Partilhar

Quais os alimentos que causam aftas

Quais os alimentos que causam aftas
Imagem: globoesporte.globo.com

Você não suporta aftas e gostaria de descobrir quais os alimentos que causam aftas, de forma a evitá-las? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo! As aftas são definidas como pequenas feridas que surgem na língua ou paredes internas da boca devido a várias razões, sendo que uma delas se relaciona com a ingestão de determinados alimentos. Isso acontece porque esses alimentos, devido aos seus componentes, influenciam no aparecimento das aftas. Continue lendo este artigo e descubra quais são!

Também lhe pode interessar: Como tratar afta na garganta
Passos a seguir:
1

Frutas ácidas. O abacaxi, os citrinos, os morangos e os kiwis são muitas vezes apontados como potenciadores de aftas devido aos seus ácidos. Se você alguma vez ficou com aftas depois de consumir um destes alimentos ou está sofrendo de aftas atualmente recomendamos que os evite.

Quais os alimentos que causam aftas - Passo 1
Imagem: olhartop.com
2

Chocolate. Está comprovado que o chocolate, quando ingerido com moderação, apresenta vários benefícios para a saúde, no entanto ele também pode lhe causar aftas ou influenciar no surgimento destas. Se já teve esse tipo de experiência, tente evitar o consumo de chocolate em quantidade.

Imagem: honolulumagazine.com
3

Refrigerantes e café. Acredita-se que os refrigerantes tais como coca-cola e café possam influenciar no aparecimento de aftas, por serem bebidas agressivas para o metabolismo. Relembramos que o consumo de refrigerantes e café deve ser moderado, sobretudo se você sofre de aftas.

Imagem: tomanikpizzas.com.br
4

Comidas condimentadas. Comidas muito quentes e condimentadas também são suspeitas de causar aftas em algumas pessoas, sobretudo se estas forem alérgicas a algum tipo de condimento ou especiaria especificamente.

Imagem: tipsdenutricion.com
5

Outros. Não existe consenso científico quando aos alimentos causadores de aftas, pois o que causa aftas a uma pessoa nem sempre causa a outra. Desta forma, para que descubra quais os alimentos que lhe originam aftas, recomendamos que esteja atento e anote o que ingeriu horas anteriores do surgimento das aftas, de forma a descobrir os culpados.

Leia também: Coceira no céu da boca, o que pode ser?

Imagem: minhavida.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os alimentos que causam aftas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Aftas por vezes são sintomas de doenças, tais como anemia, ou sistema imunológico debilitado.
  • Se você sofrer de aftas com muita frequência ou durante ou longo período de tempo, aconselhamos que consulte um médico.

Escrever comentário

26 comentários
natalia
estou com afta mais de uma semana ja tentei de tudo mais cada dia piora
Editor umComo.com.br
Oi Nathália! Confira os remédios caseiros para aftas: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
ADEMIR
VENHO SOFRENDO COM AFTAS ALGUM TEMPO APARECE NA LINGUA NA BOCA SAO BASTANTES AFTAS ALGUM FIZ TRATAMENTO DE ULCERA MAIS BACTERIA ISSO ESTA RELACIONADO A AFTAS, SINTO GRANDE QUEIMACAO NO ESTOMAGO TAMBEM.
luana camaroti de lima
o que me causa afta sao os doces
Davi
Boa tarde, Como evitar ou melhorar com o não surgimento das aftas e garganta inflamada.
Editor umComo.com.br
Cristina Cardoso Menezes Ferrari
É verdade que tomate da aftas?
Rafael
Sim, tbm tenho problemas com tomates
MARCIA
Tenho aftas recorrentes, sofro todo dia desse mal. Já fiz vários exames, passei por vários médicos de diferentes especialidades e até hoje nada, se eu como frutas ácidas eu tenho, se não como tenho aftas do mesmo jeito. Fico muito cansada no final do dia, dependendo do grau e quantidade das aftas.
Editor umComo.com.br
Oi Marcia! Talvez essas dicas possam ajudar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Maria Jose M. Momi
Ainda não descobri as vezes aparece do nada,como sofro até agua doe. valeu
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Pode encontrar alguns tratamentos naturais para as aftas aqui: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-aftas-naturalmente-16331.html
A sua avaliação:
suzimara
ingerir bebida alcólica quando estiver afta prejudica??
A sua avaliação:
cecilia
uva causa afta? como muito e sempre tenho afta.
A sua avaliação:
Tuuh
Eu estou com o lado esquerdo da boca com 2 afitas na gengiva e 3 4 na bochecha, estou em semana de provas tentando estudar pra todas, e estou no fim da minha menstruação, não sei quanto tempo estou com as aftas, porem estão me "pinicando" demais ... oq fazer ? (NÃO POSSO COMER DOCE NENHUM*)

Quais os alimentos que causam aftas
Imagem: globoesporte.globo.com
Imagem: olhartop.com
Imagem: honolulumagazine.com
Imagem: tomanikpizzas.com.br
Imagem: tipsdenutricion.com
Imagem: minhavida.com.br
1 de 6
Quais os alimentos que causam aftas

Voltar ao topo da página