menu
Partilhar

Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar?

 
Por Juliana Ribeiro. 27 julho 2022
Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar?

A língua é o órgão do corpo humano que intervém, entre outras funções, no desenvolvimento da fala e também na mastigação e deglutição dos alimentos. É uma estrutura muscular que normalmente tem uma aparência rosada, mas, ocasionalmente, podem aparecer áreas escuras, mais ou menos extensas, na forma de pontos ou manchas pretas.

A consulta com o médico ou dentista é sempre aconselhável porque, embora na maioria dos casos as manchas não impliquem um perigo grave para a saúde, existem situações em que podem ser sintoma de doenças que requerem tratamento imediato. Se você quer saber sobre mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar?, neste artigo do umCOMO mostraremos as causas mais frequentes e as possíveis soluções.

Também lhe pode interessar: Língua marrom, o que pode ser?

Alterações na pigmentação

Se você se pergunta por que aparece mancha escura na língua, saiba que às vezes elas são completamente inofensivas porque o tom escuro é resultado da hiperpigmentação, ou seja, uma maior concentração dos pigmentos que lhe dão sua cor natural (pigmentos semelhantes aqueles que dão cor à pele ou ao cabelo).

Na maioria dos casos, as causas desta anomalia têm origem genética, embora alguns tratamentos quimioterápicos também possam desencadeá-la, desaparecendo naturalmente uma vez terminado. De qualquer forma, a consulta médica é importante para confirmar que, de fato, é uma hiperpigmentação natural que não acarreta riscos.

Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar? - Alterações na pigmentação

Mancha preta na língua por reações a alimentos ou medicamentos

Manchas marrons ou pretas podem ser causadas por fatores externos. Alguns alimentos como café, chá ou vinho, tomados com frequência e em quantidades consideráveis, podem fazer com que sua cor intensa acabe manchando a própria língua, assim como podem afetar a cor natural do esmalte dos dentes.

Nesse sentido, devemos lembrar a importância de uma higiene bucal adequada que inclui não só escovar os dentes, mas também escovar a língua, com escovas adequadas que não a danifiquem, para evitar o acúmulo de bactérias e substâncias que podem acabar alterando sua cor.

Alguns medicamentos também podem estar por trás do aparecimento da mancha preta na língua. Certos compostos químicos, como o subsalicilato de bismuto, presentes em alguns medicamentos, podem causar essas mudanças de cor que desaparecem gradualmente quando você para de tomá-los.

Se precisar de dicas para manter uma boa higiene bucal, dê uma olhada em nossos posts Como remover a placa bacteriana e Como limpar o tártaro dos meus dentes.

Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar? - Mancha preta na língua por reações a alimentos ou medicamentos

Língua preta com pelos

Embora sua aparência possa ser alarmante, a língua preta com pelos geralmente é uma mudança temporária e inofensiva na cor e na textura da língua, conforme apontado pela American Mayo Clinic[1]. A língua tem manchas escuras extensas e escamosas que parecem pequenos pelos, daí o nome.

Na verdade, são células mortas que se acumulam nas papilas gustativas, alterando seu funcionamento e aprisionando bactérias e substâncias dos alimentos, que acabam causando aquela coloração escura na região. Novamente, uma boa higiene que inclui escovar os dentes e a língua duas vezes ao dia costuma ser a solução para o problema que, se persistir, exige a consulta com um especialista.

Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar? - Língua preta com pelos

Mancha preta na língua por lesões

Se você detectar uma mancha preta na língua, tente lembrar se você teve uma pequena lesão nela, pois essa também pode ser a causa. Uma leve mordida involuntária ao mastigar, um pequeno corte com algum alimento pontiagudo ou espinhos... criam pequenas feridas que escurecem a área afetada, pois na verdade é uma contusão que sai da mesma forma que em qualquer outro lugar do corpo após um ferimento. O normal é que, aos poucos, ela desapareça.

Xerostomia

A xerostomia ou boca seca é uma patologia que afeta as glândulas salivares e causa justamente isso, uma diminuição na produção normal de saliva que pode causar diversos problemas relacionados principalmente à deglutição de alimentos. Afeta principalmente pessoas idosas, embora também possa ser causada por certos medicamentos ou outras condições. Embora rara, a boca seca pode desencadear o aparecimento de manchas preta na língua, pois as papilas gustativas são afetadas pela baixa salivação.

Câncer bucal

Embora na maioria dos casos as manchas pretas na língua não sejam perigosas, elas também podem ser um sintoma do aparecimento de tumores malignos que afetam o órgão, daí a importância de ir ao médico para diagnosticar sua origem. Isso é especialmente importante se, além da mudança de cor, outros sintomas forem observados, como inflamação na área ou desconforto ao mastigar e engolir alimentos.

Leucoplasia

A leucoplasia é uma lesão que pode aparecer em diferentes partes da boca, como gengivas, face interna das maçãs do rosto e na língua. As manchas que provoca são geralmente brancas, mas também acinzentadas sem chegar ao preto. Acredita-se que sejam o resultado de irritação na área afetada que pode estar relacionada ao consumo de tabaco ou outras substâncias irritantes.

Em muitos casos, a escovação e a eliminação dos fatores que as causam fazem com que desapareçam, mas deve-se notar que também podem ser lesões pré-cancerosas, o que, novamente, requer o diagnóstico médico necessário.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Referências
  1. Mayo Clinic. Língua preta com pelos. Sintomas e causas. Mayo Clinic. Recuperado de https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/black-hairy-tongue/symptoms-causes/syc-20356077

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar?
1 de 4
Mancha preta na língua: por que aparece e como eliminar?

Voltar ao topo da página