PARTILHAR

Gengiva roxa, o que pode ser?

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 5 novembro 2019
Gengiva roxa, o que pode ser?

Alguma vez notou que tem gengiva roxa? Por vezes, pode ser apenas uma parte da gengiva mas, em outras, esta coloração afeta roda a mucosa dessa zona da boca. Embora seja necessário ter em conta que algumas pessoas podem ter a pigmentação desta zona da boca mais escura, esta cor geralmente é sinal de uma inflamação grave. É provável que você tenha notado que a gengiva fica roxa e inchada mas, quando deixamos passar muito tempo, o problema pode piorar e deixar a mucosa muito escura.

Se você está perguntando "Gengiva roxa, o que pode ser?" e quer conhecer todas as possíveis causas para este problema, não hesite em ler esse artigo do umCOMO e descobrir o que mais pode ser feito para resolver o problema!

Também lhe pode interessar: Por que as gengivas sangram

Gengivite ou inflamação das gengivas

As gengivas que ficam inchadas e roxas indicam que sofremos de gengivite, algo muito comum mas que deve ser vigiado pois é o primeiro sintoma que indica que estamos sofrendo de algum problema (como a acumulação de placa bacteriana, que não pode ser ignorada uma vez que deriva facilmente em doença periodontal).

Esta irritação e inflamação da gengiva pode ser provocada, como mencionado antes, por uma acumulação de sujeira na boca, quer seja placa bacteriana ou pequenas acumulações de tártaro, mas também pode ser provocada por uma ferida, por irritação após a escovagem dos dentes com demasiada força ou por não tolerar bem os componentes da pasta ou do bochecho. Em caso de acumulação de placa ou tártaro, a gengivite dura mais tempo e é mais difícil de curar mas, na maioria dos casos é uma inflamação temporária.

É normal que, ao ter este problema bucal, as gengivas sangrem durante a escovagem dos dentes ou a passagem do fio dentário. Também pode ocorrer um sangramento espontâneo em casos graves, assim como o aparecimento de gengiva roxa.

Caso você detete este problema na sua boca, pode experimentar usar uma escova mais suave para escovar os dentes, usando-a com cuidado, além de usar um enxágue bucal suave específico para o cuidado das gengivas.

Se você tem dor nas gengivas ou se a inflamação e o sangramento duram muitos dias ou pioram, você deve consultar o seu dentista para que ele faça uma limpeza profissional e receite o tratamento mais adequado para o seu caso antes que ocorram complicações.

Gengiva roxa, o que pode ser? - Gengivite ou inflamação das gengivas

Periodontite ou doença periodontal

Se a gengivite ou inflamação das gengivas não é tratada e piora, é muito provável que, em pouco tempo, resulte em periodontite. Se trata de uma patologia bucal em que a acumulação excessiva de placa bacteriana e de tártaro sem tratar acaba formando bolsas periodontais onde se acumulam mais bactérias. Você também pode ver como as gengivas ficam cada vez mais escuras ou roxas, afastando-se dos dentes, ou seja, retraindo-se e chegando a deixar a zona da riz do dente a descoberto.

Por vezes, devido a uma grande inflamação sofre, a mucosa gengival cobre uma zona maior dos dentes do que é habitual, podendo ocultar o avanço do problema, uma vez que os dentes não são vistos corretamente. Por esse motivo, é comum que se observe que os dentes estão em mau estado depois da zona desinflamar.

Na periodontite ou doença periodontal, a proliferação das bactérias fará com que, pouco apouco, as gengivas de desgastem e destruam. É uma doença, geralmente, dolorosa mas, às vezes, não é muito exagerada e pode parecer apenas uma gengivite avançada.

Por esse motivo, é essencial que, ao surgirem os primeiros sintomas, você recorra de imediato ao especialista para que ele analise a sua boca e trate o problema rapidamente. O mais grave que pode ocorrer ao atrasar o tratamento desta doença é a perda de dentes e que, em casos mais graves, a infeção avance para outras partes.

Gengiva roxa, o que pode ser? - Periodontite ou doença periodontal

Falta de nutrientes

Se você padece de algum tipo de défice nutricional, relacionado sobretudo com as vitaminas e os minerais, isso fará com que as suas gengivas fiquem doentes. Por esse motivo, se você se está perguntando "gengiva roxa, o que pode ser?", deve consultar o seu médico e o seu dentista para que determinem se você está sofrendo de alguma falta de vitamina C ou ferro, principalmente. Normalmente, reajustar a dieta para uma alimentação mais equilibrada e, se necessário, tomar suplementos de algum nutriente que esteja faltando, as suas gengivas voltarão a ficar saudáveis após algum tempo.

Mudanças hormonais

Se continua se perguntado "Gengiva roxa, o que pode ser?", fique sabendo que é possível que as gengivas muito vermelhas ou roxas estejam relacionadas com um problema no sistema endócrino, ou seja, com certos problemas ou mudanças hormonais. Por exemplo, é comum que durante a gravidez se produza gengivite, assim como depois do parto ou durante a lactância, momentos em que as hormonas femininas mudam. Do mesmo jeito, o cicloi menstrual também provoca uma mudança hormonal no corpo feminino que pode provocar alterações na mucosa gengival.

Desse jeito, como durante a adolescência ocorrem muitas mudanças relacionadas com as hormonas, tanto em mulheres como em homens, é provável que, em algum momento da puberdade se sofram de problemas nas gengivas.

Se o seu caso não é nenhum dos que aparecem nesse artigo, você deve consultar um dentista ou um endocrinologista para que eles revejam e possam detetar se você sofre de algum transtorno hormonal, por exemplo tiroide, ou se o sue problema está sendo provocado por outro aspeto da sua saúde.

Gengiva roxa, o que pode ser? - Mudanças hormonais

Ortodontia

A ortodontia, quer seja com brackets ou com outros tipos de ferros e próteses, podem estar mal colocados em algum sítio da boca e provocar feridas e irritação. Além disso, eles dificultam a higiene diária e que a sujeira se acumule mais facilmente, o que provoca que possa aparecer uma inflamação nas gengivas ou outros problemas bucais.

Se você notar que as gengivas incham, estão feridas ou que chegam a ficar roxas, não hesite em regressar ao dentista que está tratando e que colocou o seu aparelho dental para que ele explique melhor como cuidar bem dos seus dentes.

Produtos para a higiene bucal e medicamentos

É muito provável que, se você utiliza uma pasta de dentes ou enxágue bucal fortes e com produtos químicos específicos para a eliminação da placa bacteriana ou o clareamento dos dentes (especialmente quando são usados em quantidade excessiva), você acabe por inflamar as gengivas, escurecendo até ao ponto de ter gengiva roxa. Isto é provocado pelo uso excessivo ou, caso esteja usando há pouco tempo, você tenha sensibilidade aos produtos de higiene bucal. Nesse caso, o melhor será interromper o seu uso e substituí-los por outros mais suaves que cuidem das suas gengivas.

Além disso, alguns medicamentos podem produzir efeitos secundários leves como a vermelhidão gengival, inchaço e outros problemas bucais. Por isso, se vai começar um tratamento médico, peça ao seu médico que te informe sobre os efeitos que podem ocorrer como consequência da sua toma. Se notar que, ao começar algum tratamento, algum aspeto da sua saúde piora, volte a falar com o seu médico para saber se é necessário mudar a medicação receitada.

Gengiva roxa, o que pode ser? - Produtos para a higiene bucal e medicamentos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Gengiva roxa, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Faça uma higiene correta da sua boca para prevenir os problemas mencionados.
  • Não falte às consultas de rotina com o seu dentista.
  • Além de escovar os dentes depois das refeições, passe o fio dentário e faça o bochecho com enxágue bucal.
  • Aposte numa alimentação equilibrada que proporcione vitaminas e nutrientes, assim como uma boa hidratação.
  • Evite o consumo de álcool, drogas e tabaco, assim como qualquer hábito que prejudique a saúde dental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Gengiva roxa, o que pode ser?
1 de 5
Gengiva roxa, o que pode ser?

Voltar ao topo da página ↑