Sorvete é bom para garganta inflamada?
Se você já se perguntou se sorvete é bom para garganta inflamada, a resposta é sim, você pode saboreá-lo e sentir alívio graças ao gelado e sua ação anti-inflamatória e anestésica temporária. No entanto, existem outras opções para melhorar o desconforto na garganta. No umCOMO explicaremos melhor por que o sorvete é bom para a garganta e diremos porque você não deve abusar do sorvete para esse fim e como acalmar a inflamação e a dor de outras maneiras.
Sorvete é bom para garganta inflamada?
Sim, o gelado do sorvete pode ajudar a aliviar a dor de garganta. Porém, deve ser consumido com moderação, pois é rico em calorias e açúcares. Além disso, a dor de garganta pode ser causada por diversas situações e nem sempre pela presença de vírus.
Porém, quando há dor nessa área, geralmente ela fica vermelha devido à inflamação, por isso o gelado pode reduzir a temperatura, diminuir a inflamação e ajudar no alívio da dor. Portanto, tomar sorvete quando sentir dor de garganta pode ser uma boa ideia para reduzir a inflamação e aliviar a dor, mas o sorvete não é uma cura em si, apenas um calmante temporário.
Aqui você pode conhecer bebidas para aliviar dor de garganta.
Pode tomar sorvete com placas na garganta?
Sim, você pode tomar sorvete com placas na garganta, mas o alívio temporário não deve ser um incentivo para deixar de ir ao médico, pois deve-se considerar que as placas podem ser sintomas de angina ou amigdalite, que ocorre quando há infecções virais ou bacterianas.
Por isso, embora o sorvete alivie a dor, deve-se consultar o médico para tratar as placas, pois são manchas que podem ser amareladas ou brancas e que cobrem as amígdalas. Quando presentes, a pessoa pode apresentar outros sintomas, como febre, fortes dores de garganta, dificuldade para engolir, mau hálito, inchaço dos gânglios linfáticos do pescoço e febre.
Nestes casos, o sorvete pode ajudar a anestesiar a área e aliviar a dor. O gelado também pode ser bom para reduzir a inflamação e sentir menos desconforto, mas isso não eliminará o problema completamente. Por outro lado, é preferível consumir sorvetes que não tenham pedaços duros ou grandes, pois podem causar mais irritação na garganta. Nessas situações, são preferíveis sorvetes puros e cremosos ou picolés.
Da mesma forma, deve ser consumido com moderação, pois não é uma cura, mas sim um alívio temporário. Nem deve substituir uma boa alimentação, essencial para a recuperação, e muito menos pode substituir a hidratação, importante também para este tipo de desconforto.
Se a dor ficar muito intensa, você deve consultar um médico para descartar complicações. Consumir líquidos como caldos ou infusões, mornos e não quentes, pode ajudar a manter a garganta úmida e a não sentir muita dor devido à irritação.
Outras opções que você tem para aliviar o desconforto na garganta podem ser as seguintes:
- Gargarejos com água salgada: para aliviar a dor e combater a inflamação.
- Descanso: para que o corpo tenha energia e enfrente a infecção.
- Líquidos quentes: como infusões, chás ou caldos.
- Alimentos leves: evitar os ácidos ou picantes, pois podem causar mais irritação.
Por fim, você também pode tomar alguns medicamentos de venda livre, como ibuprofeno ou paracetamol, para diminuir a inflamação, a dor e a febre, mas é sempre importante que seja o médico quem examine o paciente e estabeleça a origem do desconforto.
O frio faz bem à garganta?
Em alguns casos o frio pode ser bom, mas nem sempre é conveniente. Por um lado, pode ajudar a anestesiar a área, graças ao efeito anestésico, que alivia a dor, além de reduzir potencialmente a inflamação.
O gelado pode ser útil se a dor de garganta for leve e não houver infecções bacterianas presentes. Após a cirurgia, o geladinho também pode ser uma boa opção. Na verdade, alguns médicos recomendam em quantidades moderadas.
Porém, há casos em que o gelado não faz bem à garganta, como quando há infecções bacterianas, porque, mesmo que alivie a dor, a infecção persistirá e não pode ser a única atitude a tomar, devemos também administrar a infecção com antibióticos. Se a pessoa é sensível ao gelado, esta opção também não é boa para ela.
Por fim, entre as opções adicionais ao gelado que podem ajudar a aliviar a dor de garganta, estão os doces de mel e limão, uma boa hidratação e infusões quentes ou frias. Tudo isso com moderação. O sorvete é apenas uma alternativa temporária, mas nunca poderá substituir o atendimento médico.
Agora que você sabe se sorvete é bom para garganta inflamada, recomendamos que conheça também esses outros Remédios caseiros para dor de garganta.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Sorvete é bom para garganta inflamada?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.