Gastrite

Como tomar aloe vera para a gastrite

Como tomar aloe vera para a gastrite

A gastrite é uma inflamação ou irritação da mucosa do estômago que pode ocorrer por diferentes motivos, ainda que os mais frequentes sejam infecções bacterianas do estômago, o consumo excessivo do álcool ou drogas, os maus hábitos alimentares, a ingestão de medicamentos, o estresse, o refluxo biliar, entre outros. Além de realizar mudanças na dieta e seguir o tratamento médico recomendado, é possível reduzir os sintomas da gastrite e contribuir para a melhora da saúde gastrointestinal através do uso de plantas medicinais, como o aloe vera. Esta planta protege as mucosas digestivas e combate a acidez e o desconforto, entre muitos outros benefícios que vamos explicar ao longo deste artigo do umCOMO. Continue lendo para saber como tomar aloe vera para a gastrite e ter uma recuperação bem mais rápida.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gastrite

Índice

  1. Propriedades do aloe vera para a gastrite
  2. Como se prepara o aloe vera para a gastrite
  3. Tomar o suco de aloe vera para a gastrite
  4. Outras formas de tomar aloe vera para a gastrite

Propriedades do aloe vera para a gastrite

A inflamação ou irritação do revestimento interno do estômago que causa a gastrite pode originar sintomas muito incômodos como dores abdominais, gases, náuseas e vômitos, acidez, inchaço e perda de apetite. O aloe vera é uma planta muito benéfica para melhorar a saúde do estômago quando se encontra danificado e pode ser um remédio natural excelente para aliviar muitos dos sintomas mencionados. De seguida, vamos explicar quais são todos os benefícios e propriedades do aloe vera para a gastrite:

  • Tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a reduzir a inflamação da mucosa gástrica no caso de gastrite.
  • Suas propriedades analgésicas são excelentes para reduzir as dores e desconforto abdominal que se tem quando se sofre de gastrite.
  • Ajuda a prevenir a prisão de ventre e melhora o trânsito intestinal, pois tem propriedades laxantes suaves.
  • Favorece a regeneração das mucosas gástricas danificadas graças aos seus efeitos cicatrizantes.
  • Reduz a acidez estomacal.
  • Ajuda a recuperar o pH interno do estômago.
  • É um ótimo remédio para doenças infecciosas do estômago, as quais podem acabar causando gastrite.
  • Favorece a digestão e ajuda a que os nutrientes dos alimentos se assimilem corretamente.

Por tudo o que foi citado anteriormente, o aloe vera é uma planta ideal para tratar a gastrite. Se quer continuar descobrindo mais sobre suas propriedades para a saúde, recomendamos que você consulte o artigo Quais são os benefícios do aloe vera.

Como tomar aloe vera para a gastrite - Propriedades do aloe vera para a gastrite

Como se prepara o aloe vera para a gastrite

Para aproveitar todas as propriedades anteriores, a melhor opção é preparar o aloe vera para a gastrite como suco natural. E para potencializar seus efeitos, deverá combiná-lo com ingredientes como o mel, o qual ajuda a proteger as paredes internas do estômago e atua favoravelmente no caso de infecções bacterianas. A receita de suco de aloe vera para a gastrite que propomos para você é a seguinte:

Ingredientes

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 xícara de água

Preparação

  1. Com uma faca, corte as fileiras de espinhos dos lados da folha de aloe vera.
  2. Lave a folha de aloe vera.
  3. Depois, corte a folha por um dos lados e abra ao meio. Com uma colher, extraia todo o gel transparente que tem no seu interior e adicione ao liquidificador ou a um recipiente para bater.
  4. Adicione a água e o mel e bata até que todos os ingredientes se integrem e tenha obtido um suco de aloe vera homogêneo. Caso veja que ficou muito espesso, pode adicionar mais um pouco de água para deixá-lo mais líquido.
Como tomar aloe vera para a gastrite - Como se prepara o aloe vera para a gastrite

Tomar o suco de aloe vera para a gastrite

É importante tomar o suco de aloe vera para a gastrite de forma correta para aliviar os sintomas associados a esta condição e não piorar o estado do estômago. O melhor é tomar o suco de aloe vera recém preparado para que, assim, não perca parte suas propriedades e que consuma umas 3 colheres de sopa por dia, uma antes do café da manhã, outra antes do almoço e a última antes de jantar, ou uma xícara por dia.

Em nenhum caso se deve superar a ingestão de 2 copos por dia do suco de aloe vera, nem consumi-lo por mais de 7 dias seguidos, já que então poderia originar outros problemas intestinais e ser contraproducente para sua saúde. Além disso, antes de começar a tomar, deve saber que este suco está contraindicado em alguns casos, como os seguintes:

  • Mulheres grávidas ou em período de amamentação.
  • Pessoas que sofrem de intestino irritável, colite ou doença de Crohn.
  • Pacientes que estão tomando corticoides.
  • Pacientes com doenças hepáticas ou vesiculares.

Outras formas de tomar aloe vera para a gastrite

Além da receita anterior, há outras formas possíveis de tomar aloe vera para a gastrite. Entre as mais eficazes, encontram-se o suco de aloe vera e mamão e as cápsulas de aloe vera.

Suco de aloe vera e mamão

A combinação do aloe vera e o mamão é ideal para tratar a gastrite, pois as propriedades digestivas e depurativas se intensificam. O mamão é uma fruta que melhora a digestão, reduz a inflamação estomacal e reforça a ação digestiva do aloe vera.

Ingredientes

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 mamão
  • 1 copo de água

Preparação: retire os espinhos da folha de aloe vera, abra e extraia o gel transparente de dentro com uma colher. Descasque o mamão e corte-o em pedaços médios. Introduza os dois ingredientes no liquidificador, adicione a água e bata até obter o suco de aloe vera e mamão para a gastrite.

No seguinte artigo pode ver como fazer outros sucos para a gastrite.

Cápsulas de aloe vera

Nas farmácias ou lojas especializadas na venda de produtos naturais, encontrará aloe vera em cápsulas ou comprimidos e eles também podem ajudar você a se recuperar da gastrite com maior rapidez. No geral, costuma-se recomendar a ingestão de 1 cápsula de aloe vera por dia, ingerindo-a antes do almoço com um bom copo de água. De qualquer forma, é importante que primeiro leia as indicações da bula do fármaco e que respeite a dose estabelecida.

Lembre-se da importância de ir ao médico se sofre de gastrite, já que suas causas podem ser diversas e deve seguir um tratamento adaptado a cada caso específico. No artigo Como tratar a gastrite, explicamos quais são os tratamentos médicos que se costumam recomendar para esta doença.

Dica: Esse artigo detalha todos os alimentos que fazem mal para gastrite.

Como tomar aloe vera para a gastrite - Outras formas de tomar aloe vera para a gastrite

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar aloe vera para a gastrite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Viviane N.Martins
Amei o óleo de babosa e o de hortelã,já preparei o meu mas o que marcou foi a receita da gastrite é simplis e por mas que eu não tenha vou recomandar pra quem eu sei que sofre.
Venevi Alves Martins
Com suco natural de limão pode tomar pra gastrite
Luís
para além de aleo vera, quais outros métodos que posso usar para a minha gastrite.
Editor umComo.com.br
Oi Luís! O umCOMO te deseja rápidas melhoras. Confira as dicas desse artigo: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-curar-a-gastrite-com-remedios-naturais-3022.html
1 de 4
Como tomar aloe vera para a gastrite