Dermatite

Alergia na vagina: como curar

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 6 janeiro 2023
Alergia na vagina: como curar

A dermatite é uma condição da pele que se manifesta com sintomas facilmente reconhecíveis, como coceira ou coceira intensa, vermelhidão e inflamação. Existem diferentes tipos de dermatite e, além disso, esse mal pode se manifestar em diversas áreas do corpo, inclusive nas partes íntimas. A dermatite na área genital é especialmente incômoda, não só fisicamente, mas também psicologicamente, e pode exigir tratamento médico específico dependendo, sobretudo, da causa que a desencadeia.

A irritação da pele na zona e a coceira forte necessitam de remédios eficazes que consigam repor o equilíbrio da derme, e se você sofre destes sintomas, no umCOMO te contamos sobre alergia na vagina: como curar, para que possa encontrar o alívio que precisa.

Também lhe pode interessar: Como curar a candidíase vaginal

Índice

  1. Banhos de assento para dermatite vulvar
  2. Dermatite por candidíase
  3. Compressas frias para curar assaduras
  4. Óleos essenciais contra eczema

Banhos de assento para dermatite vulvar

A dermatite vulvar afeta a pele delicada dos órgãos reprodutores externos femininos e é caracterizada por coceira vulvar que está ligada a outros sintomas, incluindo inflamação e até dor na região.

Os motivos que a causam podem ser diversos, embora em muitos casos seja dermatite de contato, ou seja, a pele experimenta uma forte reação semelhante à de uma alergia ao entrar em contato com algum elemento ou substância. Este tipo de dermatite nas partes íntimas costuma aparecer após o uso de diferentes produtos de higiene íntima feminina ou, por exemplo, devido ao uso de roupas íntimas cuja composição contém fibras às quais a pessoa é alérgica.

Submergir a zona íntima afetada em água limpa e morna, preparar um banho de assento no bidé ou em uma bacia própria para o efeito, proporciona um alívio imediato. Os banhos de assento são um dos remédios mais eficazes contra a dermatite vulvar. Ao fazê-lo, lembre-se de banhar a área por pelo menos 10 - 15 minutos e secá-la muito bem, com uma toalha e pequenos toques suaves (sem esfregar). Claro, evite aquele produto ou roupa que possa ser a fonte da dermatite.

Você também pode estar interessado em descobrir Remédios caseiros para coceira nas partes íntimas.

Dermatite por candidíase

Às vezes, a dermatite nas partes íntimas é causada por uma infecção de certos fungos que atacam a pele, especialmente o fungo candida albicans. Essas infecções podem causar fortes erupções cutâneas, vermelhidão e coceira na vagina, principalmente em áreas onde a pele se dobra (como a virilha), estendendo-se também ao escroto e às nádegas. Uma infecção por fungos requer tratamento médico, mas também existem remédios para coceira nas partes intimas que podem ajudar a aliviar seus sintomas.

Nesses casos, banhos de assento nos quais você também adiciona uma colher de sopa de bicarbonato proporcionarão grande alívio, pois o bicarbonato possui importantes propriedades antifúngicas capazes de interromper a ação do fungo que desencadeia a dermatite.

Neste artigo explicamos Como curar a candidíase.

Compressas frias para curar assaduras

A dermatite das fraldas é uma afecção da pele, geralmente de natureza branda, que afeta principalmente bebês e crianças menores que usam fralda, embora qualquer pessoa possa sofrer dela, principalmente os idosos.

A forte irritação da área genital é frequentemente acompanhada por uma erupção cutânea ou descamação da pele delicada dessa área. Para obter melhora, são necessárias medidas extremas de higiene, procedendo-se a trocas frequentes de fraldas para que a derme permaneça completamente seca e longe da umidade. Além disso, para curar esse tipo de dermatite, típica das partes íntimas, existem inúmeros cremes e pomadas que podem aliviar os sintomas e restaurar gradativamente o equilíbrio da pele.

Se preferir, também existem remédios naturais que são perfeitos para cuidar da pele das partes íntimas afetadas pelas assaduras. Uma das melhores são as compressas frias feitas de camomila, calêndula ou malva. Faça uma infusão com as folhas e flores de uma dessas plantas medicinais, espere esfriar e molhe uma compressa ou gaze com ela. Desta forma, você pode aplicar a infusão diretamente na pele do bebê (ou adulto), obtendo uma melhora notável e progressiva graças às propriedades calmantes e anti-inflamatórias dessas plantas.

Alergia na vagina: como curar - Compressas frias para curar assaduras

Óleos essenciais contra eczema

Os óleos essenciais são um dos remédios para coceira na vagina mais eficazes para aliviar o eczema e a descamação que geralmente aparecem em certos tipos de dermatite, como a atópica. Os óleos essenciais, sempre convenientemente diluídos noutros óleos transportadores, como amêndoa doce, coco ou azeite, podem ajudar a melhorar notavelmente as peles avermelhadas e extra-secas presentes nas zonas íntimas.

Os óleos são substâncias emolientes que hidratam profundamente a pele e a protegem dos agentes externos. Entre todos, o óleo da árvore do chá é um dos mais recomendados por suas propriedades anti-inflamatórias, sendo a lavanda, a camomila e o tomilho também especialmente benéficos.

Recomendamos a leitura deste artigo para saber mais sobre o Como saber a pureza dos óleos essenciais.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alergia na vagina: como curar, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Alergia na vagina: como curar