Como curar um esporão com remédios caseiros

Um esporão se carateriza pelo aparecimento de uma protuberância óssea na sola do pé ou na região posterior do calcâneo, que costuma originar dor intensa a quem sofre dele. As causas mais comuns do aparecimento de esporões são as más posturas do pé, bem como o uso de calçado pouco adequado. Este problema ósseo costuma vir acompanhado de fascite plantar, que é o que gera dor especialmente ao caminhar, e é necessário visitar um médico para tratar o esporão. Ainda assim, para tentar reduzir a dor, em umComo.com.br explicamos-lhe como curar um esporão com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão
Whatsapp 14 Twitter 17 Google +
Instruções
  1. Se acredita que lhe apareceu um esporão no pé, a primeira coisa a fazer será visitar um médico ou um especialista para que o examine, confirme o diagnóstico e recomende o melhor tratamento sobre como remover um esporão. Não espere que a dor seja tão intensa que não lhe permita realizar atividades cotidianas, deve solicitar ajuda médica aos primeiros incômodos.

    Imagem: asocae.org

  2. Um dos tratamentos mais comuns dos esporões é o uso de palmilhas ortopédicas, que ajudam a diminuir a dor e a corrigir a calcificação óssea. Este tipo específico de palmilhas contam com uma zona mais mole na área do calcanhar, para amortizar a pisada e reduzir a dor no calcanhar, produzida pelo esporão.

    Imagem: yoymitendinitis.blogspot.com

  3. Ainda assim, será muito importante que reduza as atividades que supõem um esforço extra do pé e pressão no calcanhar, e consequentemente, no esporão. Desta forma, recomenda-se evitar a realização de atividades que causem muito impacto no osso calcâneo ou atividade física como por exemplo, correr.

  4. Para reduzir a inflamação e a dor, pode colocar gelo no esporão. Mas nunca o deverá fazer diretamente sobre a pele, deve cobrir a bolsa de gelo com um pano ou gaze antes de a aplicar sobre a zona afetada. Além disso, também existem compressas frias feitas especialmente para este objetivo e que poderá guardar na geladeira depois do seu uso.

    Imagem: aat-geriatria.com

  5. Fazer alongamentos também lhe ajudará no tratamento do esporão, para assim reduzir e eliminar a dor. Existem exercícios indicados especificamente para estes casos que poderá praticar em casa, com a ajuda de elementos cotidianos como bolas de borracha, toalhas ou usando uma mesa. Para os conhecer em detalhe consulte o nosso artigo sobre quais são os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

  6. Outra boa opção para tratar os esporões são as talas noturnas, em que o pé se mantém esticado e especialmente o conjunto da fáscia plantar. Não é um tratamento recomendado no início dos problemas no osso calcâneo, de maneira que deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta ou médico especialista.

    A pronação, um achatamento do arco do pé além do normal, é a causa mais comum do esporão no calcanhar. É importante que não confunda com pés chatos. Os sapatos que usa causam a pronação. Tire os sapatos e dobre-os, eles não devem dobrar no calcanhar, apenas na ponta dos pés. Se os seus sapatos se dobram atrás da bola do pés, mude de sapatos. Certifique-se de usar calçado com um bom suporte de arco e de apoio no geral.

  7. É importante ter em conta que o esporão é mais comum em determinados tipos de pacientes, pelo que certos grupos deverão se cuidar ao máximo para evitar a sua formação devido à prática esportiva.

    Por isso, será necessário que antes de realizar atividade física visite um podólogo para receber indicações se sofre de:

    • Pé cavo;
    • É supinador;
    • Tem sobrepeso;
    • Possui alguma lesão no calcanhar de Aquiles ou nos músculos da panturrilha.

    Além disso, não se esqueça de realizar um adequado aquecimento antes de qualquer prática esportiva, isto irá ajudar-lhe a evitar lesões, incluindo o esporão.

