Partilhar
Partilhar em:

Como tratar ardência na língua? Remédios eficazes!

Como tratar ardência na língua? Remédios eficazes!

A sensação de ardência na língua é um sintoma que pode fazer parte da chamada síndrome de boca escaldada (ou síndrome de boca ardente). Além desse sintoma, o paciente pode sentir irritação, pontadas, dor, coceira, prurido, etc. em outras partes da cavidade bucal. Existem muitas causas que podem provocar este problema, desde reações alérgicas a algum alimento até doenças subjacentes, problemas dentais ou alterações emocionais. Por esse motivo, é essencial contar com um diagnóstico médico e começar o tratamento recomendado para cada caso em particular. Contudo, é possível apostar em algumas medidas de cuidado e usar alguns remédios naturais que ajudam a tratar a ardência na língua mais rapidamente e reduzir essa sensação de queimação rapidamente. Continue lendo este artigo do umCOMO e descubra os remédios mais eficazes e as possíveis causas deste sintoma!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a língua queimada

Ardência na língua, o que pode ser?

A sensação de ardência, queimação, irritação ou picadas na língua pode ser acompanhada de outros sintomas como secura, dor, inflamação, mudanças na cor da língua, etc. Os sintomas variam em função da condição que está provocando o problema. As causas da síndrome de boca escaldada ou ardente podem ser muitas e, em alguns casos, não é possível identificar a origem exata do problema. Em seguida, enumeramos algumas das possíveis causas da ardência na língua para que você descubra a que se pode dever o padecimento desse sintoma e saiba quando deve consultar o médico:

  • Inflamação, irritação e ardência na língua devido a uma reação alérgica provocada pelo contato com alguma substância ou alimento.
  • Secura bucal.
  • Língua geográfica ou glossite migratória.
  • Doenças ou condições que apresentam síndrome de boca escaldada como sintoma: infecções bacterianas ou fúngicas (como a candidíase oral), diabetes, anemia (sobretudo a causada por deficiência de vitamina B12), refluxo gastroesofágico, síndrome de Sjögren (produção escassa de saliva), doenças hematológicas, afeções das glândulas salivares, etc.
  • Tabaquismo.
  • Problemas psicológicos: sofrer de estresse ou ansiedade pode originar uma sensação de ardência ou prurido na língua, assim como a perda de sensibilidade da mucosa.
  • Tratamentos médicos como o consumo de alguns medicamentos ou tratamentos de quimioterapia e radioterapia que são administrados em pacientes com câncer.
  • problemas odontológicos: gengivite, extremidades dos dentes adiadas que ferem a mucosa, caries, má oclusão dentária, perda de preenchimentos, próteses mal colocadas ou mal ajustadas, etc.

Sintomas de Síndrome de boca ardente ou de língua escaldada

Contudo, como já mencionamos anteriormente, a sensação de ardor, queimação ou picadas não está, necessariamente, limitada à língua. O sintoma também pode afetar outras partes da cavidade bucal como o palato, o interior das bochechas, os lábios, etc., em função da causa.

Além da ardência na língua, podem surgir outros sintomas na cavidade bucal como os seguintes:

  • Irritação.
  • Inflamação.
  • Vermelhidão.
  • Formigueiro.
  • Secura bucal.
  • Alterações no paladar.
  • Mudanças a nível de sensibilidade.
  • Aparecimento de lesões esbranquiçadas ou pontos vermelhos.
  • Aparición de lesiones blanquecinas o puntos rojos.

Por esse motivo, é muito importante que, quando esse tipo de sintomas persistem e você suspeita de que pode estar sendo causado por algum dos problemas citados antes, você consulte o médico para receber um diagnóstico profissional e seguro.

Tratamento para ardência na língua

O tratamento médico para o ardor na língua é estabelecido de acordo com a doença subjacente ou com o problema de saúde que está provocando o sintoma.

Por vezes, é suficiente seguir o tratamento recomendado para a doença ou condição causante mas, em outras, é possível receitar medicação específica para aliviar os sintomas da síndrome de boca ardente. Os medicamentos que costumam ser recomendados para eliminar a ardência na língua são lubrificantes tópicos, estimulantes da produção de saliva e outros medicamentos administrados por via oral como anestésicos locais e ansiolíticos.

Além dos medicamentos, as recomendações seguintes podem ajudar a combater a sensação de língua irritada ou ardente:

  • Beber muita água durante o dia.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Evitar o tabaco.
  • Limitar o consumo de alimentos ardidos ou ácidos.
  • Reduzir o estresse e controlar a ansiedade,
  • Mascar chiclete sem açúcar.
  • Manter uma boa higiene dental.
  • Consultar um dentista caso exista algum problema da boca ou dos dentes que possa estar provocando ou piorando a sensação de ardência na boca e outros sintomas.

Remédio caseiro para ardência na língua

Como complemento do tratamento médico, tem alguns remédios naturais que podem te ajudar a aliviar a ardência na língua e diminuir a irritação da mesma, assim como outros incômodos da boca. Tome nota de cada remédio natural para ardência na língua:

Enxágues com bicarbonato

O bicarbonato de sódio é anti-inflamatório e, além de reduzir a inflamação da língua, também pode ajudar a aliviar transtornos e a manter o pH da boca em equilíbrio, prevenindo possíveis infecções.

Você pode dissolver uma colher de bicarbonato em um copo de água e fazer enxágues bucais com a mistura várias vezes ao dia.

Água e sal

Do mesmo jeito que o bicarbonato, o sal também é um bom aliado para eliminar a ardência na língua naturalmente. Possui propriedades antissépticas, previne infecções e reduz a inflamação e o incômodo.

Adicione 3 colheres de sal a um litro de água e, logo, esquente um pouco a mistura. Quando estiver pronta, despeje em uma garrafa e use para fazer enxágues várias vezes ao dia.

Aloé vera

Outro dos melhores remédios caseiros para ardência na língua é o aloé vera, pois é uma planta com propriedades antissépticas, calmantes e cicatrizantes. Além de reduzir a dor, ajuda a curar as feridas da boca com mais rapidez.

Recomendamos que você prepare um enxágue bucal caseiro, diluindo um pouco de gel de babosa puro em água e usando diariamente até notar melhorias. No seguinte artigo, explicamos como fazer gel de aloe vera.

Menta

A menta se destaca por ser uma erva medicinal altamente refrescante e antisséptica, pelo que ajuda a aliviar a dor, a ardência e as picadas na língua. Do mesmo jeito, você pode preparar uma infusão de menta, esperar que esfrie e usar a preparação para fazer enxágues bucais várias vezes ao dia.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tratar ardência na língua? Remédios eficazes!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tratar ardência na língua? Remédios eficazes!

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar ardência na língua? Remédios eficazes!
1 de 4
Como tratar ardência na língua? Remédios eficazes!