Distúrbios digestivos

Como tratar do refluxo biliar

Como tratar do refluxo biliar
Imagem: dmatxi.com

O refluxo biliar,do mesmo modo que com o refluxo gástrico, ocorre quando os líquidos do intestino retornam para o estômago e o esôfago, provocando irritação e sensação de ardência. Normalmente a bílis segregada pelo fígado não pode passar para o estômago devido ao piloro, uma válvula que só permite a passagem dos alimentos e não o inverso; mas quando a válvula pilórica não funciona corretamente, é possível que se dê esta situação. Se você quer saber como tratar do refluxo biliar, continue lendo este artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como tratar o refluxo

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, devemos destacar que será necessário distinguir entre refluxo gástrico, aquele em que os líquidos estomacais retornam para o esôfago, e o refluxo biliar que ocorre quando a bile (bílis) gerada pelo fígado retorna do intestino delgado para o estômago e o esôfago. Ainda que os sintomas possam ser muito similares, trata-se de duas afecções diferentes do sistema gastrointestinal.

2

A forma mais eficaz e recomendável para saber se realmente se trata de refluxo biliar será visitando o gastroenterologista ou médico especialista, para que realize a exploração e exames necessários para conseguir o diagnóstico adequado.

3

Do mesmo modo, o tratamento contra o refluxo biliar mais frequente é baseado em fármacos conhecidos como inibidores da bomba de prótons, cujo objetivo consiste em bloquear o líquido biliar e evitar que provoque acidez. Este tipo de medicamentos diminui a produção deste líquido segregado pelo fígado, de modo que também diminui o dano ao estômago e esôfago, bem como os sintomas e mal-estar que gera o refluxo biliar.

4

A alimentação também pode ter um papel importante caso se sofra de refluxo biliar, de modo que deverão ser evitadas as comidas abundantes e pesadas, bem como determinados alimentos como é o caso dos apimentados. Seu médico poderá fornecer a você uma lista de alimentos a reduzir ou eliminar de sua alimentação.

5

Em última instância, naqueles casos em que os medicamentos não surtirem resultado contra o refluxo biliar, o médico pode determinar a necessidade de realizar uma cirurgia. A mais usada consiste em criar uma conexão nova do intestino delgado para manter a bile afastada do estômago.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar do refluxo biliar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
evaldo vilela de souza
em exame recente de endoscopia o resultado foi gastrite alcalina leve. Mas tenho perdido peso e massa muscular rapidamente. A cirurgia foi realizada a 40 anos atras, hoje tenho 68 anos. Na cirurgia foi removida a base do estômago o duodeno, mas foi preservado o nervo vago. Esta perda de peso acentuou de 4 anos pra cá. De 2 em 2 anos faço a endoscopia para controle,sempre a gastrite alcalina.
ana maria cabral
olá boa tarde tenho refluxo biliar tenho sentindo muitos dores na garganta muitos arrotos aperto na garganta garganta vermelha como se estive alergia queimaçao na garganta e faz me dor de cabeça tonturas e vomitos tomo lansoprazol mas não ta a resultar o que faço podia me ajudar ..
A sua avaliação:
lenilda bezerra baltar
Boa Noite! a 7 anos tive esses sintomas , como não sabia o que era puxou a sindrome do pânico o ácido subia para o esofago e ele tinha espasmos e contrações tentando se livrar dele , 7 anos depois estou com os mesmos sintomas o gosto ácido vem na boca não sei se é refluxo ensofagico ou biliar estou tomando omemprazol e não esta adiantando o que fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lenilda! Se mesmo com o Omeprazol você não está conseguindo diminuir a acidez, deve ir no médico para que este lhe receite outro medicamento. Enquanto isso e, como complemento ao tratamento indicado pelo médico, pode seguir estes conselhos para diminuir a acidez: http://saude.umcomo.com.br/articulo/remedios-caseiros-para-combater-a-acidez-10096.html
jefferson
Edneide e Cristiane, eu tenho um grupo no face que se chama refluxo biliar, entre nele para que possamos trocar ideias.
wilney aquino de moura
mande link do façer pra mim ad eu tenho também refluxo biliar
jefferson
Infelizmente tambem tenho refluxo e gastrite biliar e é complicado, não sara, remédio e mais remedio e nada, sempre com queimação e azia, estou tentando naturais, mais também não tem muito efeito. Se souberem de alguma coisa que possa ajudar publiquem.
felipe
tentar diminuir com kefir...
Edineide Maria
ha sete meses passei por uma cirurgia para retirada da vesícula, sofri bastante, o Fígado demorou de funcionar direitinho, no entanto quando começou eu que ja tinha problemas com refluxo, agora vi de fato o que é sofrer com refluxo biliar. Fiz endoscopia deu duodenite, gastrite e esogagite, uma quantidade importante de liquido biliar derramado no estomago e consequentemente... o que fazer neste caso?
wilney
me avisem alguma novidade
cristiane
Fiz endoscopia e consta q a bile está no meu estômago,isso e grave? Fikei preocupada
Imagem: dmatxi.com
Como tratar do refluxo biliar