PARTILHAR

Remédios caseiros para dor de dente - métodos naturais!

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 21 janeiro 2020
Remédios caseiros para dor de dente - métodos naturais!

A dor de dente está entre os piores tipos de dor que alguém pode sentir. Quando ela aparece a sensação é tão agoniante que beira o pânico. Esse tipo de dor pode ter causas diferentes e também intensidades. A maneira mais assegurada de acabar com ela e garantir que não apareça mais é procurando um profissional especializado. Mas, se ela te pegou desprevenido, o umCOMO reuniu informações sobre remédios caseiros para dor de dente que prometem aliviar o desconforto dessa sensação horripilante.

Alho para dor de dente

Um dos remédios caseiros mais conhecidos para dor de dente é o alho. Apesar de não existirem comprovações científicas quanto à sua eficácia, a sabedoria popular garante o seu funcionamento para aliviar dor de dente temporária. Uma das explicações quanto aos seus efeitos são as suas propriedades como antibiótico natural e anti-inflamatório.

Se a dor for moderada e você conseguir morder, o ideal é mastigar 3 dentes de alho cru e engolir. Em caso de dor muito intensa, você pode amassar o alho e aplicá-lo diretamente sobre o dente inflamado ou gengiva ou esfregá-lo sobre a região.

Cravo-da-índia - Remédio caseiro para dor de dente furado

Dentes com furos podem contrair infecções dolorosas que devem ser avaliadas por um dentista para evitar que o problema piore. Em caso de emergência, uma das soluções caseiras é o cravo-da-índia, que está cheio de benefícios. No caso de dor dente, usufrui-se de suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Existem diferentes sugestões do seu uso para dor de dente:

  • Óleo de cravo-da-índia: você mesmo pode preparar óleo de cravo-da-índia em casa. Quando ele estiver pronto, misture 6 gotas em água morna e faça bochechos;
  • Cravo no dente: se não der tempo de preparar o óleo de cravo, coloque um cravo sobre o dente dolorido e deixe por alguns minutos;
  • Enxaguante bucal com cravo: separe uma porção do seu enxaguante bucal, misture com 5 cravos e faça bochechos com esse líquido 3 vezes ao dia.

Chá preto - Remédio caseiro para dor de dente inflamado

Além de todos os seus benefícios, o chá preto também é conhecido por sua concentração de ácido tânico, que tem efeito de analgésico e anti-inflamatório, que prometem diminuir a sensação de dor no dente inflamado.

Para aplicá-lo no dente, prepare uma dose do chá e deixe a bolsa esfriar até atingir uma temperatura suportável. Quando chegar nesse ponto, aplique a bolsinha do chá sobre o dente inflamado. Faça isso várias vezes ao dia até notar melhora nos sintomas.

Para não desperdiçar o chá, aproveite para tomá-lo e usufruir mais uma vez das suas propriedades.

Remédios caseiros para dor de dente - métodos naturais! - Chá preto - Remédio caseiro para dor de dente inflamado

Gelo e sal - Remédio caseiro para dor de dente quebrado

Um dente quebrado deve ser avaliado o quanto antes por um especialista para receber o tratamento ideal e evitar complicações que evoluam para um quandro de inflamação ou infecção. Na falta de alguém que possa avaliar o seu caso na hora, você deve recorrer aos tratamentos naturais que visam aliviar a dor. Você pode optar por qualquer um dos já apresentados anteriormente ou investir em um tratamento clássico para evitar infecções: sal.

Uma solução de água com sal para bochechar manterá evita que os ferimentos evoluam para uma infecção ou inflamação mais grave com uma dor ainda pior. Prepare uma solução em uma proporção de 1 colher (chá) de sal para 1 xícara de água em temperatura ambiente. Utilize essa solução para bochechar após todas as refeições.

A água com sal ajuda a aliviar a dor mas é mais indicada para evitar as infecções. Para amenizar a dor, invista em compressas de gelo sobre a região dolorida na parte externa e não diretamente sobre o dente. Utilize uma compressa de gelo enrolada em um pano ou uma toalha para não queimar a pele.

Remédios caseiros para dor de canal

O canal é o tratamento da cárie que já chegou no nervo do dente. Ele é feito por dentistas e mesmo após finalizado o desconforto pode persistir por algum tempo.

Além da dor, o canal também causa uma sensibilidade extrema nos dentes afetados. Ele pode ser aberto ou fechado. Todos os tratamentos citados anteriormente também são válidos para dor de canal. Mesmo assim, existem outras alternativas que você pode experimentar:

  • Pepino: o pepino tem um efeito refrescante que não é tão gelado quanto o gelo de forma que não incomoda os dentes sensíveis pelo canal. Para utilizá-lo, basta aplicar um pedaço de pepino sobre o dente dolorido;
  • Salsa: ela é conhecida por compostos que ajudam a aliviar a dor. Para contar com a sua ajuda no alívio de dor de canal, basta mastigar um pouco de salsa ao decorrer do dia até que os sintomas melhorem.

Sugestão: Dor de canal dentário, o que tomar?

Remédios caseiros para dor de dente - métodos naturais! - Remédios caseiros para dor de canal

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para dor de dente - métodos naturais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Utilize os tratamentos caseiros apenas em casos de emergência. Qualquer dor de dente deve ser sempre avaliada por um dentista para evitar complicações e incômodos desnecessários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Remédios caseiros para dor de dente - métodos naturais!
1 de 3
Remédios caseiros para dor de dente - métodos naturais!

Voltar ao topo da página