Como curar um esporão com remédios caseiros

Um esporão se carateriza pelo aparecimento de uma protuberância óssea na sola do pé ou na região posterior do calcâneo, que costuma originar dor intensa a quem sofre dele. As causas mais comuns do aparecimento de esporões são as más posturas do pé, bem como o uso de calçado pouco adequado. Este problema ósseo costuma vir acompanhado de fascite plantar, que é o que gera dor especialmente ao caminhar, e é necessário visitar um médico para tratar o esporão. Ainda assim, para tentar reduzir a dor, em umComo.com.br explicamos-lhe como curar um esporão com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão
Whatsapp 14 Twitter 17 Google +
Instruções
  1. Se acredita que lhe apareceu um esporão no pé, a primeira coisa a fazer será visitar um médico ou um especialista para que o examine, confirme o diagnóstico e recomende o melhor tratamento sobre como remover um esporão. Não espere que a dor seja tão intensa que não lhe permita realizar atividades cotidianas, deve solicitar ajuda médica aos primeiros incômodos.

    Imagem: asocae.org

  2. Um dos tratamentos mais comuns dos esporões é o uso de palmilhas ortopédicas, que ajudam a diminuir a dor e a corrigir a calcificação óssea. Este tipo específico de palmilhas contam com uma zona mais mole na área do calcanhar, para amortizar a pisada e reduzir a dor no calcanhar, produzida pelo esporão.

    Imagem: yoymitendinitis.blogspot.com

  3. Ainda assim, será muito importante que reduza as atividades que supõem um esforço extra do pé e pressão no calcanhar, e consequentemente, no esporão. Desta forma, recomenda-se evitar a realização de atividades que causem muito impacto no osso calcâneo ou atividade física como por exemplo, correr.

  4. Para reduzir a inflamação e a dor, pode colocar gelo no esporão. Mas nunca o deverá fazer diretamente sobre a pele, deve cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de a aplicar sobre a zona afetada. Além disso, também existem compressas frias feitas especialmente para este objetivo e que poderá guardar na geladeira depois do seu uso.

    Imagem: aat-geriatria.com

  5. Fazer alongamentos também lhe ajudará no tratamento do esporão, para assim reduzir e eliminar a dor. Existem exercícios indicados especificamente para estes casos que poderá praticar em casa, com a ajuda de elementos cotidianos como bolas de borracha, toalhas ou usando uma mesa. Para os conhecer em detalhe consulte o nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

  6. Outra boa opção para tratar os esporões são as talas noturnas, em que o pé se mantém esticado e especialmente o conjunto da fáscia plantar. Não é um tratamento recomendado no início dos problemas no osso calcâneo, de maneira que deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta ou médico especialista.

    A pronação, um achatamento do arco do pé além do normal, é a causa mais comum do esporão no calcanhar. É importante que não confunda com pés chatos. Os sapatos que usa causam a pronação. Tire os sapatos e dobre-os, eles não devem dobrar no calcanhar, apenas na ponta dos pés. Se os seus sapatos se dobram atrás da bola do pés, mude de sapatos. Certifique-se de usar calçado com um bom suporte de arco e de apoio no geral.

  7. É importante ter em conta que o esporão é mais comum em determinados tipos de pacientes, pelo que certos grupos deverão se cuidar ao máximo para evitar a sua formação devido à prática esportiva.

    Por isso, será necessário que antes de realizar atividade física visite um podólogo para receber indicações se sofre de:

    • Pé cavo;
    • É supinador;
    • Tem sobrepeso;
    • Possui alguma lesão no calcanhar de Aquiles ou nos músculos da panturrilha.

    Além disso, não se esqueça de realizar um adequado aquecimento antes de qualquer prática esportiva, isto irá ajudar-lhe a evitar lesões, incluindo o esporão.

