Partilhar

Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento

Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 dezembro 2017
Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento

A língua é uma das partes da boca que sofre transtornos mais facilmente, desde uma simples mordida ou queimadura até infecções e problemas mais graves. Por esse motivo, é essencial prestar atenção a essa parte do nosso corpo, já que também é um dos músculos que mais usamos durante o dia. Aproveitar os momentos de higiene oral para conferir o estado em que se encontra é essencial, assim como os dentes e as gengivas.

É normal que, se observamos mudanças na boca, fiquemos com dúvidas sobre o que pode estar acontecendo. O umCOMO recomenda que, assim que notar algo errado na boca, você consulte o seu médico o mais rápido possível para ficar mais tranquilo e tratar bem o problema. As patologias mais óbvias que provocam a são as fissuras ou rachaduras na língua, assim como o bruxismo, as alergias alimentares, uma dieta inadequada, o tabaquismo e o estresse. Se você tem língua rachada ou fissurada, continue lendo e responda à questão: Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento.

Também lhe pode interessar: Dor na língua, o que pode ser?

Língua rachada de nascença

Você sabia que algumas pessoas têm a língua fissurada ou com rachaduras de nascença? Nestes casos, esta é uma condição normal pois é algo genético e, por esse motivo, não apresenta qualquer problema de saúde ou preocupação. Para quem tem a língua desse jeito, esse é um estado perfeitamente normal que não provoca dor nem qualquer tipo de mal-estar na zona.

Em alguns casos específicos, é mais provável desenvolver língua rachada graças à genética. É o caso de pessoas com antecedentes familiares de língua geográfica e de pessoas com síndrome de Down.

Língua rachada - sintomas

Contrariamente, quem passa a ter esta condição quando o seu formato normal é liso e completo, pode notar e sentir diversos sintomas como a língua dividida em duas partes ou com fissuras, cortada, seca, com ardência, escurecimento, coceira e dor, uma vez que o problema pode indicar outros problemas de saúde.

Podem ser observadas rachaduras com até 6 mm de profundidade, localizadas apenas nesta parte da boca que, normalmente, não apresentam mais sintomas como mal-estar. Contudo, de acordo com a causa, podem surgir os sinais clínicos mencionados antes como a coceira ou a dor.

Em seguida, detalhamos as principais causas da língua rachada quando o problema não é de nascença, assim como o melhor tratamento para curar cada caso. Continue lendo e descubra as condições que provocam língua rachada em detalhe:

  • Bruxismo
  • Alergia alimentar
  • Má alimentação
  • Tabaquismo
  • Estresse e Ansiedade
  • Outras doenças

Dica: Acesse também esse artigo para saber como tratar ardência na língua.

Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento - Língua rachada de nascença

Bruxismo machuca a língua?

O bruxismo é uma das principais causas do aparecimento de rachaduras na língua. É um problema que consiste em apertar e ranger os dentes sem a própria pessoa notar, o que acontece sobretudo durante o sono. Outros sintomas do bruxismo, além da língua rachada, são:

  • Alterações no pH da saliba
  • Dentes quebrados ou com pequenas rachaduras
  • Dor na mandíbula
  • Dor na língua, chegando até a formar rachaduras devido à pressão e ao pH
  • Distúrbios faciais
  • Dor de cabeça
  • Dores no pescoço e nos ouvidos

Uma das primeiras coisas que o especialista recomendará em casos de bruxismo é o uso de uma proteção dental, sobretudo durante a noite.

Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento - Bruxismo machuca a língua?

Alergia alimentar

As alergias alimentares ou alimentícias são bastante comuns e um dos sinais mais óbvios que produzem são as reações na boca, o que inclui a língua. Nestes casos, os sintomas mais comuns da alergia alimentar são os seguintes:

  • Escurecimento e coceira na boca
  • Gosto metálico
  • Dor na boca, na língua e na garganta
  • Secura e rachaduras na língua
  • Inflamação dos lábios, da língua, da parte interna das bochechas e da garganta
  • Dificuldade respiratória provocada pela oclusão da laringe
  • Erupção cutânea
  • Sensação de queimação
  • Dor abdominal ou de estômago
  • Náuseas, vômitos e diarreia

É necessário que o médico confira qual é o alimento provocando a alergia para, assim, poder removê-lo da sua alimentação habitual.

Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento - Alergia alimentar

Má alimentação

Uma alimentação incorreta que produza deficiência de vitaminas e minerais, a ingestão exagerada de caril, pimentas e outras comidas picantes e o hábito de comer os alimentos muito quentes são alguns dos motivos pelos quais podem aparecer rachaduras na língua.

Se você acredita que este pode ser o seu caso, é claro que terá que reorganizar os seus hábitos alimentares. O abuso de alimentos picantes pode ainda provocar outros problemas como hemorroidas e a deficiência de certos nutrientes pode provocar problemas nos ossos e nas cartilagens, entre outros.

Tabaquismo

Se você tem tabaquismo ou é dependente de nicotina, fuma diariamente (e vários cigarros por dia), é possível que ganhe rachaduras na língua por isso. Tenha em conta que o tabaco afeta todo o organismo, provocando alterações e patologias, o que inclui doenças graves a longo prazo. Algumas das primeiras partes do corpo afetadas são a boca, a garganta, as fossas nasais e os pulmões.

