Outros Saúde gastrointestinal

Como tomar chia para a prisão de ventre

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tomar chia para a prisão de ventre

As sementes de chia passaram a ser um dos grandes alimentos mais consumidos nos últimos tempos. Isto graças às múltiplas propriedades que possuem para a saúde do organismo, pois ajudam a manter as células saudáveis, a equilibrar os níveis de colesterol e a perder peso ao mesmo tempo. Além disso, também foi demonstrado que a sua composição é ideal para combater a prisão de ventre, um problema gastrointestinal muito comum que dificulta ou impossibilita a evacuação das fezes e que provoca sintomas como dores abdominais, perda de apetite, inchaço e flatulências. Continue lendo este artigo do umCOMO para descobrir quais são os benefícios destas sementes e para saber como tomar chia para a prisão de ventre passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a prisão de ventre

Índice

  1. Propriedades da chia para a prisão de ventre
  2. Como preparar e tomar a chia para a prisão de ventre
  3. Outras formas de tomar a chia para a prisão de ventre
  4. Conselhos e remédios caseiros para combater a prisão de ventre

Propriedades da chia para a prisão de ventre

As sementes de chia são um complemento perfeito para as dietas destinadas a combater a prisão de ventre e evitar as consequências de um trânsito intestinal lento. Isso acontece principalmente graças ao seu conteúdo de mucilagem e fibra solúvel e insolúvel; veja de seguida quais são as propriedades que estes componentes dão à chia para tratar a prisão de ventre.

Ricas em mucilagem

As sementes de chia contêm um composto vegetal chamado mucilagem, que permite regular o trânsito intestinal, fazendo com que ele funcione de forma mais lenta. Por outro lado, este composto vegetal também possui a capacidade de reduzir o apetite, conseguindo diminuir a quantidade de comida ingerida durante o dia ao mesmo tempo que evita a ansiedade por comer.

Ricas em fibra

Durante os últimos anos, foi comprovado que a chia também é boa para a prisão de ventre devido ao seu conteúdo de fibra solúvel e fibra insolúvel, que são indispensáveis para que o processo digestivo se realize corretamente:

  • Fibra solúvel: favorece a absorção de água e impulsiona o trânsito intestinal, contribuindo para a dilatação da zona e, portanto, conseguindo que se propulse a eliminação de restos acumulados que o organismo não precisa.
  • Fibra insolúvel: também estimula os movimentos intestinais e atua como uma espécie de varredura contra os resíduos que devem ser eliminados, facilitando assim a sua expulsão do organismo.
Como tomar chia para a prisão de ventre - Propriedades da chia para a prisão de ventre

Como preparar e tomar a chia para a prisão de ventre

Após conhecer os benefícios da chia para a prisão de ventre, é importante prepará-la da forma adequada para conseguir acelerar o trânsito intestinal lento e facilitar a evacuação. A receita recomendada consiste em preparar água de chia, para a qual precisa do seguinte:

  • 2 colheres de chá de sementes de chia
  • 1 copo de água

Só tem que adicionar a chia no copo de água e mexer bem com a ajuda de uma colher. Verá como pouco a pouco vai formando uma espécie de gelatina que é o que deverá tomar posteriormente para aliviar a sua prisão de ventre. Beba esta preparação uma vez por dia durante uma semana, aproximadamente, para notar os seus efeitos.

Além disso, é importante que na hora de tomar chia para a prisão de ventre você se lembre de algumas recomendações como as seguintes:

  • É recomendável começar consumindo entre 1 ou 2 colheres de chá de chia por dia para que o corpo se acostume e assimile bem. Depois, a dose diária pode subir para até 2 colheres de sopa de sementes de chia.
  • As sementes de chia são bem mais eficazes quando o organismo dispõe de uma boa quantidade de água. Por isso, enquanto são consumidas, é importante aumentar a ingestão de água diária.
  • Assim como indicamos na receita anterior, as sementes de chia devem ser misturadas de preferência com um copo de água antes do seu consumo para que não provoquem danos no sistema digestivo.
Como tomar chia para a prisão de ventre - Como preparar e tomar a chia para a prisão de ventre

Outras formas de tomar a chia para a prisão de ventre

Existem outras formas de tomar as sementes de chia para a prisão de ventre, como por exemplo misturando com algum tipo de leite vegetal ou algum suco natural elaborado com frutas que também ajudem a combater o trânsito intestinal lento. Esta última também é uma das melhores opções a recorrer, pois assim combina as propriedades da chia com as propriedades laxantes e digestivas de outros alimentos.

Entre os melhores sucos para combater a prisão de ventre, encontramos o que se prepara à base de laranja, pera e sementes de chia; as quantidades que precisa de cada ingrediente são:

  • 2 peras
  • 3 laranjas
  • 1 colher e meia de sementes de chia

Para começar, lave as peras e corte em pedaços. Esprema as laranjas para obter o seu suco e verta no liquidificador junto com as peras picadas. Depois, adicione as sementes de chia e bata até obter o suco. Se tomar recém-feito aproveitará muito melhor as propriedades de todos os nutrientes e melhorará a sua saúde digestiva com mais eficácia.

Se quiser descobrir outras receitas como estas, consulte o artigo Como fazer sucos para a prisão de ventre.

Conselhos e remédios caseiros para combater a prisão de ventre

Para combater a prisão de ventre e evitar os sintomas que ela pode provocar, além de recorrer a complementos nutricionais como a chia, é fundamental seguir algumas recomendações como as que explicamos de seguida:

  • Aumentar o consumo de fibra na dieta diária.
  • Estabelecer um horário fixo para as refeições.
  • Beber água abundante.
  • Seguir uma vida ativa e fazer exercício físico de forma regular.
  • Não segurar a vontade de ir ao banheiro.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.
  • Entre os melhores remédios caseiros para a prisão de ventre destacam-se as massagens abdominais realizadas com azeite de oliva ou de mamona, chás como o dente-de-leão, malva, aloe vera ou sementes de linhaça, o consumo de kiwis em jejum, entre outros.
Como tomar chia para a prisão de ventre - Conselhos e remédios caseiros para combater a prisão de ventre

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar chia para a prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como tomar chia para a prisão de ventre