Partilhar
Partilhar em:

Fezes amarelas, causas e tratamento

Avaliação: 4,6 (1517 votos)
13 comentários
22 vezes partilhado
 
Fezes amarelas, causas e tratamento

Excrementos, fezes ou matéria fecal são o conjunto dos desperdícios geralmente sólidos ou líquidos, resultado final do processo de digestão. As fezes são os restos dos alimentos não absorvidos pelo aparelho digestivo, em concreto as fezes amarelas podem ser o resultado de bílis não digerida. Por isso é importante que um médico o examine e determine o que possa estar causando as fezes amarelas. Geralmente, podem ser o resultado de uma doença do aparelho digestivo, infeções virais ou bactérias e parasitas. Neste artigo explicamos-lhe as causas das fezes amarelas em crianças e adultos, e ainda o tratamento adequado.

Também lhe pode interessar: Diarreia amarela - Causas e tratamento

Causas das fezes amarelas

As fezes de cor amarela indicam que pode estar sofrendo uma infeção conhecida como giardíase. Se o parasita produz uma infeção no intestino, isto desencadeará uma grave diarreia de cor amarela. Esta infeção pode ser transmitida facilmente ao praticar relações sexuais através do ânus. Esta é a causa mais comum mas não a única. Outra causa da cor amarela das fezes pode ser o chamado síndrome de Gilbert. Esta doença é associada a surtos de icterícia e de hiperbilirrubinemia e ocorre quando existe um excesso de bilirrubina no sangue.

Nos adultos existem mais doenças que podem causar as fezes amarelas: colangite, colecistite, icterícia, hepatite. Além disso algumas destas doenças e distúrbios podem incluir a doença celíaca, que é uma condição genética, a colangite ou a inflamação dos condutores biliares, a colecistite ou a vesícula biliar inflamada, os cálculos biliares, a má absorção ou a incapacidade de absorver os nutrientes durante a digestão ou a esteatorreia, uma condição que cria grandes quantidades de gordura nas fezes, causando fezes de cor amarela.

Uma das causas das fezes amarelas em crianças pode ser a hepatite neonatal.

Causas das fezes amarelas

Tratamentos naturais para tratas as fezes amarelas

Existem vários produtos naturais que nos podem ajudar a tratar as fezes amarelas, aqui tem uma lista:

  • Aloé Vera
  • Enxofre
  • Croton Tiglium: A ação predominante do Croton Tiglium é sobre os intestinos e a sua evacuação, e manifesta-se por uma diarreia súbita.
  • Mercúrio: É um dos principais medicamentos da diarreia, especialmente quando aparece ou se agrava ao anoitecer, com o ar frio ou de noite.
  • Podophyllum
  • Borax, também conhecido como Borato de sódio: Diarreia em crianças, menores de um ano, com fezes moles, amarelo claro.
Tratamentos naturais para tratas as fezes amarelas

Tratamento para as fezes amarelas

O tratamento varia muito dependendo das doenças que provoquem as fezes. As fezes amarelas são o sintoma de uma doença e há que ir ao médico e tratar a doença, não a consequência da doença, por este motivo visite o seu médico.

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Fezes amarelas, causas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Perante qualquer aspeto, cor, forma ou textura estranha das suas fezes, vá rapidamente ao seu médico de família.
Relacionados
Comentários (13)

Escrever comentário sobre Fezes amarelas, causas e tratamento

Muito útil
13 comentários
Leila Silva
Sua avaliação:
Meu filho de 15anos esta com a fezes muito amarelas. Ele já teve anemia, hj está normal, mas a cor das fezes me preocupa. Devo fazer exames para saber do que se trata
Diego Silva
Olá tenho 29 anos fui diagnósticado com gordura no figado e bactéria no estomago minhas fezes são amarelas e com pedaços de alimentos as vezes claras ou amarelas ouro estou preocupado pode ser algo no pancreas ou visicula biliar que o ultrasom não visualizou obrigado aguardo resposta
Andréa braga
Bom dia tenho uma filha de dois anos e 10meses faz oito dias que ela esta fazendo côco com uma cor bem amarelo claro primeiro começou com uma diarréia mas agora já está pastoso mas ela está perdendo peso as fezes está com mal cheiro ela não está se alimentando bem obs: ela não é de tomar leite ela gosta mais de comida e ela de vez em quando reclama de dores na barriga oque pode ser estou preocupada pois não é normal
Bruno
Pode ser que esteja infectada por giardia lamblia, um ótimo remidio pra isso é o annita pediátrico, remédio para vermes, mas seria bom consultar um medico
Lucilaura Gonçalves
Minhas fezes ora estão muito duras,ora muito moles e amarela, costuma ter variações no mesmo dia,pode ser grave devo procurar um médico???
Fernando
Minha fezes, ficaram amarela com consistência normal e com cheiro de côco MSM. Já tive hepatite quando criança.
Sandra
Meu nome eh Sandra. Tenho uma dor irritante do lado esquerdo no abdômen. . E esta um pouco inchado. . E fezes amarela clara. . Essa dor me encomodando todo tempo. . Não fui ao medico ainda.
Sonia Fernandes
minha mae tem pedra na vesicula ela tem 93 anos e baixa de plaquetas esta com as fezes amarelas o que posso fazer para ajudar tem colicas todos os dias toma buscopan composto
Camila
O q será essas fezes amarela e é só na hora q eu almoço q solta pq
Simone
As vezes minhas fezes são amareladas
Suely Oliveira Rodrigues
Ola,Meu nome Suely (sulamita), Estes foram os melhores artigos que recebi desde a minha inscrição.Parabens. Depois de tanto sofrimento, fiz um exame que foi conclusivo: Retocele em grau moderado imaginem se fosse mais alto o grau, eu nem sei o que seria. Continuo com fezes amarelas igual a mostarda; e isto me preocupa. Ja mudei a minha alimentação em 80% ainda estou fazendo mais exames esclarecedores, mas e um alivio quando se descobre o que se tem. O que a principio era uma severa prisao de ventre. Aconselho a nao se descuidarem. e obrigado mais uma vez a este site maravilhoso de informações sobre saude e outros.
Sara Viega
Olá Suely, é muito bom saber que conseguimos ajudar você :) Esperamos que fique bem logo e continue seguindo as nossas novidades! :) Feliz Ano Novo!

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Cabelo | Tratamentos e Dicas
Top 10
Fezes amarelas, causas e tratamento
1 de 3
Fezes amarelas, causas e tratamento