Partilhar

A canela faz prisão de ventre? - Descubra a resposta aqui!

A canela faz prisão de ventre? - Descubra a resposta aqui!

A canela é uma das especiarias mais populares de todo mundo, utilizada com maior frequência para condimentar doces, tortas, cafés e chás, mas também é importante por seu uso em diferentes pratos da gastronomia da China e Índia.

Dentro da grande quantidade de benefícios que o consumo de canela oferece à nossa saúde, uma das questões mais comuns em relação ao seu uso é se a canela causa prisão de ventre, e a resposta a esta dúvida é: SIM, a canela prende, mas é importante compreender como isso ocorre exatamente, por isso no seguinte artigo do umCOMO vamos aprofundar mais o tema dos efeitos da canela no nosso organismo e como se produz esta condição incômoda.

Também lhe pode interessar: Frutas para a prisão de ventre

Benefícios da canela

A canela, além de ser um excelente adoçante, conta com excelentes benefícios que melhoram nossa saúde e bem-estar. As propriedades da canela são muitas, entre as quais podemos destacar sua capacidade antisséptica e antiespasmódica, por isso pode eliminar bactérias e evitar também contrações ou espasmos nos músculos. Além disso, esta especiaria conta também com excelentes propriedades antieméticas (anti vômitos), é um poderoso antidiarreico, ajuda-nos a regular a digestão, reduzir o colesterol ruim, aliviar dores de estômago e cólicas menstruais.

Conta também com a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que é ideal para aquelas pessoas que sofrem de diabetes. A canela contém a presença de antioxidantes entre seus compostos, por isso é capaz de reduzir o estresse oxidativo, o que reativa a produção de insulina, ou seja, o hormônio responsável por regular os níveis de açúcar no sangue.

Para aprofundar mais a capacidade da canela em regular os níveis de açúcar no sangue, pode interessar a você ler este outro artigo do umCOMO no qual respondemos à dúvida: A canela reduz o açúcar?

A canela e a prisão de ventre

A prisão de ventre é uma condição que muitas pessoas, por vários motivos, sofrem ou podem sofrer em algum momento da sua vida. Esta condição caracteriza-se por causar uma alteração no intestino, provocando uma retenção excessiva de água dentro do intestino grosso, pelo que, causa um endurecimento das fezes fazendo com que sua expulsão seja muito difícil e em alguns casos, até dolorosa.

A prisão de ventre provoca uma sensação de inchaço na pessoa que sofre dela, diminuindo as quantidades normais de vezes nas quais se produzem evacuações.

Um organismo normal pode precisar de 2 evacuações mínimas diárias, mas este número pode ser afetado sem representar um problema, segundo os alimentos consumidos e a quantidade de exercício que se realize, além de outros fatores como algumas doenças.

A canela encontra-se entre os alimentos que podem provocar prisão de ventre, mas, paradoxalmente, também é usada para combater esta condição. Esta popular especiaria conta com a presença de taninos entre seus componentes. Os taninos são poderosos adstringentes, o que quer dizer que tem a capacidade de contrair os tecidos do intestino e provocar secura nas secreções.

A canela em pequenas doses ajuda a regularizar a digestão, reduzir os níveis de colesterol ruim e colaborar com a flora intestinal (combatendo as condições causadas pela prisão de ventre), mas em grandes quantidades, o consumo de canela, devido à sua concentração de taninos, pode provocar prisão de ventre naquelas pessoas que não sofrem desta condição, por isso aconselha-se não consumir canela em excesso.

A canela faz prisão de ventre? - Descubra a resposta aqui! - A canela e a prisão de ventre

Como evitar a prisão de ventre

No caso de começar a sofrer dos sintomas associados à prisão de ventre, a primeira coisa que se aconselha fazer é consultar um médico especialista para receber os tratamentos indicados e desta forma combater qualquer consequência ou complicação causada pela prisão de ventre. Da mesma forma, a visita ao médico permitirá avaliar se a prisão de ventre não se deve a um sintoma associado a alguma doença como pode ser colite ou câncer de cólon, entre outras.

A gravidade de uma prisão de ventre mede-se pelo tempo que passa entre deposições, além dos sintomas associados à mesma, como por exemplo:

  • Inflamação
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Falta de energia
  • Inchaço

Para combater a prisão de ventre de forma natural, os médicos costumam recomendar várias das seguintes medidas:

  • Beber líquidos quentes de manhã, de preferência chás digestivos.
  • Beber entre 1 a 2 litros de água diariamente.
  • Adicionar à dieta diária cereais que contenham farelo. Consumir frutas e legumes com altos conteúdos em fibras. Por exemplo: melões, melancias, manga, mamão, ameixas e passas.
  • Evitar alimentos adstringentes que possam favorecer a prisão de ventre como, por exemplo bananas, maçãs e peras.

Realizar uma rotina de exercícios, especialmente porque o sedentarismo causa uma diminuição no ritmo do trânsito intestinal, o que favorece a prisão de ventre.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A canela faz prisão de ventre? - Descubra a resposta aqui!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Visitar o médico com certa frequência é de grande importância, não só para evitar que se produza a prisão de ventre, mas também para evitar a produção de infecções que possam ser geradas pela absorção de toxinas que se encontram na matéria fecal que demore em ser expulsa do organismo.

Escrever comentário sobre A canela faz prisão de ventre? - Descubra a resposta aqui!

O que lhe pareceu o artigo?

A canela faz prisão de ventre? - Descubra a resposta aqui!
1 de 2
A canela faz prisão de ventre? - Descubra a resposta aqui!

Voltar ao topo da página