  8. Se sofre de um esporão calcâneo, é importante que estes artigos também lhe sejam úteis:

  9. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como curar um esporão com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de A saúde dos pés e a Podologia.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como curar um esporão com remédios caseiros :


215 comentários


21-06-2016 Greice Andria Lopes disse:
Oi eu tenho esporão de calcaneo e sinto muito dor num calcanhar. Já fiz todos os procedimentos e nada passa. Me ajudem por favor
15-06-2016 Alzira maria de Sant'Ana disse:
Tenho esporão fiz uma infiltração em 2012 agora voltou estou com muita dor o que fazer desde já agradeço a atenção obrigado
08-06-2016 izidoro disse:
gostaria de saber qual a medida sal grosso e quantas vezes posso fazer no dia ou se é por semana que se faz?
23-05-2016 Maria de Fátima de Jesus do esp santo disse:
Quero fazer algo para diminuir a dor não consigo virmar o pé no chão só vivo mancando
22-05-2016 Tatiane Chevallier disse:
Gelo anestesia na hora, mas não trata. Tratamento de esporão é com calor. Tem três anos que fiz e não voltou mais. Cloreto de magnésio PA ajuda muito em problemas reumáticos. Uso diariamente saltos de 3 ou 4cm. Nada de rasteiros, nem muito alto. Se uso tênis para malhar, coloco a calcanheira de gel.
18-05-2016 Leila Karina de Oliveira disse:
Adorei saber de tudo isso...Grata...
18-05-2016 Rogério Viana dos santos disse:
Nada a declarar
17-05-2016 Tarcisio disse:
Nada disso cura o esporão kkkklkk e uma brincadeira com as pessoas. Você só cura o esporão tratando o cálcio localizado ok. Descubra como. Ai você vai curar de ves. Tudo q vocês pensa eu fiz mas nada adiantou. Hoje graças a Deus estou curado.
18-05-2016 Cláudia disse:
Como tratando o cálcio, Tarcisio? Com remédio?
05-06-2016 michele disse:
tratando o cálcio localizado? como assim? onde posso saber mais?
13-05-2016 Rita de cassia Mendes disse:
Tenho esporao não consigo mais trabalhar tem como o inss me dar um auxílio de doença
04-05-2016 Cláudia Gomes disse:
Há dois meses sofro com esporão no pé direito, tirei uma radiografia, a médica passou compressas com gelo e fisioterapia. Fiz e nada! A dor piorou e subiu para a parte de trás da coxa com formigamentos e tipo um choque ! Fui ao hospital e o médico passou um anti inflamatório , compressas de água morna durante 20 minutos , já estou no quarto dia do tratamento e nada! Se caso consegui me curar com algum tratamento volto aqui! Porque ninguém merece tanta dor!!!
11-05-2016 Joao Carlos disse:
Só com alongamento que isto melhora. Tem que ter paciência. É um processo demorado. No batente da porta é uma boa opção. Colocar os dedos dos pés na parte vertical com o calcanhar na horizontal, permanecer assim por 1 minuto. Faça isto logo de manhã e, nos momentos que puder. É ótimo, a dor diminui no mesmo instante.
18-05-2016 tarcisio disse:
claudia so tratando o calcio localizado vai resolver mi escreva
03-05-2016 Paulo Ricardo M. Silveira disse:
gostaria de saber como curar esporão de pé, com remédios caseiros.
22-04-2016 Marglei cunha Sanches disse:
Tenho esporao no calcanhar direito to fazendo o remédio caseiro da couve a mais de 3 semanas nao esta resolvendo o que fazer para acabar com esse sofrimento ???
22-04-2016 Edison disse:
Passe a usar o agrião é muito mais eficaz.
01-05-2016 Jose finassi disse:
Para o esporao. Door nos pes cloreto de magnessio e excelente .. v c zcha na farmacia .. muito facil.. vem na embalagem como fazer... ja tinha usado pomada .. antibioticos e nenhum me ajudou cloreto e natural e ruim de tomar mas resolve de verdade
21-04-2016 Gláucia disse:
