PARTILHAR

Coceira no céu da boca, o que pode ser?

Coceira no céu da boca, o que pode ser?

Quem já sentiu uma coceira no céu da boca sabe o quanto é aflitivo tentar aliviar a sensação incômoda que o prurido provoca. No entanto, é preciso observar se esta coceira em questão não seria uma forma do seu organismo apontar que há algo de errado ocorrendo com o seu corpo, como processos alérgicos ou mesmo questões de saúde mais graves. Pensando na pergunta “Coceira no céu da boca, o que pode ser?”, o umCOMO reuniu informações para te ajudar a identificar as principais causas do comichão e a tratar do problema para que os desdobramentos não sejam mais graves e você se livre do incômodo.

Também lhe pode interessar: Como tratar inflamação no céu da boca

Rinite

Céu da boca e ouvido coçando podem ser sintomas de rinite alérgica ou não alérgica. Neste caso, a coceira não se restringe ao céu da boca, mas também ocorre no nariz e nos olhos. Diversos fatores podem provocar a rinite, entre eles resfriados, mudanças de temperatura, contato com ácaros, poluição, substâncias tóxicas e cheiros fortes. A irritação das veias nasais é a principal causa do prurido.

Rinite e coceira no céu da boca, o que fazer?

Existem muitas formas de tratamento para rinite, incluindo o uso de medicamentos. Mas também há maneiras simples de evitar os sintomas, em especial os decorrentes da alergia a ácaros.

É essencial tomar cuidado com a limpeza dos ambientes que frequenta, evitando produtos de limpeza de forte odor e deixando os locais arejados. Em casa é recomendado evitar bichos de pelúcia, almofadas e roupas de cama mal lavadas, pisos acarpetados e fumaças de cigarro.

Se você é adepto dos remédios naturais, pode apostar em infusões de gengibre e urtiga verde. Veja detalhes no artigo sobre Remédios caseiros para a rinite.

Tempo seco e desidratação das mucosas

O céu da boca coçando pode ser nariz ressecado. Tempo seco e resfriados podem colaborar para que o nosso organismo sinta os mesmos efeitos provocados pela rinite, pois a baixa umidade do ar causa desidratação das mucosas. Para se livrar da coceira é necessário beber muita água, aplicar soros fisiológicos nas narinas e evitar locais com ar condicionado.

Coceira no céu da boca, o que pode ser? - Tempo seco e desidratação das mucosas

Alergias alimentares

A coceira no céu da boca e língua coçando também podem ser um indicativo de alergia a algum alimento. Esta coceira pode vir acompanhada de sintomas mais graves, como falta de ar, inchaço, vermelhidão e vômito, exigindo a ida imediata a um hospital. No caso de alergia alimentar, o indivíduo deve observar as reações do organismo a determinados alimentos e relatar a um médico. Caso a alergia seja constatada, recomenda-se que o alimento e seus derivados sejam evitados.

Sugestão: Como identificar doenças pela língua

Desvio de septo

Um dos sintomas de desvio de septo é justamente a coceira na região do palato – outro nome dado ao céu da boca. Com as vias nasais obstruídas pelo desvio, é comum que o indivíduo tenha acúmulo de secreções, que causam rinossinusite, apneia, dificuldade de respiração e a tal coceira. Para muitos casos – não todos – é indicada a cirurgia de correção.

Aftas no céu da boca

As aftas também podem ser causas de coceira no céu da boca e pontos vermelhos no céu da boca. São fáceis de identificar pois são pequenas úlceras, geralmente benignas, de aspecto branco, amarelado e pintas vermelhas no céu da boca. Estresse, baixa imunidade e mesmo limpeza inadequada da boca são alguns fatores que ajudam na formação de aftas. Geralmente elas saem sozinhas, mas existem cremes e remédios que podem ser usados para melhorar a sensação de incômodo e receitas caseiras que ajudam no processo de cura.

Como curar as aftas

Existem produtos específicos para curar as aftas na boca, sendo que os mais conhecidos são enxaguantes bucais à base de água oxigenada, que ajudam na cicatrização e controlam a proliferação das bactérias e infecções e pomadas cicatrizantes para a boca, quando são indicadas.

Mas é claro que existem também soluções alternativas e remédios caseiros para aftas na boca como bochechos com meio copo de água 1 colher de bicarbonato, gelo sobre a região afetada para amenizar a dor, o consumo de iogurtes, já que eles regulam o pH bucal e controlam proliferação de bactérias ou infusões de ervas que tenham propriedades antissépticas como camomila, alecrim, sálvia, tomilho ou calêndula.

Útil: O que comer se tenho aftas

Coceira no céu da boca, o que pode ser? - Aftas no céu da boca

Estomatite

Na pior das hipóteses, a estomatite deve ser considerada em casos de coceira. Além de bolhas facilmente confundidas com as aftas, mencionadas acima, manchas vermelhas podem aparecer no céu da boca. A estomatite é contagiosa e um médico deve ser consultado sobre a forma adequada de tratamento para cada caso.

Se você sente o céu da boca ardendo, não deixe de ler: Como tratar inflamação no céu da boca

Adenoidite

Embora seja mais comum em crianças pequenas, a adenoidite também pode ser considerada caso as hipóteses acima não tenham se comprovado. A adenoidite é um processo inflamatório das adenoides, duas glândulas produtoras de anticorpos e localizadas acima do céu da boca. Entre as decorrências da inflamação, muito parecidas com as do desvio de septo, está a coceira no palato.

'Bola' no céu da boca

Uma situação no céu da boca que não está tão relacionada à coceira, mas sim a dor e caroço no céu da boca é o câncer de boca, tumores que podem ser desenvolver nos lábios, língua e gengiva. Qualquer pessoa pode desenvolvê-lo, mas tabagismo, HPV, álcool e exposição ao sol exagerada são fatores de risco.

O câncer de boca tem alto índica de cura, principalmente quando é tratado o quando antes. Por isso, estar ciente dos sintomas pode fazer a diferença:

Sintomas de câncer de boca

  • Feridas na boca;
  • Caroço ou bola no céu da boca;
  • Mau hálito;
  • Pontos vermelhos no céu da boca ou brancos;
  • Dificuldade para engolir;
  • Má dicção;
  • Sangramento na gengiva ou na boca.

Se você tem o palato amarelado, sugerimos a leitura de: Quais são os sintomas da candidíase oral

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Coceira no céu da boca, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
laura garcez brasil
tenho muita coceira no céu da boca mas durmo com a boca aberta que fazer?
A sua avaliação:
Adilson
nossa meu céu da boca coçando e inchado, acho que é rinite. valeu pelas infos
jackcras@hotmail.com
OLA!
MINHA FILHA TEM 4 ANOS E ESTÁ COM UMA TOSSE A UM TEMPINHO E AGORA COMEÇOU TAMBEM UMA CORSEIRA NO CEU DA BOCA. O QUE PODE SER?
Coceira no céu da boca, o que pode ser?
1 de 3
Coceira no céu da boca, o que pode ser?

Voltar ao topo da página ↑