determina os "passos à seguir" e não o médico. O paciente não deve realizar a maior parte desses "métodos" sem acompanhamento de um profissional pois é possível que ele apresente alguma contra indicação que o leve a uma piora no quadro ou desencadeie outros problemas.
Nelia Pacheco
Tenho um esperão no pé esquerdo, já fiz rx e ele é grande da-me dores teriveis a medica passou-me um antiflamatorio, mas já acabei e dores nao passam, o que fazer.
gilza
As informações me ajudaram,se soubesse antes ,não teria sofrido tanto.Foi preciso tomar uma aplicação,não estava conseguindo andar e sentia muita dor.Agora sei que posso me cuidar melhor.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Gilza! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)
MARIA DAS GRAÇAS DOS SANTOS
GOSTEI QUANDO MIM DISSE QUE TEM CURA,PORQUE TEVE PESSOAS QUE DISSE PARA MIM QUE NAO TINHA CURA.
Fernanda
muito importantes essas informações...tirei minhas dúvidas
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Fernanda, que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo comentário valeu :)
viviane . cardoso
minha mae tem esporao na sola do pe pois sofre muito cam as dores gostaria de saber como removelos
Eliane
Olá eu tenho esporão nós dois pé eu queria saber com remover eu não g de dor
Sandra Valéria pessato
Gostei muito da explicação pois estou sofrendo essas dores e muito ruim tirei minhas dúvidas
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Sandra, que bom que o artigo foi útil para você. Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades :)
cleunice antunes costa batista
gostaria de saber o que faço com tanta dor no pé, esporão.
valdete
Gostaria de saber como faço para ser curada da dor no calcanhar que diz ser esporao
MAURICEA GOMES
QUERIA MUITO RETIRAR ESSE ESPORAO JA CONSUTEI UM ORTOPEDISTA ELE DISSE QUE ERA MELHOR NAO OPERAR ....POR QUE ELE VOLTA ....QUE FAÇO ..ADORO CAMINHAR E ESTAR MIM ENCOMODANDO MUITO ....
Luciana Araújo da Silva
Gostei muito de tudo que li e sobre os exercícios,mas sou evangélica e uso muito salto alto diariamente,tenho esporão nos dois pés ,meu me recomendaram até um chinelo da havaiana que eu uso muito com seis cm para aliviar as dores que são muitas ,me ajudem ai por favor,posso continuar a usar os saltos se eu fizer esses exercícios?
Elizabete
Me disseram q a infiltração é a melhor, ou seja a unica maneira de remover o esporão, esta certo isto ??
Nice Arroyo Crozera
Existe esporão do lado do pé? No pé esquerdo, do lado esquerdo. Tenho muita dor e me disseram que pode ser isso.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Nice, sim o esporão pode estar localizado na lateral do pé. Se tiver dúvidas quanto ao que é um esporão, esclareça aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-um-esporao-3338.html Obrigada pelo comentário e continue a visitar-nos! ;)
Vanessa Lopes
Olá Vanessa, ainda bem que gostou :) Continue a acompanhar-nos!
vanessa
muito boa essa as matérias nos orienta a procurar soluções práticas e eficazes .parabéns
Usuário anônimo
quero saber da cirurgia como e qto tempo de repouso se vale a pena fazer
Vanessa Lopes
Mara muito obrigada pelo seu comentário. Continue seguindo os nossos artigos.
Imagem: asocae.org
Imagem: yoymitendinitis.blogspot.com
1 de 9
Como remover um esporão