Partilhar
Partilhar em:

Como curar um esporão com remédios caseiros - Soluções simples

Um esporão é uma calcificação no calcanhar que costuma causar dor intensa a quem sofre dele. As causas mais comuns do aparecimento de um esporão na sola do pé são as más posturas de pé, assim omo o uso de calçado pouco adequado. Este problema ósseo costuma vir acompanhado de fascite plantas, que é o que gera dor especialmente ao caminhar, e é necessário consultar um médico para tratar o esporão. Mas para tentar diminuir a dor, neste artigo do umCOMO vamos te explicar como curar um esporão com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de um esporão

Palmilha para esporão

Um dos tratamentos mais comuns dos esporões é o uso de palmilhas ortopédicas, que lhe ajudarão a diminuir a dor e a corrigir a calcificação óssea. Este tipo específico de palmilhas contam com uma zona mais macia na área do calcanhar, para amortecer a pisada e reduzir a dor no calcanhar.

Esta é a forma mais simples de poder reduzir a dor de um esporão, pois amortece a pressão quando caminha e, por isso consegue redistribuir melhor o impacto evitando que ele recaia sobre a zona afetada. Com as palmilhas conseguimos não sobrecarregar a zona, sentindo mais alívio de forma imediata, além de permitir caminharmos sem inconvenientes.

Outra boa opção para tratar os esporões são as talas noturnas, com as quais mantemos o pé esticado e especialmente o conjunto da fáscia plantar. Não é um tratamento recomendado no início dos problemas no osso calcâneo, por isso deverá ser supervisionado por um fisioterapeuta ou médico especialista. Desta forma, podemos curar um problema no pé, durante as horas de sono sem nos darmos conta.

Diminua a atividade e repouse

É muito importante reduzir as atividades que envolvam um esforço excessivo do pé e que levem a uma pressão no calcanhar, e por isso, no esporão. Desta forma, recomenda-se evitar a realização de atividades que causem muito impacto no osso calcâneo, como correr.

Tenha em conta que, quanto menos usar esta zona corpo, mais rápido o esporão irá se curar e, por isso mais rápido recuperará a sua saúde e bem-estar. Por este motivo, é recomendável diminuir a atividade física e, no caso de trabalhar de pé ou realizar exercício físico durante a sua jornada laboral, tente que o peso do seu corpo se distribua nos dois pés para evitar sobrecarregar um deles. Sendo assim, é recomendável diminuir o ritmo do seu dia a dia e repousar ao máximo.

Aplique gelo no calcanhar

Para reduzir a inflamação e a dor, pode colocar gelo no esporão. Mas nunca o deve fazer diretamente sobre a pele, mas sim cobrir a bolsa de gelo com um pano antes de aplicar sobre a zona afetada.

Além disso, também existem compressas frias feitas especialmente com esta finalidade e que poderá guardar na geladeira depois de usar.

Sugestão: Como fazer uma compressa de gelo

Exercícios para aliviar a dor do esporão

Fazer alongamentos também vai ajudá-lo no tratamento do esporão para reduzir e eliminar a dor. Existem exercícios especificamente indicados para estes casos que poderá praticar em casa, com a ajuda de elementos como bolas de borracha, toalhas ou apoiando-se em uma mesa, embora existam bolas específicas para este tipo de doenças e exercícios. De seguida, mostramos-lhe alguns dos melhores exercícios para lidar com esta condição:

  • Exercícios com bola: em qualquer loja de esportes ou em um podólogo poderá encontrar uma bola de exercícios especialmente pensada para curar um esporão. Com estas bolas poderá relaxar os músculos, além de conseguir uma melhoria da circulação sanguínea. Para fazer o exercício, deverá apenas colocá-la debaixo do seu pé e fazê-la rodar desde a zona do calcanhar até aos dedos, centrando-se sobretudo nas zonas onde mais dor tem para a bola fazer uma massagem suave que lhe ajudará a relaxar a zona.
  • Alongamentos na zona do calcanhar: para curar um esporão com remédios caseiros também se recomenda fazer alongamentos para relaxar a zona ao máximo. Para isso, pode esticar as pernas e elevar os dedos, esticando-os na sua direção. Desta forma, notará como a planta do pé se estica ao máximo e como começa a sentir menos tensão. Para conhecer todos estes exercícios, consulte o nosso artigo com os melhores exercícios para tratar um esporão calcâneo.

Além disso, recomendamos que realize massagens na zona a tratar para conseguir melhorar a condição e sentir alívio imediato.

Calçado adequado

É fundamental utilizar um calçado adequado ao seu tipo de pé e forma de pisar, por exemplo se é pronador vai precisar de um tipo de calçado diferente ao que alguém precisa com pés planos ou um supinador.

Por exemplo, no caso da pronação, um achatamento do arco do pé para além de onde é suposto ir, é a causa mais comum do esporão no calcanhar. Não se deve confundir com pés planos. Os sapatos que usa podem causar a pronação. Pegue nos seus sapatos e dobre-os. Não se deverão dobrar no arco ou no calcanhar, apenas na ponta do pé. Se os seus sapatos se sobram atrás, troque-os. Certifique-se de adquirir calçado com um bom suporte do arco e de apoio no geral. Consulte o seu podólogo para o orientar sobre qual é o melhor calçado para você.

Causas dos esporões

Agora que já sabe alguns remédios naturais para curar um esporão, vamos lhe explicar porque esta condição aparece. Conhecer as causas do problema vai nos ajudar a prevenir maus hábitos que prejudicam a nossa saúde corporal. Confira as principais causas dos esporões:

  • Sobrepeso: quando as pessoas sofrem de sobrepeso, sobrecarregam a pressão na zona dos calcanhares. Uma zona do corpo tão pequena como o calcanhar tem que suportar um excesso de peso e, por isso a pessoa é mais suscetível de sofrer condições como esta.
  • Não pisar bem ao andar: há pessoas que caminham de lado ou que não apoiam todo o pé quando caminham e, por isso, a pressão e o peso do corpo centra-se em uma zona concreta da planta ao invés de se repartir de forma homogênea. Por isso, é importante usar um calçado adequado ou usar umas palmilhas que corrijam isto na hora de caminhar.

Pessoas com risco de sofrer de esporões

É importante ter em conta que o esporão é mais comum em determinados tipos de pacientes, pelo que certos grupos deverão se cuidar ao máximo para evitar a sua formação devido à prática esportiva.

Por isso, será necessário que antes de realizar atividade física visite um podólogo para receber indicações se sofre de:

  • Pé cavo;
  • É supinador;
  • Tem sobrepeso;
  • Possui alguma lesão no calcanhar de Aquiles ou nos músculos da panturrilha.

Além disso, não se esqueça de realizar um adequado aquecimento antes de qualquer prática esportiva, isto irá ajudar-lhe a evitar lesões, incluindo o esporão.

Quando consultar um médico

Se começar a ter dores nesta zona do corpo, deve consultar um especialista para lhe fazer um exame e para determinar o que é que está causando essa dor. Quando começar a sentir algum dos sintomas de um esporão no calcanhar, a primeira coisa que deverá fazer é consultar um médico ou especialista para o examinar, confirmar o diagnóstico e recomendar o melhor tratamento. Não espere até que a dor seja tão intensa que não lhe permita realizar atividades cotidianas. Além disso, uma vez começado o tratamento adequado também deverá ir às revisões pertinentes e no caso de ver melhorias ou o contrário.

Fisioterapia para esporão de calcâneo

Em alguns casos a fisioterapia é o tratamento adequado para tratar esporão no calcanhar. A terapia pode ser feita com laser, ultrassom ou frequência, como o fisioterapeuta achar mais conveniente - geralmente acompanhados de exercícios de alongamento.

