A placa bacteriana

Como curar a gengivite com remédios caseiros

Como curar a gengivite com remédios caseiros
Imagem: webfamilia.com

O acumulo de placa em nossos dentes, produto de uma higiene bucal deficiente, costuma trazer como consequência a gengivite, uma inflamação das gengivas que produz sangramento e desconforto. A gengivite pode ser tratada sem gerar males maiores, se não for tratada pode implicar em sérias condições dentais como a periodontite ou queda de peças dentais. Por isso em umComo.com.br explicamos em detalhe como curar a gengivite com remédios caseiros e conseguir novamente gengivas saudáveis.

Passos a seguir:
1

Ainda que a causa mais comum da gengivite seja a má higiene dental, existem outras condições como mudanças hormonais, problemas nutricionais, doenças como a diabetes ou a ingestão de certos medicamentos, que podem desencadear a gengivite.

Em qualquer caso, além dos remédios caseiros que sugerimos, é importante aperfeiçoar a higiene dental para evitar que a gengivite se transforme em um problema maior.

2

Para curar a gengivite com remédios caseiros, o bicarbonato de sódio é um excelente aliado. Misture uma colher de chá de bicarbonato com um pouco de água oxigenada, e faça gargarejo com o líquido após cada escovação. Esta alternativa ajudará você a reduzir a inflamação das gengivas e a melhorar sua condição.

Como curar a gengivite com remédios caseiros - Passo 2
3

Outra solução similar para curar a gengivite com remédios caseiros consiste em misturar uma colher de chá de sal com um pouco de água mineral morna. O sal é um poderoso anti-inflamatório que, além disso, favorece a eliminação de bactérias. Enxágue-se pelo menos três vezes por dia, após cada escovação.

Como curar a gengivite com remédios caseiros - Passo 3
4

Também se recomenda realizar uma pasta com bicarbonato de sódio e água mineral e massagear com ela as gengivas pelo menos três vezes por dia. Depois escove seus dentes. O bicarbonato ajudará você a eliminar a placa e reduzir a inflamação, ao mesmo tempo em que a massagem aliviará os incômodos.

Como curar a gengivite com remédios caseiros - Passo 4
5

Se achar que os remédios naturais que propusemos antes serão desagradáveis para você, há uma opção para curar a gengivite com remédios caseiros simples e agradável. Basta comprar um maço de folhas de menta fresca e mergulhar em um pouco de água morna durante ao menos meia hora. Com o líquido enxague sua boca após a escovação, ao menos três vezes ao dia.

Como curar a gengivite com remédios caseiros - Passo 5
6

Se tiver uma planta de aloe vera em casa, esta pode ser sua melhor aliada para curar a gengivite de forma natural. Corte uma folha e retire sua polpa, com este gel massageie suas gengivas ao menos três vezes ao dia, depois escove normalmente. A aloe ajudará a diminuir a inflamação e melhorar os sintomas.

Como curar a gengivite com remédios caseiros - Passo 6
7

Além de pôr em prática qualquer destes remédios caseiros, para curar a gengivite é importante que:

  • Você escove seus dentes após cada refeição de maneira adequada.
  • Utilize o fio dental uma vez ao dia, pois é a única ferramenta que pode te ajudar a eliminar o acumulo de placa nas gengivas.
  • Visite seu dentista periodicamente para uma limpeza bucal profissional, isto ajudará você a eliminar a placa que ficou grudada no esmalte, melhorando sua saúde.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar a gengivite com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
Marivaldo Ferreira
qual tratamento caseiro mais eficaz para curar a gengivite
Rafael
Eu Queria Sabe Se Esse Aloe Vera N Prejudica, Nada Na Gengiva E Se Faiz Bem Mesmo?Obg Pel Reposta Agradeço..
Alcides
Seria interessante ver também os chás para serem tomados e que ajam internamente e não somente para gargarejos
A sua avaliação:
alexandre
esse chá de menta eu tenho que usar ele na hora morno ou posso guardar pra usar mais vezes depois?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Alexandre! Você pode guardar o que sobrar para usar depois, a água quente serve para fazer a infusão. Mas o ideal é sempre fazer em pequenas quantidades e ir fazendo mais à medida que for precisando. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Soraia
godtaria de receber dicas deste site
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Soraia! Você gostaria de receber dicas de que assunto? Pode sempre acompanhar as nossas novidades na página de Facebook: https://www.facebook.com/umComo/?fref=ts
Vivih
Não deυ мυιтo cerтo coмιgo . Maѕ ѕe algυeм ѕe deυ вeм. Qυe вoм
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vivih! Que pena que não resultou com você. De qualquer forma, se você continuar com incômodos, o melhor é ir mesmo no dentista e seguir as suas recomendações. Muito obrigada pelo comentário :)
Marli Santana
Marli Santana. A matéria me ajudou muito. Já frequento o periodontista, mas muitas vezes dizem que não tem cura...aií lembro dos remédios caseiro de minha mãe e hoje com a facilidade da internet. O que não podemos e desistir. Agradeço imensamente este SITE. Parabéns muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marli! Que bom saber que a matéria foi útil para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Rosana
com certeza os dentistas dirão que não tem cura e que não há remédio que resolva, pois simplesmente os implantes dentários são uma fortuna e eles vivem disso. não dando remédios e soluções para essa praga chamada gengivite os dentes amolecem , caem e a única solução a menos incômoda são os protocolos sobre implantes ou as terríveis dentaduras e daí vc deixa numa clinica dentária uma mala de dinheiro, ou mais um desdentado no mundo.
Ronaldo ferreira
A casca do caule da coiabeira e da pitanqueira ė bom pra curar gengivite?
Ronaldo ferreira
Gostaria de saber se o chá da casca do tronco de goiabeira junto com a casca do tronco da pitanqueira cura gengivite
thiago alves
Quando ja esta atingindo a carne da gengiva tem como recuperar?
anechirlei
E verdade que a guarda oxigenada amolecer os dentes
Ana lucia
agua oxigenada foi uma boa opção qual das seria a mais recommendadas no caso de urgenccía
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Ana, a água oxigenada que você deverá utilizar é de volume 10. Obrigada e continue nos acompanhando!
Rosemary Friedrich
Como curar gengivite com remédio caseiro?
Imagem: webfamilia.com
1 de 6
Como curar a gengivite com remédios caseiros