PARTILHAR

Quais são as causas da dor no calcanhar

Quais são as causas da dor no calcanhar

A dor no calcanhar é um sintoma frequente que pode ter diferentes causas de origem. Geralmente a dor é sensível e o local incha quando há uma sobrecarga ou temos uma lesão. A origem da dor costuma ser por executar exercício físico sobrecarregando o calcanhar, a rigidez de alguns músculos ou o calçado não adequado. É possível que você passe por esta situação em seu dia a dia, por isso em umComo.com.br queremos explicar quais são as causas da dor no calcanhar.

Também lhe pode interessar: Por que sinto dor no calcanhar

A bursite

A bursite é originada pelo uso de calçado mal acolchoado na parte posterior do calcanhar ou problemas de estrutura do pé que fomentam um andar anormal. Define-se pela inflamação do saco que cobre as articulações e permite o movimento dos músculos e tendões quando a articulação se move. A dor localiza-se na parte posterior ou inferior do calcanhar.

A fascite plantar

A fascite plantar é muito frequente quando se usa calçado velho ou desgastado, empurra-se algo de muito peso e também em pessoas com diabetes, obesidade, mulheres grávidas e pessoas que participam em exercícios aeróbicos. A população com mais risco são as pessoas com treinamentos físicos intensos e as pessoas com pé plano. A fascite é a inflamação da fáscia, uma faixa fibrosa no pé que ajuda a sustentar o arco. O desgaste e a tensão da fáscia acabam provocando a união da fáscia e o osso. Aqui você pode ver alguns conselhos sobre como se recuperar da fascite plantar.

O esporão no calcanhar

É muito frequente em pessoas obesas ou em corredores e agrava-se com o uso de calçado velho. O esporão no calcanhar é um crescimento anormal do osso na área onde a fáscia plantar se une com o calcanhar. Normalmente não é a causa de dor no calcanhar, mas é a causa da fascite plantar. Se este é seu caso, recomendamos ler como aliviar a dor de um esporão ou quais são os melhores exercícios para tratar um esporão no calcanhar.

As contusões locais

É uma lesão por impacto ao caminhar e pisar descalço em um objeto obtuso ou com ponta. Popularmente conhece-se como contusão por uma pedra.

A epifisite do calcanhar

É muito frequente a dor de calcanhar em meninos entre 8 e 14 anos coincidindo em etapas de crescimento ósseo, os meninos que executam esporte estão mais propensos a sofrer esta dor. A epifisite do calcanhar é a irritação da parte média do osso do calcanhar como resultado de calçado novo ou exercício físico. A dor localiza-se na parte traseira do calcanhar.

A tendinite de Aquiles

É a inflamação do tendão de Aquiles e origina-se ao dar muitos saltos durante o exercício físico. Pode estar relacionada com os sapatos com cunha e costuma vir acompanhada de outras doenças inflamatórias como artrite reumatoide, gota,...

Nervo comprimido

É a compressão de um pequeno nervo que passa pela área plantar que pode causar dor, formigamento ou intumescimento no calcanhar. A incidência deste nervo costuma estar relacionado com uma fratura, entorse ou veia varicosa próximo do calcanhar.

Outras causas

Existem outras causas da dor de calcanhar como a pressão contínua, feridas abertas, calosidades, deformidades nas extremidades inferiores. Em qualquer caso, é importante estar seguro sobre o que origina a dor para poder escolher o tratamento adequado, por isso visite seu podólogo ou médico especialista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as causas da dor no calcanhar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Rubiane da Cruz papaleu Silva
Tem remédio caseiro pra isso
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá, Rubiane, acreditamos que o nosso artigo sobre Remédios caseiros para a talalgia pode te ajudar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-a-talalgia-11017.html. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
A sua avaliação:
Catarina da conceição
Eu trabalho como cuidadora em uma casa de repouso . Plantão noturno .quando chego em casa meus pés dói muito principalmente no calcanhar . O que pode está acontecendo?
A sua avaliação:
Ana maria
Bom dia. Eu tenho facite plantar e tenho uma dor no calcanhar e tenho meraugia na perna esquerda e possível uma solução para os meus ploblenas.
A sua avaliação:
joseluiznogueira4@gmail.com
Oque fazer...
A sua avaliação:
Alice Machado
Esta saite e muito bom
Sueli amara
Por favor me fale como passar essa dor
Daniela
Use bastante gelo e faça alongamentos. Não calce chinelos baixos.
manoel martiniano moura
Eu uso muito minha chinela havaiana sera que ela é a causadora deste esporão, e esta dor no calcanhar que esta me acometendo.
camargos
quanto tempo devo deixar meu calcanhar de repouso no gelo..pra aliviar ador
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Camargos, pode aplicar gelo cerca de 10 minutos. Mas nunca aplique em contato direto com a pele. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Paula
Sempre uso sapatos ortopédicos para evitar problemas nos pés.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Paula, obrigada pelo comentário :) Faz muito bem em usar sapatos sempre confortáveis!
Quais são as causas da dor no calcanhar
Quais são as causas da dor no calcanhar

Voltar ao topo da página