Cirurgia de esporão

Apesar de ser considerada sempre o último recurso, a cirurgia de esporão de calcâneo pode ser necessária para alguns casos. O procedimento mais comum consiste em fazer furos em pontos específicos do calcanhar onde se possa inserir uma micro-câmera para encontrar a área lesada. Após localizada, a área tensionada é removida da fáscia plantar do calcanhar para que ela possa se regenerar e assim a dor é aliviada.

Veja também: Como aliviar a dor de um esporão

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar um esporão com remédios caseiros - Soluções simples, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (168)

Escrever comentário sobre Como curar um esporão com remédios caseiros - Soluções simples

168 comentários
A sua avaliação:
Terezinha Janete Rick
O que tomar para fazer desaparecer esporões nos pés? A dor é intensa.
FRANCISCA ERIVANIA PONTES LAURINDO
gostaria de saber se a pessoa que tem esporao de galo pode fazer esteira?
ISMAR MENDES DE SOUZA
Tô sofrendo com esta dor no calcanhar , preciso de ajuda para combatê-la
Waldir Areco
a dor do esporão ccaneo começou a mais ou menos 40 dias mais esta dificil de curar!
A sua avaliação:
Andreia maria de souza
Me ensinaram a esfrega o alho cortado em três partes .. isso alivia bem a dor
Lucidalva dos santos
gelo é bom para a cura ?
Editor umComo.com.br
Oi Lucidalva! Sim, aplicar gelo no esporão vai ajudar a reduzir a dor e a inflamação. Obrigado pelo seu comentário!
A sua avaliação:
cassia regina ribeiro de carvalho
gostaria de saber um remedio para diminuir o esporrao de calcaneo pois sinto muita dor , obgd
Editor umComo.com.br
Oi Cassia! Acima no artigo pode encontrar alguns remédios caseiros.
Marco
O remédio que me curou, e também a um amigo , foi o cloreto de magnésio. Em dez dias apenas. Procure no youtube como usar o cloreto.
A sua avaliação:
EDSON FERREIRA
como curar o esporao de galo.
jonas oliveira
boa noite eu tenho esporao comecei usar um aparelho ortopetico foi sensacional pra mim sumiu
A sua avaliação:
Rosely A C Macedo
Tenho essa enfermidade e o médico me receitou compressa de água quente e por quê vocês me receitam gelo ou água gelada para aliviar a dor...
A sua avaliação:
Égide Blanco
Eu sofri com esporão, fazia tudo o que me indicaram: Usei calcanheira de gel, fiz alongamentos, massagens com bolinhas, enfim, uma série de coisas e nada resolvia. Até que descobri os comprimidos de LEITE DA ANDIROBA. É um fitoterápico eficientíssimo. Em poucos dias a dor foi embora e nunca mais senti nada. Já indiquei para várias pessoas que usaram e tiveram o mesmo resultado: a dor se foi. É realmente muito eficaz, não tem contraindicações. Uma cápsula apenas por dia após o almoço. Boa sorte a todos!
ELAINESOUZA
ONDE CONSIGO COMPRAR POR FAVOR ME INDIQUE PORQUE ESTOU DESESPERADA
mel
onde compro esse remedio? sou de sjc /sp
Jacqueline Aguiar
Bom dia Em qtos dias vc conseguiu obter um bom resultado com esse comprimido de leite andiroba e onde encontro ?
Vanda D.Chorbadjian
onde consigo comprar Leite da Andiroba
Égide Blanco
Olá pessoal! Quem está procurando o Leite da Andiroba, encontra no Mercado Livre. O efeito é bem rápido. Eu consegui eliminar a dor em apenas uma semana. Não sei se é porque estaaava bem no início. Assim que começou aquela dor horrivel, fui ao médico, fiz o exame e como foi diagnosticado esporão, comecei usar calcanheira, fazer alongamentos, massagens, enfim, tudo o que o médico recomendou. Aí pesquisei e já comprei os comprimidos de Leite da Andiroba e comecei a tomar. Isso foi lá por novembro de 2016. Até o momento, não senti mais nada.

1 de 5