O tabaquismo favorece o desgaste do esmalte dentário, fazendo com que surjam manchas nos dentes com facilidade, o que também facilita as cáries, o aparecimento de câncer na boca e na garganta e muitos mais transtornos, podendo alterar o aspeto das mucosas bucais facilmente. Além disso, o tabaco seca a boca e o aparecimento de fissuras na língua é uma possível consequência para quem consome tabaco de forma assídua.

Estresse e ansiedade

Sentir estresse constante ou ter episódios de ansiedade são duas condições muito comuns hoje em dia e que, além disso, afetam severamente a saúde. Estas condições provocam vários problemas diferentes, mas as mudanças na boca são um dos sinais mais comuns a nível físico, alertando de que o nível de estresse está demasiado elevado. Pode surgir uma coloração esbranquiçada ou escura na língua, assim como uma textura pilosa, irritação, feridas ou rachaduras.

Neste caso, é essencial que um especialista nos indique qual é a melhor forma de tratar a língua localmente, mas que também recomende algo para baixar os níveis de estresse.

Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento - Estresse e ansiedade

Outras doenças que causam rachaduras na língua

Além de toda a informação até este ponto, existem outras causas de língua fissurada bastante comuns:

  • Diabetes: quem possui um organismo que não regula corretamente, não produz ou não aproveita bem a insulina tem mais probabilidade de sofrer transtornos na boca, o que inclui a língua.
  • Língua geográfica: em casos avançados, costumam aparecer fissuras, além das manchas e feridas características.
  • Síndrome de Melkersson-Rosenthal: embora seja um transtorno neurológico pouco comum, provoca sintomas como a paralisia facial, inflamação do rosto e dos lábios e fissuras e rachaduras na língua.

Tratamento para língua rachada

Se você quer saber como curar língua rachada, deve saber que o tratamento para fissuras na língua depende totalmente da causa que as provoca em cada pessoa. Deve ser o médico quem indica qual é a melhor opção de medicamentos, curas ou mudanças de hábitos que devem ser exercidos para recuperar a saúde da boca. Estas são alguns dos tratamentos mais comuns:

  • Medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos (caso sejam necessários). Os antibióticos também podem ser recomendados como prevenç4ao de infecções.
  • Ter uma higiene exemplar de toda a boca e prestar atenção especial à limpeza da língua neste período. Use escovas com cerdas suaves, colutórios ou bochechos e pastas de dentes específicos, além de fio dentário. Confira sempre a boca para garantir que não restam resíduos de comida ou saliva seca nas gretas.
  • Corrigir a alimentação. Durante todo o tempo em que o problema persistir, os alimentos quentes, ácidos e picantes devem ser evitados, assim como bebidas alcoólicas. A longo prazo, a mudança de hábitos alimentares também é essencial para que se possa curar toda a boca e prevenir uma reincidência do problema.
  • Tratar a patologia subjacente que provoca este problema lingual, como controlar corretamente a diabetes, usar protetores bucais para o bruxismo ou evitar alimentos que produzem alergia.
  • Reduzir muito o consumo de tabaco ou deixar de fumar completamente.

Não esqueça de seguir sempre as recomendações do seu médico para que o tratamento seja o mais adequado para o seu caso.

Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento - Tratamento para língua rachada

Língua rachada: remédio caseiro

Além dos tratamentos e cuidados mencionados no ponto anterior, podem ser considerados alguns remédios caseiros para língua rachada muito eficazes:

  • Gengibre: a raiz desta planta contem componentes anti-inflamatórios e antissépticos. Isto faz com que a planta seja uma das mais indicadas para curar a língua fissurada ou rachada. Adicione o gengibre à sua alimentação e tome infusões preparadas com a raiz até 3 vezes por dia.
  • Alho: é um dos alimentos antibióticos e antimicrobianos mais usados na medicina natural, sendo ideal para este caso. Consuma alho nas comida, coma um dente de alho em jejum diariamente até melhorar ou prepare um enxágue caseiro com um dente de alho esmagado e raíz de gengibre ralada misturados em um copo grande de água morna (deixando repousar por 10 minutos antes de beber). Use este bochecho duas vezes por dia até notar melhorias.
  • Probióticos: alimentos cheios de bactérias e levados bons que ajudam a regular o organismo e que são perfeitos parta tratar problemas bucais e do restante aparelho digestivo. Aumente o consumo de alimentos lácteos, soja, beringelas, algas, chá de kombucha, etc. Confira quais são os alimentos probióticos nesse artigo.
  • Infusões relaxantes: como o estresse tem muita relação com esta patologia da língua, um bom conselho é que você busque formas de relaxar. As melhores infusões relaxantes para este caso são as que contêm valeriana, tília, passiflora e melissa.
Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento - Língua rachada: remédio caseiro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Patrícia Mello
Língua rachada é sintoma de Síndrome de Sjogren.

Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento
1 de 7
Língua rachada, o que pode ser? Causas e tratamento

Voltar ao topo da página