Fezes amarelas, causas e tratamento


Fezes amarelas, causas e tratamento

Excrementos, fezes ou matéria fecal são o conjunto dos desperdícios geralmente sólidos ou líquidos, resultado final do processo de digestão. As fezes são os restos dos alimentos não absorvidos pelo aparelho digestivo, em concreto as fezes amarelas podem ser o resultado de bílis não digerida. Por isso é importante que um médico o examine e determine o que possa estar causando as fezes amarelas. Geralmente, podem ser o resultado de uma doença do aparelho digestivo, infeções virais ou bactérias e parasitas. Neste artigo explicamos-lhe as causas das fezes amarelas em crianças e adultos, e ainda o tratamento adequado.

  • Causas das fezes amarelas


    Causas das fezes amarelas

    As fezes de cor amarela indicam que pode estar sofrendo uma infeção conhecida como giardíase. Se o parasita produz uma infeção no intestino, isto desencadeará uma grave diarreia de cor amarela. Esta infeção pode ser transmitida facilmente ao praticar relações sexuais através do ânus. Esta é a causa mais comum mas não a única. Outra causa da cor amarela das fezes pode ser o chamado síndrome de Gilbert. Esta doença é associada a surtos de icterícia e de hiperbilirrubinemia e ocorre quando existe um excesso de bilirrubina no sangue.

    Nos adultos existem mais doenças que podem causar as fezes amarelas: colangite, colecistite, icterícia, hepatite. Além disso algumas destas doenças e distúrbios podem incluir a doença celíaca, que é uma condição genética, a colangite ou a inflamação dos condutores biliares, a colecistite ou a vesícula biliar inflamada, os cálculos biliares, a má absorção ou a incapacidade de absorver os nutrientes durante a digestão ou a esteatorreia, uma condição que cria grandes quantidades de gordura nas fezes, causando fezes de cor amarela.

    Uma das causas das fezes amarelas em crianças pode ser a hepatite neonatal.

  • Tratamentos naturais para tratas as fezes amarelas


    Tratamentos naturais para tratas as fezes amarelas

    Existem vários produtos naturais que nos podem ajudar a tratar as fezes amarelas, aqui tem uma lista:

    • Aloé Vera
    • Enxofre
    • Croton Tiglium: A ação predominante do Croton Tiglium é sobre os intestinos e a sua evacuação, e manifesta-se por uma diarreia súbita.
    • Mercúrio: É um dos principais medicamentos da diarreia, especialmente quando aparece ou se agrava ao anoitecer, com o ar frio ou de noite.
    • Podophyllum
    • Borax, também conhecido como Borato de sódio: Diarreia em crianças, menores de um ano, com fezes moles, amarelo claro.
  • Tratamento para as fezes amarelas


    O tratamento varia muito dependendo das doenças que provoquem as fezes. As fezes amarelas são o sintoma de uma doença e há que ir ao médico e tratar a doença, não a consequência da doença, por este motivo visite o seu médico.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a fezes amarelas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde gastrointestinal .
Conselhos
  • Perante qualquer aspeto, cor, forma ou textura estranha das suas fezes, vá rapidamente ao seu médico de família.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre fezes amarelas, causas e tratamento:


3 comentários


10-10-2013 disse:
meus exames de bilirrubina direta e indireta elevados, fosfatase alcalina elevados, tgo e tgp elevados e fezes amarelas e dor abdominal pode ser e qual especialidade procurar. Obrigada Beatriz
14-09-2013 disse:
nilza, não sou médica, mas já passei por isso a vida toda. não tome laxantes, só piora. se comer mt fibra, tome mt água. mt fibra e pouca água prende mais. todos os dias no mesmo horário (um q vc nao esteja com pressa) vá ao banheiro e faça um pouco de força pra tentar defecar, mesmo que nao consiga. fiquei lá uns 10 minutos. procure uma boa nutricionista funcional e siga a dieta a risca. isso td funciona! ah, sentada no vaso, tb incline seu tronco para frente, qse encostando o peito no joelho. esssa posiçao estimula o intestino.
29-06-2013 disse:
o que fazer se o intestino não funciona, nem tomando muita agua, comendo fibras, ou seja já fiz de tudo, mas o intestino é parado, só funciona se eu tomar algo forte, tipo meio vidro de tamarine, 13 compr. de 46, assim mesmo ainda tenho dificuldade, e quando vou ao banheiro não sinto alivio, sinto incomodo no intestisno, é se eu ficasse fraca, só c/ vontade de deitar, já fiz vários exames e agora não sei mais o q fazer, não tenho vontade de ir ao banheiro, se deixar fico até 15 dias, só que aí começo a ficar sem apetite
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom