Partilhar

Como tratar o espasmo do estômago

Por Sara Viega. Atualizado: 8 fevereiro 2019
Como tratar o espasmo do estômago

O espasmo do estômago, ou cardioespasmo, também é chamado de acalasia. O espasmo do estômago é uma contração muscular espasmódica de uma parte do estômago, concretamente a cárdia, que é a boca de saída do estômago. Quando se produz, surge no estômago uma dor intensa que, na maioria das ocasiões, também produz regurgitações. É uma patologia que afeta ambos os sexos, mas que é mais frequente nas mulheres e, em geral, nas pessoas muito nervosas e de grande sensibilidade.Geralmente, a causa do espasmo de estômago é uma distonia do sistema nervoso nessa área.É uma doença em que se manifesta por uma sensação de detenção dos alimentos em algum ponto do percurso. Com o passar do tempo, surgem dores e uma forte inflamação do estômago. À dor associam-se ainda náuseas, arrotos, vómitos e enjoos.Com este artigo, dizemos-lhe como tratar o espasmo do estômago com remédios caseiros.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como tratar a dilatação de estômago
Passos a seguir:
1

Deve comer devagar e descontraidamente, evitando quaisquer ambientes que possam alterá-lo.

2

Não deve ingerir líquidos durante as refeições. Deve sobretudo evitar as bebidas frias e gasosas.

3

Um remédio útil para o tratamento do cardioespasmo consiste em comer pequenas quantidades a cada 3 horas durante o dia.

4

Deve acompanhar os diferentes alimentos com pão seco dextrinado, pois este absorve o excesso de suco gástrico.

5

Todos os dias deve tomar duas chávenas de uma infusão com uma mistura de salva, menta e maçã em partes iguais. Quando tiver a mistura pronta, deve verter uma colher dessa mesma mistura num copo com água fervida e um pedaço de casca de limão e deixar repousar durante 10 minutos. Depois, deve bebê-lo e, se quiser, pode adoçá-lo com mel de abelha. É uma infusão digestiva e, por isso, deve tomá-la depois das refeições.

6

Todas as manhãs, em jejum deve tomar um banho vital de 5 minutos com água fria.

7

Para o esgotamento nervoso e a depressão, aconselha-se tomar um banho a 40º C com uma infusão de tomilho duas vezes por semana.

Para preparar a infusão, deve ferver um litro de água com um punhado de tomilho durante 3 minutos. Passado esse tempo, deve verter esta infusão na água do banho. Este banho tem que ser de 15 minutos e, durante este tempo, deve manter a temperatura da água constante.

Deve tomar este banho 3 ou 4 horas depois das refeições. Quando tomar o banho, deve fazer fricções suaves e e rotações com as mãos em toda a zona do ventre.

8

Ao terminar o banho, deve voltar a friccionar o ventre com um pano húmido embebido em água morna. Depois de se secar, deve abrigar-se bem.

9

Siga uma dieta ovo-lacto-vegetariana suave e não coma doces nem chocolates, pois são irritantes.

Veja também: Barriga tremendo, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o espasmo do estômago, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar o espasmo do estômago

O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
A. Uy
Um material bastante interessante e muito informativo!
A sua avaliação:
Ana Paula Galdina
Gostei muito do artigo me foi muito útil!
Editor umComo.com.br
Oi Ana Paula! Que bom que você gostou da matéria. Continue acompanhando os artigos do umCOMO :)
Thays
Cardia é o esfincter de saída do esôfago e não do estômago, do estômago é o píloro
Fernando Martins Correia Pais
Gostei imenso do artigo. Agradeço o envio de outros artigos sobre este tema bem como do ESPASMOS DOS INTESTINOS. O meu sincero agradecimento. Fernando Pais
Socorro Freitas
Minha filha de 21 anos, portadora de síndrome de west, de uns seis meses para cá começou a regurgitar. Já levamos em diversos especialistas e acabamos no Neuro que receitou 800mg. de carbamazepina. Ela já tomou todo tipo de remédio para refluxo, fez todo tipo de exame, inclusive endoscopia e não deu nada. O que fazer?
maria jose
como tratar uma dor orrivel no estomago nao sei mas oque fazer
rosa
tenho um espasmo muito forte ja fiz varios exames e o médico disse que é muito forte até paresse um infarte é uma dor que queima a costas na mesma direçao da saída do estomago na frente e atrás as vezes a dor vem até para o dente e tenho que caminhar não posso parar e tomo aguá morna com luftal e tenho que caminhar durante uma hora ou mais para alliviar geralmente é a noite de madrugada
Cleidy
Oi Rosa isso acontece comigo a mesmíssima coisa é exatamente igual,uma vz fui ao hospital,pensando q era um infarto,volta e meia isso me dá!
Cristiano
Gostaria de saber se espasmo do estômago é a mesma coisa de refluxo do intestino para o estômago.

Como tratar o espasmo do estômago
Como tratar o espasmo do estômago

Voltar ao topo da página