Primeiros socorros em casa

Como fazer compressa de gelo

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. 27 março 2017
Como fazer compressa de gelo

As compressas de gelo podem ser indicadas para aliviar sintomas em diferentes tipos de situação e costumam funcionar. O mais importante é saber quando usá-las e como aplicar da forma correta. Caso contrário, podem causar um incômodo desnecessário e até queimaduras de frio na pele. Para te ajudar a aliviar desconfortos e aproveitar todos os benefícios desse tipo de compressa, o umCOMO reuniu informações sobre como fazer compressa de gelo.

Vai precisar de:

  • Gelo
  • Saco plástico ou bolsa de gelo
  • Toalha
  • Álcool isopropílico (opcional)

Quando fazer compressa de gelo

Existem diferentes tipos de compressas e elas podem ser divididas em duas grandes categorias: compressas frias e compressas quentes. Isso explica a confusão sobre ter que fazer uma compressa com gelo ou com água quente.

As compressas de gelo têm um efeito analgésico que alivia dores e ajuda a desinchar hematomas. Esse efeito acontece porque o gelo quando em contato com a área afetada diminui o fluxo sanguíneo na região e, consequentemente, ameniza as dores. Dessa forma, você pode fazer compressa de gelo para aliviar dores nas seguintes situações:

  • Dor de dente;
  • Pancadas;
  • Até 48 horas após injeções;
  • Após exercício físico intenso;
  • Tendinite.

Tipos de compressas de gelo e como aplicar

Existem diferentes maneiras de fazer uma compressa de gelo, mas, no geral, todas agem da mesma maneira: diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos (vasoconstrição) e, consequentemente, minimizam o processo inflamatório.

O procedimento básico para qualquer compressa de gelo consiste em aplicar sobre o local afetado por cerca de 20 minutos com uma pressão leve e constante. Mais vale fazer compressas de 20 minutos várias vezes ao dia (pelo menos três vezes) do que compressas que vão além desse tempo. Para isso, o ideal é prender a compressa para que ela mantenha a pressão e não mude de lugar.

Recomenda-se sempre envolver a bolsa ou saco plástico com um pano ou toalha. Isso evita queimaduras e possíveis alergias com estampas do plástico. Listamos agora as possibilidades de compressas de gelo e o que se deve prestar atenção na hora de fazer cada uma delas:

  • Compressa de gelo com saco plástico: pode-se usar uma bolsa de plástico convencional ou uma bolsa com fecho hermético. O importante é fechar bem para que a água não escape.
  • Compressa fria com álcool isopropílico: misture em uma bolsa de gelo duas partes de água, para uma parte de álcool e deixe um pouco no congelador. O álcool não deixará a água congelar. Esse tipo de compressa é ideal para partes do corpo que são mais difíceis de aplicar a compressa, já que o conteúdo da bolsa é mais flexível e adere a diferentes formatos de superfície.
  • Compressa fria com detergente: essa é uma alternativa à solução anterior para quem não tem álcool em casa. Preencha um saco com fecho hermético com a quantidade de detergente que você quiser e deixe no congelador por pelo menos 6 horas. Assim como a compressa com álcool, o detergente não endurecerá e ficará flexível para ser utilizado em diferentes áreas do corpo.
  • Compressa de gelo com bolsa: se você está sob algum tratamento que exige compressas de gelo frequentemente, vale a pena investir em uma bolsa de gelo. Existem as que são de gel e aquelas que você preenche com o gelo. No caso da primeira, não se esqueça de voltá-la para o congelador após usar. Já com a convencional, é importante manter o estoque de pedras de gelo sempre em dia. Lave as duas sempre após utilizar.
Como fazer compressa de gelo - Tipos de compressas de gelo e como aplicar

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compressa de gelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como fazer compressa de gelo