  8. Se sofre de um esporão calcâneo, é importante que estes artigos também lhe sejam úteis:

  9. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como curar um esporão com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de A saúde dos pés e a Podologia.

Whatsapp 14 Twitter 17 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como curar um esporão com remédios caseiros :


178 comentários


02-02-2016 disse:
como curar um esporão com remedios caseiros eu tenho esporão fiz fissoterapia ñ adiantou nada usei outros remedios caseiros mais não a diantou nada ajude me livrar dessa dor
28-01-2016 disse:
Eu tenho esporao nos dois pe me ensine um remedio que nao tem na internet.tem cinco anos que eu sofro com esta dor eu nao algueto mas tanta dor,me ajuda.
29-01-2016 disse:
Ana , eu também sofri muito com essas dores.Pedi muito a Deus para que me ajudasse na cura.Li um artigo sobre o cloreto de magnésio P.A. e comecei a tomar. Logo no segundo dia já andava normalmente sem dores. Eu tomo em cápsulas pois é mais fácil. Ele custa 19 reais. Experimente e depois me conta. Meu marido também sofria com dor nas costas e já está sem dor.
27-01-2016 disse:
Preciso muito de um remédio caseiro pois fui diagnóstica com esporão não aguento mais de tanta dor preciso de umas dicas fácil obrigado
24-01-2016 disse:
Ja fis varios tratamentos caseiros e medico ao qual me recomendou as palmilhas calcanhar e inteira...nafa adiantou ( tds caros)...estão guardados Essa Talas Noturna não conhecia... Uma pergunta: meu esporão se manifestava apenas abaixo no calcanhar,dessa ves deu inchaços nos lados...isso fas parte do esporão? Dizem que cirurgia não adianta é mito ou verdade? Grata Dra! Abcs
14-01-2016 disse:
Maria da Penha, tenho calcificação no pé direito não suporto as dores, qual medicamento passa as dores.
11-01-2016 disse:
Conselho muito útil. contudo, verifico que mencionam sobretudo o esporão no calcanhar. Acontece que o meu esporão é na planta do pé muito próximo dos dedos. A palmilha ortopédica que indicam também se adapta a este caso? Muito obrigada
12-01-2016 disse:
Oi Maria, esporão é no calcanhar. Se você sente incômodos na planta do pé, talvez se trate de fascite plantar. Confira aqui algumas dicas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-curar-a-fascite-plantar-10981.html
06-01-2016 disse:
oi minha mãe tem esporaõ mais o dela não dói arde e incha o pé e até a perna é normal o que fazer ?
28-12-2015 disse:
Tenho um esporão na planta do pé. Está mencionado no RX a seguinte indicação: regista-se um incipiente esporão plantar do calcânio. Ortopedista conselha a cirurgia, mas não estou mentalizada para tal. Como posso resolver a situação?
27-12-2015 disse:
banha de porco quente curar esporao
26-12-2015 disse:
Meu esporão no calcanhar doi insuportavelmente Está cada dia pior.qual remédio caseiro posso fazer uso
29-12-2015 disse:
Oi Renata, siga as dicas que indicamos acima :)
15-12-2015 disse:
esse foi um dos melhores lugares para poder curar minha mae la tem exporao e da muita do ela sai gritando pela casa
15-12-2015 disse:
Oi Karla, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
14-12-2015 disse:
Prezados, bom dia. Há alguns meses atrás relatei neste site que estava muito mau de esporão de calcanho fiz vários tratamentos comprei várias palmilhas tomei vários remédios nada adiantou. Procurei a medicina alternativa acomputura pra mim foi muito bom já estou curado e sem dores o profissional que ministrou o meu tratamento e as sessões foram fundamentais para a minha cura. Um grande abraço para todos e um Feliz Natal. Juçio