Eu estou sentindo uma dor,porém não sei se é esporão, pois não é no calcanhar, sabe do lado de dentro do pé certo onde fica corda da sandália? Então é onde sinto doer nos dois pés, incomoda muito é uma dor que aparece logo qdo levanto e começo a andar e qdo piso em superfícies irregulares podem me ajudar? Obrigada!
20-04-2016 Maria José do nascimento disse:
Sinto. Muita no calcanhar tenho esporão o que fazer qual o remédio certo tomei uma injeção q o ortopedista me receitou pra TRS meses mais continuo com dor
16-04-2016 adny disse:
Estou a meses sofrendo com essa dor então preciso de ajuda ,o SUS não liberou minha radiografia dos pés por isso preciso de ajuda
02-04-2016 Nilson Santana disse:
Há quatro dias meu pé esta doendo fui ao médico e me dicerao que é esporão e queria saber como posso tratar com remédio caseiro para sarar....
02-04-2016 Maria Estella Quintanilha Marques disse:
Prezados, Há poucos dias me apareceu uma dor no calcâneo, com inchaço (até as pernas incharam), vermelidão e dificuldade de pisar. Hj essa dor se expande para o calcanhar e estou "mancando"...é no pé direito. Comprei um sapato aberto atráz, tipo anabela, muito confortável da linha flex e estou usando um antiinflamatório e nada melhora...Gostaria de saber tbm onde encontro a palmilha e qu faço para curar isso? Ao que parece, depois de ler essa matéria, é que seja o tal esporão, mas não quero operar. Aguardo sua orientação e muito obrigada! Att. Maria Estella Quintanilha Marques
29-03-2016 Maristela muguet disse:
Essa receita vem passando na minha familia, de geracao a geracao e posso garantir que cura mesmo. Compre uma bacia de pedicure. É baratinha Bacia de pedicure Sal grosso Fumo de rolo Coloque um litro de agua pra ferver com um pedaco do fumo de rolo desfiado ( 2 cm mais ou menos) deixe ferver bem. Na bacia coloque um punhado de sal grosso. Coloque a agua com o fumo de rolo Assim que a agua tiver numa temperatura, suportavel, va mergulhando o calcanhar e em seguida vai mergulhando o pe todo. A agua, tem que está bem quente. Deixe os pes de molho ate a agua esfriar um pouco. Vc pode colocar mais um pouquinho de agua fervendo, e deixar o pe mais tempo de molho. Nao é para queimar os pés, mas a agua tem que está bem quente. Isso é tiro e queda. Adeus ao esporão.
07-05-2016 Morena flor disse:
Adorei sua dica -senti firmeza, Vou fazer, obrigada.
10-06-2016 Marcia disse:
Nossa, vou passar pra minha amiga!!
25-03-2016 Marlene mello disse:
Boa noite tenho dois esporão quero saber que remédio caseiro e bom obrigado
07-03-2016 José Aparecido dos Santos disse:
O médico passou para minha esposa fazer uso de calcanheira mas os sapatos machucam muito os pés dela é ela não consegue usar as calcanheiras por esse motivo. Gostaria de saber como deve fazer para que ela não sinta dor pois o médico também proibiu a mesma de usar rasteirinha e chinela havaiana.
03-03-2016 Ary cesar disse:
Tenho esporão pra traz ele prende ó meus tendão. Ó q devo fazer.
03-03-2016 Magali Tavares da Silva disse:
So Deus sabe o que estou sintindo nos meus pés os dois com esporão, as vêzes não posso colocar os pés no chão de tanta dor já estou fazendo compressa com gelo vou tentar comprar a palmilha a orientação foi otima obr.
29-02-2016 José Edson de amorim disse:
Como curar com remédios caseiros esporão, minha mãe sofre muito já tentou de várias maneiras.
14-02-2016 Selma de Oliveira. disse:
Embora sendo muito util as informaçoes, para mim nao foi o caso pq ja tinha tal informaçao. Mas acredito q para outras pessoas sera de grande valia.
02-02-2016 helena fran paula disse:
como curar um esporão com remedios caseiros eu tenho esporão fiz fissoterapia ñ adiantou nada usei outros remedios caseiros mais não a diantou nada ajude me livrar dessa dor
28-01-2016 AnaLucia P Silva disse:
Eu tenho esporao nos dois pe me ensine um remedio que nao tem na internet.tem cinco anos que eu sofro com esta dor eu nao algueto mas tanta dor,me ajuda.
29-01-2016 Salete disse:
Ana , eu também sofri muito com essas dores.Pedi muito a Deus para que me ajudasse na cura.Li um artigo sobre o cloreto de magnésio P.A. e comecei a tomar. Logo no segundo dia já andava normalmente sem dores. Eu tomo em cápsulas pois é mais fácil. Ele custa 19 reais. Experimente e depois me conta. Meu marido também sofria com dor nas costas e já está sem dor.
27-01-2016 Lucimara disse:
Preciso muito de um remédio caseiro pois fui diagnóstica com esporão não aguento mais de tanta dor preciso de umas dicas fácil obrigado
24-01-2016 Nanci Fiqgueiredo Yamazaki disse:
Ja fis varios tratamentos caseiros e medico ao qual me recomendou as palmilhas calcanhar e inteira...nafa adiantou ( tds caros)...estão guardados Essa Talas Noturna não conhecia... Uma pergunta: meu esporão se manifestava apenas abaixo no calcanhar,dessa ves deu inchaços nos lados...isso fas parte do esporão? Dizem que cirurgia não adianta é mito ou verdade? Grata Dra! Abcs
14-01-2016 Maria da Penha disse:
Maria da Penha, tenho calcificação no pé direito não suporto as dores, qual medicamento passa as dores.
11-01-2016 Maria Arminda Fernandes disse:
Conselho muito útil. contudo, verifico que mencionam sobretudo o esporão no calcanhar. Acontece que o meu esporão é na planta do pé muito próximo dos dedos. A palmilha ortopédica que indicam também se adapta a este caso? Muito obrigada
12-01-2016 Sara Viega disse:
Oi Maria, esporão é no calcanhar. Se você sente incômodos na planta do pé, talvez se trate de fascite plantar. Confira aqui algumas dicas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-curar-a-fascite-plantar-10981.html
06-01-2016 zilda rodrigues pepi disse:
oi minha mãe tem esporaõ mais o dela não dói arde e incha o pé e até a perna é normal o que fazer ?
28-12-2015 Maria Arminda Fernandes disse:
Tenho um esporão na planta do pé. Está mencionado no RX a seguinte indicação: regista-se um incipiente esporão plantar do calcânio. Ortopedista conselha a cirurgia, mas não estou mentalizada para tal. Como posso resolver a situação?
27-12-2015 monica cristine disse:
banha de porco quente curar esporao
26-12-2015 Renata disse:
Meu esporão no calcanhar doi insuportavelmente Está cada dia pior.qual remédio caseiro posso fazer uso
29-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Renata, siga as dicas que indicamos acima :)
15-12-2015 karla disse:
esse foi um dos melhores lugares para poder curar minha mae la tem exporao e da muita do ela sai gritando pela casa
15-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Karla, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
14-12-2015 Julio Cezar Porto disse:
Prezados, bom dia. Há alguns meses atrás relatei neste site que estava muito mau de esporão de calcanho fiz vários tratamentos comprei várias palmilhas tomei vários remédios nada adiantou. Procurei a medicina alternativa acomputura pra mim foi muito bom já estou curado e sem dores o profissional que ministrou o meu tratamento e as sessões foram fundamentais para a minha cura. Um grande abraço para todos e um Feliz Natal. Juçio
15-12-2015 Sara Viega disse:
Oi Julio, muito obrigada pelo seu depoimento valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
12-12-2015 Ana olivera braga disse:
Bom dia. Sofro de dor na sola do calcanha alguem tem susjestao p mida. Ja tomei antiflamatorio varias veses e nada. Alguem podi mi ajuda diverdade
09-12-2015 Rosana Rezende de Oliveira disse:
bom dia estou com esporaõ ja fazem mais omenos 7 meses ja fiz fisioterapia ja fiz coprempressa ja comprei palmilha, ja tomei anti framatorio nao sei o que fazer mais tem doido muito que as vezes se me sentar a hr que vou levantar nao consigo firmar o pe no chao por favor me ajudem nao sei mas o que fazer
28-02-2016 Alessandra disse:
Oi estou na mesma situação q vc preciso de ajuda
