Partilhar

Quais são os efeitos colaterais da creatina

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os efeitos colaterais da creatina

Aumentar a nossa força e resistência na hora de realizar exercícios físicos e atividades esportivas é possível tomando suplementos dietéticos. Não obstante, devemos nos lembrar que alguns deles podem produzir efeitos colaterais no desenvolvimento do organismo. Um dos complementos mais habituais para melhorar o rendimento físico é a creatina, uma substância que conseguimos através de diversos alimentos, como a carne, e que nos traz múltiplos benefícios. No entanto, a ingestão excessiva desta substância pode produzir efeitos prejudiciais que deve conhecer. Por isso, em umComo.com.br explicamos para você quais são os efeitos colaterais da creatina. Descubra as contraindicações mais habituais deste complemento que deve ter em consideração.

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da vitamina B12

Doenças renais

A creatina é um dos complementos dietéticos esportivos que mais pode causar doenças nos rins. Lembre-se que é uma substância que aumenta a assimilação de proteína, o que pode provocar uma pressão excessiva nos rins pois precisa de limpar e depurar os resíduos proteicos do nosso corpo. Se levar a cabo uma dieta alta em proteínas, as falhas nos rins e outras patologias podem aparecer com mais frequência, mas não está demonstrado cientificamente que aconteça em todos os casos.

Quais são os efeitos colaterais da creatina - Doenças renais

Problemas musculares

A creatina é uma substância que, além de ajudar na assimilação da proteína, também provoca retenção de líquidos, assim como desidratação, falta de minerais e desequilíbrio de eletrólitos no nosso organismo. Tudo isso pode provocar que durante treinos duros e, principalmente, a altas temperaturas, os músculos falhem. As distensões ou cãibras podem aparecer em maior medida se a pessoa tomar suplementos de creatina.

Quais são os efeitos colaterais da creatina - Problemas musculares

Digestão e peso

Um dos efeitos negativos que a creatina pode ter no nosso organismo é o seu poder desestabilizador de níveis de potássio e eletrólitos, como referimos anteriormente. Tudo isso pode gerar problemas digestivos como indigestões, vômitos ou indisposição.

Além disso, a ingestão excessiva de creatina pode provocar, com frequência, um notável aumento de peso. Mas atenção: isso não deve ser confundido com um aumento da massa muscular, pois a creatina pode implicar em retenção de líquidos e, portanto, supor mais peso. Deve ter cuidado com o consumo de creatina se não quiser sofrer problemas de peso.

Quais são os efeitos colaterais da creatina - Digestão e peso

Efeitos secundários da creatina a longo prazo

Como já referimos anteriormente, a creatina é um suplemento muito utilizado no âmbito esportivo para melhorar o rendimento, força e resistência. Se por um lado há certas contraindicações na sua ingestão e o consumo de creatina deve ser moderado, não existem estudos científicos atuais que demonstrem que esta substância possa provocar efeitos secundários a longo prazo.

Por outro lado, é necessário indicar que o produto não afeta todos os consumidores do mesmo modo. A nossa recomendação é que ingira a creatina de forma moderada e só assim poderá evitar doenças nos rins, digestivas, musculares ou aumento de peso. Continuando na mesma linha, devemos referir que este suplemento é indicado para práticas esportivas que impliquem um maior esforço como a musculação ou o levantamento de peso, pois notará mais a sua eficácia e não será tão necessária em esportes como o atletismo, a natação ou o tênis. No seguinte artigo pode ver mais detalhes sobre Como tomar creatina.

Por último, se for um consumidor habitual de creatina em suplemento é importante que esteja atento aos efeitos que pode originar no seu organismo. No caso de notar algum efeito secundário, não hesite em consultar um médico especialista para que lhe indique e aconselhe sobre quais medidas deve tomar.

Quais são os efeitos colaterais da creatina - Efeitos secundários da creatina a longo prazo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os efeitos colaterais da creatina, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Quais são os efeitos colaterais da creatina

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os efeitos colaterais da creatina
1 de 5
Quais são os efeitos colaterais da creatina

Voltar ao topo da página