15-12-2015 disse:
Oi Julio, muito obrigada pelo seu depoimento valeu! Continue acompanhando o nosso site :)
12-12-2015 disse:
Bom dia. Sofro de dor na sola do calcanha alguem tem susjestao p mida. Ja tomei antiflamatorio varias veses e nada. Alguem podi mi ajuda diverdade
09-12-2015 disse:
bom dia estou com esporaõ ja fazem mais omenos 7 meses ja fiz fisioterapia ja fiz coprempressa ja comprei palmilha, ja tomei anti framatorio nao sei o que fazer mais tem doido muito que as vezes se me sentar a hr que vou levantar nao consigo firmar o pe no chao por favor me ajudem nao sei mas o que fazer
23-11-2015 disse:
preciso de um remédio urgente tenho esporão de calcaneo muita dor não sei o que devo fazer quero uma ajuda .
30-11-2015 disse:
Tbm sofro com esporão nos dois pés, já tomei vários remédios que de nada resolveu.
22-11-2015 disse:
O esporão trata-se com água quente salgada e vinagre, a agua tem que ser quentinha até o s pés aguentarem, foi um grande ortopedista que receitou há minha mãe, e deu resultado, todas as amigas da minha mãe, queriam a receita, por isso aqui fica a dica se for do mar melhor, mas se não houver do mar, põe-se sal
24-11-2015 disse:
Oi Ilda, muito obrigada por partilhar conosco essa dica valeu :)
21-11-2015 disse:
Legal tenho esporao de galo
19-11-2015 disse:
esporao carcanhar
09-11-2015 disse:
o meu pé incha o esporão doi muito já fiz infiltração mas não deu resultado o que de o fazer ....
06-11-2015 disse:
queri informacoes como curar esporoes obrigaga
04-11-2015 disse:
Boa tarde ! Estou com uma dor insuportavel no meu calcanhar direito, ao levantar da cama ainda é pior dói o pé a panturrilha ,a canela, todo mundo fala que é esporão ,não vejo a hora de ficar livre dessa dor , o que devo fazer ?
27-10-2015 disse:
Tinha esporão e fui curado c um remédio antiflamatorio chamado meloxican15m.um comprimido por dia ate a caixa acabar c dez comprimido
24-01-2016 disse:
Vou comprar. ..tu lembra do preço? 1 caixa é o suficiente?
24-10-2015 disse:
ja fiz de tudo mais me pe doi muito eu ate choro e muita dor nao tem remedio que cura
22-10-2015 disse:
Venho passar minha experiência quanto a esporão. Há anos com dor intensa no calcanhar fui orientado a fazer uma simpatia que a princípio não acreditei, mas com dor fazemos até o que se parece inviável. A princípio pega-se uma folha de palma, aquela grande que é um cacto. tira todos os espinhos, corte no formato de seu pé e pendure em uma porta onde comumente se passa. Ela demora pra secar, enquanto vai secando, seu esporão tbém. Qdo. estiver seca, jogue-a em uma água corrente. Essa simpatia resolveu meu problema, nunca mais tive dor, e para quem eu passo tem a mesma solução. Espero que isso possa ajudar os amigos, por que eu sei o quanto nos impede de ter uma vida regualar.
23-12-2015 disse:
eu tambem sofro ... estou tomando remedio e nada .. sofro de esporão nos dois pes .. sera que encontro uma folha de cacto para dois pes 44 ??
19-10-2015 disse:
estou com dois esporões nos dois pés e uso a palmilha amortecedora ha mais de anos e nada adiantou só que me doe o pé todo e o calcanhar inteiro dá vontade de arrancar o cancanhar de tanta dôr, o piór que doe deitado, sentado, de pé, em qualquer horário e não posso tomar anti inflamatórios porque tive 4 HDA
18-10-2015 disse:
ola tenho uma dor muito ruim atraz do tornozelo como posso tratar caseiro .ja 3 meses com dor o medico falou que tenho esporao mais nao e embaixo do pe e atraz ajude por favor grato
13-10-2015 disse:
Eu fui diagnosticado com dois esporões de galo, só que as minhas são na perna e na parte superior do tornozelo , esses sintomas tá relacionado ao esporões de galo e qual remédio é tratamento.
06-10-2015 disse:
Boa tarde pessoal. Venho sofrendo deste problema desde o 2013. Fiz tratamentos, tomei vários medicamentos, comprei sapatos adequados, palmilhas e nada! Até que no mês passado, durante uma viagem de trabalho, comentando com uma amiga que não estava mais aguentando ficar em pé, por causa da dor no calcanhar-esporão, ela me perguntou se eu queria acabar com as dores, e é óbvio que disse sim. Então ela me receitou o seguinte: Durante quinze dias , todas as noites quando fosse dormir, pegar duas folhas de REPOLHO ROXO e aplicasse no calcanhar. Gente, eu não acreditei e assim que retornei pra minha casa fiz e pra meu espanto, já no terceiro dia, as dores diminuíram. Eu até hoje estou fazendo o tratamento, que melhora a cada dia. Espero que também funcionem pra vocês. Fiquem com Deus.
03-12-2015 disse:
como assim aplicar?
15-01-2016 disse:
COLOCAR AS FOLHAS CRUAS E COLOCAR UMA FAIXA?Manda-me a resposta pelo face.
05-10-2015 disse:
BOM DIA venho por meio deses informa que lie este artigo e gostei e quero fazer uma pergunta tenho esporão no calcanhar e eu trabalha +em pé dói muito e o que mi alivia ador e fazer conprecio com agua quente e gelada estou certo
06-10-2015 disse:
Oi João, você deve aplicar gelo no seu esporão e não quente, assim sentirá alívio dos incômodos gerados pelo esporão.
26-09-2015 disse:
estou usando um remedio caseiro chamado de coroa de frade, uma planta tipica do cerrado, q possui mtos espinhos ela deve ser assado na brasa e depois aberto e colocar no local por algumad vezes ate aguentar o calor, estou livre das dores..
08-09-2015 disse:
Pessoal boa tarde, Eu também tenho feito um remedio caseiro que aprendi na internet, ele é feito com espinafre: Amasse algumas folhas de espinafre ponha na posição onde esta localizado o esporão, amarre com uma gaze e fique por vinte minutos depois ponha o pé onde esta o esporão numa bacia com água morna por mais 20 minutos eu tenho feito esses procedimentos e alivia bastante a dor.
08-09-2015 disse:
Prezados; Bom dia; Recetemente descobir ques estou com esporao de calcanho, é uma dor terrivel, ja iniciei a fisioterapia mais nao estou vendo melhoras, gostaria de saber se existe algum medicamento para aliviar essa dor horrorosa ou até mesmo um outro tipo de tratamento que não seja a Fisio. descobri que existe uma palmilha feita sobre medida que ajuda a aliviar esse incomodo. No aguardo de sua resposta; Julio
27-08-2015 disse:
Ola Sara Viega me chamo Cassio (sou jogador de futebol de sexta feira) tenho uma dor muito forte no calcanhar durante a semana quando jogo durante o jogo ela some um pouco mas no sabado de manha quando levanto e uma dor muito grande no calcanhar ,para aliviar eu tomo Clofen K diclofenaco potassico 50mg ,mas a dor durante a semana continua e possivel que seja esporão .
10-08-2015 disse:
Genti tenho 29 anos i estou sofreu com essa dor terrivel nos pés mas axu k o meu DOI mais msm são os tornozelo n articulasao i são os dois pés k tem dia ki nem saio da cama ainda não consegui faze um diagnostico com um especialista t esperanu mas sera que podia ser esporão...???auguem poderia fala algo seila k posa m ajuda