23-11-2015 dilair rodrigues disse:
preciso de um remédio urgente tenho esporão de calcaneo muita dor não sei o que devo fazer quero uma ajuda .
30-11-2015 Ana Paula disse:
Tbm sofro com esporão nos dois pés, já tomei vários remédios que de nada resolveu.
22-11-2015 ilda caetano disse:
O esporão trata-se com água quente salgada e vinagre, a agua tem que ser quentinha até o s pés aguentarem, foi um grande ortopedista que receitou há minha mãe, e deu resultado, todas as amigas da minha mãe, queriam a receita, por isso aqui fica a dica se for do mar melhor, mas se não houver do mar, põe-se sal
24-11-2015 Sara Viega disse:
Oi Ilda, muito obrigada por partilhar conosco essa dica valeu :)
19-02-2016 Marcia disse:
Estou fazendo isto agora só que coloquei bicarbonato no lugar do sal será que faz p mesmo efeito tô sofrendo muito com dor no calcanhar direito vou ao médico ainda pra confirmar mais tudo indica que seja esporão
21-11-2015 Norma disse:
Legal tenho esporao de galo
13-02-2016 maros disse:
N~~ao é de galinha n~~ao. kkkkkk
19-11-2015 filiberto schurch munoz disse:
esporao carcanhar
09-11-2015 josé disse:
o meu pé incha o esporão doi muito já fiz infiltração mas não deu resultado o que de o fazer ....
06-11-2015 cida disse:
queri informacoes como curar esporoes obrigaga
04-11-2015 marislandia disse:
Boa tarde ! Estou com uma dor insuportavel no meu calcanhar direito, ao levantar da cama ainda é pior dói o pé a panturrilha ,a canela, todo mundo fala que é esporão ,não vejo a hora de ficar livre dessa dor , o que devo fazer ?
14-03-2016 Célia Juliano disse:
Meu. Também o pior faz um mês. Coloco gelo tomei nimesuluda tive alergia Não posso toma. Codeina. Não suporto. Dor meu. Deus ha sofri com duas. Cirurgia na COLUNA Deus parafuso ..to. desesperada ja fiz tudo passano. Efeito do remédio eu. Chego. Fica com enjoos DE tanta do
27-10-2015 Ricardo disse:
Tinha esporão e fui curado c um remédio antiflamatorio chamado meloxican15m.um comprimido por dia ate a caixa acabar c dez comprimido
24-01-2016 Nanci F Yamazaki disse:
Vou comprar. ..tu lembra do preço? 1 caixa é o suficiente?
24-10-2015 lucia elelna de mendonça disse:
ja fiz de tudo mais me pe doi muito eu ate choro e muita dor nao tem remedio que cura
22-10-2015 José Carlos Santiago disse:
Venho passar minha experiência quanto a esporão. Há anos com dor intensa no calcanhar fui orientado a fazer uma simpatia que a princípio não acreditei, mas com dor fazemos até o que se parece inviável. A princípio pega-se uma folha de palma, aquela grande que é um cacto. tira todos os espinhos, corte no formato de seu pé e pendure em uma porta onde comumente se passa. Ela demora pra secar, enquanto vai secando, seu esporão tbém. Qdo. estiver seca, jogue-a em uma água corrente. Essa simpatia resolveu meu problema, nunca mais tive dor, e para quem eu passo tem a mesma solução. Espero que isso possa ajudar os amigos, por que eu sei o quanto nos impede de ter uma vida regualar.
23-12-2015 Jose Carlos da Silva disse:
eu tambem sofro ... estou tomando remedio e nada .. sofro de esporão nos dois pes .. sera que encontro uma folha de cacto para dois pes 44 ??
19-10-2015 Alexandre Lorenzetti Neto disse:
estou com dois esporões nos dois pés e uso a palmilha amortecedora ha mais de anos e nada adiantou só que me doe o pé todo e o calcanhar inteiro dá vontade de arrancar o cancanhar de tanta dôr, o piór que doe deitado, sentado, de pé, em qualquer horário e não posso tomar anti inflamatórios porque tive 4 HDA
18-10-2015 rose disse:
ola tenho uma dor muito ruim atraz do tornozelo como posso tratar caseiro .ja 3 meses com dor o medico falou que tenho esporao mais nao e embaixo do pe e atraz ajude por favor grato
Vídeos em destaque
DIETA | Remédios Caseiros Cabelo | Tratamentos e Dicas Top 10 DIETA | Remédios Caseiros