Partilhar
Partilhar em:

Língua marrom, o que pode ser?

Língua marrom, o que pode ser?

Costumamos dizer que a língua é um músculo porque é composta, principalmente, por músculos, embora esteja coberta de uma membrana mucosa. Normalmente, tem uma cor rosada e pequenas protuberâncias chamadas de papilas gustativas. Contudo, algumas doenças e condições podem fazer a sua língua mudar de cor e de tamanho. Embora não seja costume prestar muita atenção a esta parte do nosso corpo, quando algo muda na língua é muito fácil notar, especialmente se for uma mudança de cor significativa. Uma língua marrom, por exemplo, é um sintoma assustador mas, apesar de ser desagradável, não indica um problema grave. Neste artigo do umCOMO, você pode conferir a resposta a uma dúvida bem mais comum do que imagina: Língua marrom, o que pode ser? Continue lendo e descubra as possíveis causas do problema, como evitar que aconteça e como tratar a língua marrom!

Também lhe pode interessar: Dor na língua, o que pode ser?

Estado normal da língua e patologias

A língua, no seu estado normal, tem um tom rosado com pequenas protuberâncias da mesma cor ou esbranquiçadas, chamadas de papilas gustativas. Existem muitos problemas que podem afetar a língua como dor, mudanças de cor, inflamação, mudança de textura ou alteração do paladar. Muitas vezes, estes problemas não são graves mas, em algumas ocasiões podem indicar alguma patologia que necessita de ser tratada. Se a sua língua não apresenta as pequenas protuberâncias de que falamos (papilas gustativas), por exemplo, pode estar inflamada (glossite).

A cor da sua língua também pode indicar alguma doença, dependendo de qual seja o tom. Contudo, a cor da língua também pode variar de acordo com os alimentos que você comeu como, por exemplo, algumas guloseimas que pintam a língua.

Quando falo em mudança de cor, estou me referindo a toda a extensão da boca ou grande parte dela. Pode acontecer que, ao invés disso, você tenha algumas manchas marrons na sua língua. Neste caso, se você tem uma várias manchas, elas podem ser provocadas por alguma patologia mais grave de que vou falar em seguida. Nestes casos, você deve consultar o seu médico o mais rápido possível. A língua marrom também pode ficar preta ou até parecendo que tem pelo, o que é conhecido como língua pilosa. Se a sua língua apresenta essas características não fique preocupado pois isso não é grave e pode ser tratado com medicamentos.

Em seguida, indicamos as possíveis causas das manchas marrons e da língua marrom ou preta na sua totalidade, quer seja pilosa ou não.

Fibroma e câncer oral

As manchas na superfície da língua também podem ser provocadas por um fibroma oral que, em muitos casos, pode ser um fibroma hereditário. Um fibroma é um tumor benigno formado por tecido fibroso. Uma mancha que cresce de repente na nossa língua, que aumenta de tamanho ou incha pode ser provocada por câncer oral. É uma tumoração que pode aparecer tanto na parte superior ou inferior e que pode até provocar problemas na fala e no paladar. O câncer oral pode ser provocado por muitos fatores, mas as mais comuns são o excesso de álcool e tabaco.

Acesse esse artigo do umCOMO para saber quais são os primeiros sintomas do câncer da língua.

Consumo excessivo de tabaco

O consumo excessivo de tabaco não pode apenas provocar uma doença ou patologia, mas também pode sujar a língua. O fumo possui elementos contaminantes cujos restos podem ficar impregnados na sua língua. Por esse motivo, se você consome tabaco regularmente, essa pode ser uma das causas da língua marrom.

Confira esse artigo do umCOMO e descubra como o fumo afeta a saúde.

Acumulação de bactérias

Se você está perguntando "Língua marrom, o que pode ser?", fique sabendo que a causa mais comum de uma língua com esse tom, preta ou mesmo pilosa é a acumulação de bactérias e micro-organismos nas papilas gustativas. Normalmente, a língua regenera as papilas gustativas, mas neste caso não o faz e elas crescem, retendo demasiado a comida e as bactérias, fazendo com que a sua língua vire marrom.

Quando, além disso, você tem "língua pilosa", você pode começar por pensar que estão crescendo pelos na sua língua. Isto também é provocado por uma acumulação de bactérias e não, não está crescendo pelo na sua língua, são as suas papilas gustativas. A acumulação de bactérias também pode ser resultado de outras causas como o tabagismo, não fazer uma higiene correta ou até uma toma abusiva de antibióticos.

Piercing da língua

Embora sejam inofensivos, os piercings na língua podem provocar o aparecimento de bactérias e fungos na superfície, o que deve ser tratado. Um piercing, mesmo já cicatrizado e sem a joia, também pode provocar manchas marrons. Neste caso, não é preocupante pois é apenas uma parte da cicatrização. Mesmo assim, você pode remover a mancha com medicamentos ou com cirurgia se quiser.

Má higiene

Uma higiene bucal deficiente também pode provocar língua marrom, embora você possa pensar que não. Como já foi mencionado antes, a acumulação de bactérias é a causa principal deste problema. Contudo, é essencial que você não abuse dos enxágues bucais, uma vez que podem prejudicar as papilas gustativas. O ideal é escovar os dentes depois de cada refeição e ser constante com isto todos os dias, sendo que o enxágue bucal só deve ser usado uma vez por dia. O que convém é que você use uma ferramenta de raspagem da língua ou escová-la também no momento de escovar os dentes.

Se você tem língua marrom e está muito preocupado, fique tranquilo pois pode não ser nada de grave e ter um tratamento simples. Existem alguns medicamentos que o seu médico pode recomendar para que a sua língua volte ao normal. E não se esqueça que, ao responder à questão "Língua marrom, o que pode ser?", é essencial conferir se você está fazendo uma higiene bucal eficaz.

Como evitar e tratar a língua marrom

Para prevenir a língua marrom, a primeira coisa a fazer é ter uma higiene bucal eficaz, como mencionei antes. Para isso, recomendo que você use um raspador de língua ou que a escove todos os dias corretamente. Além disso, as visitas regulares ao dentista fazem com que a sua boca sempre esteja o mais saudável possível. Uma revisão anual da sua boca, embora possa parecer perfeitamente saudável, pode ajudar a evitar muitos problemas como este.

Embora os remédios caseiros funcionem em algumas situações, existem casos em que simplesmente não podemos tratar esses problemas com as nossas mãos. Por exemplo, se o crescimento de fungos ocorre como resultado do uso prolongado de antibióticos, você deve esperar que o tratamento termine para que desapareçam. Se isso não acontecer, consulte o sue médico para que ele receite outros medicamentos que fazem a língua marrom desaparecer.

O tratamento para a língua marrom começa por corrigir todos os fatores que possam estar causando o problema, como o consumo de tabaco e álcool ou a falta de higiene bucal. Uma solução pode ser deixar de fumar, embora seja difícil. Para que a língua volte ao seu aspeto normal, além da higiene, podem ser usados medicamentos específicos. Alguns remédios caseiros para a língua marrom que você pode experimentar são o bochecho com bicarbonato de sódio, comer ananás ou mascar chiclete.

Rápidas melhoras!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Língua marrom, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Língua marrom, o que pode ser?

O que lhe pareceu o artigo?

Língua marrom, o que pode ser?
1 de 5
Língua marrom, o que pode ser?