31-07-2015 disse:
Tenho esporão no pé direito há 6 meses
30-07-2015 disse:
Qual e oremedio caseiro que pode curar o esporao
25-07-2015 disse:
Só foi explicado o trivial os caminhos reais da cura em tempo curto não foram mencionados. Humberto
29-06-2015 disse:
Tenho esporão no calcanhar e tive alivio da dor com muito bom resultado massageando a area dolorida com o Gel HIRUDOIDE 500 ou TOPCOID . Estes fármacos se acham facilmente nas farmacias . Aplique o gel na area dolorida todo dia ao levantar . Pode usar que dará certo.Uso a 30 anos com bom resultado. Ele não cura a causa, mas elimina a dor.
06-06-2015 disse:
E uma dor horrível e porque agora está doendo a panturrilha a batata da perna não consigo pisar. O que faço
05-06-2015 disse:
como curar esporâo com remedio caseiro
20-05-2015 disse:
minha irma tem esporao no pe ela sofre muito gostaria de apender um remedio pra ela
13-07-2015 disse:
Faz um esplasto de couve,umas 5 folhas bem amassada use até ver o resultado, tipo tres vezes por semana, envolva bem o calcanhar e deixe a noite toda pelo menos umas 8 hrs,
14-07-2015 disse:
Oi Maria, muito obrigada por partilhar a dica conosco ;)
17-05-2015 disse:
como curar o esporao meu doi muito a ora q eu levato da cama e uma dor teriveu ñ sei mais oq fazer precizo de uma receita cazeira ?
29-06-2015 disse:
Tive o mesmo problema a 30 anos atrás . Á 30 anos aplico o gel do HIRODOIDE 500 ou TOPCOID , encontrado em qualquer farmacia. Massageie a area dolorida com este gel todo dia ao levantar . Ao se iniciar o tratamento, a dor vai desaparecer em 5 dias, mas vai ter que aplicar este gel o resto da vida. Se não aplicar o gel todo dia, a dor volta a incomodar ao caminhar.
30-06-2015 disse:
Oi Ariosto, muito obrigada por partilhar a sua experiência conosco!
11-05-2015 disse:
Amigos!vcs conseguiram encontrar o pinhão roxo que o Sr.Nialdo comentou?Se alguém conseguiu encontrar nos diga se fez e se ficou curado e desde já agradeço ao Sr.Nialdo nos ter passado essa informação.Fiquem com Deus!
07-05-2015 disse:
Ja sofri muito com um esporão, foi curado com alcool e folha de laranja brava,nao conheço a planta, foi um amigo que me deu remedio pronto, agora apareceu nos dois pes,fui ao medico e ele me disse que era esporão mas nao me passou nenhum medicamentos. O que eu faço para melhorar isso. Abraços.
04-05-2015 disse:
Tenho esporão gostaria de saber como curar!
04-05-2015 disse:
Tem alguma cha erva que possa ajudar na dor?
05-05-2015 disse:
Oi Irian, nesse link poderá encontrar mais dicas para um esporão: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-livrar-de-um-esporao-de-calcanhar-19152.html
04-05-2015 disse:
descobri que tenho esporão alguns meses tou sofrendo muito com a dor,tem dias que é difícil andar com tanta dor até colocar os pés no chão,tou usando palmilha de silicone e já iniciei a fisioterapia espero que eu consiga melhorar.
02-07-2015 disse:
use salto alto ou anabela. me curei em poucos meses usando cloreto de magnesio p.a.
23-04-2015 disse:
Eu tenho esporão de galo e faço jump e meu pé. Foi demais mais vou ter que. Parar de fazer
17-04-2015 disse:
oi boa noite eu so clediana eu pricizu de sabe com mu fazu para fica boa do esporao cais cas remedios melor
16-04-2015 disse:
Me ajude por favor a curar me de um esporao calcaneo
17-04-2015 disse:
Oi Francisca, pode ver mais dicas para tratar o esporão aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-se-livrar-de-um-esporao-de-calcanhar-19152.html