Baço

Como tratar da congestão do baço

Como tratar da congestão do baço

Com certeza que mais de uma vez ao longo das nossas vidas, depois de correr ou ao terminar as refeições sofremos de "dor de burro", essa dor localizada no hipocôndrio esquerdo, lugar em que se encontra o baço. Mas esta sensação desaparece com repouso ou ao terminar a primeira fase da digestão.Pelo contrário, a congestão do baço é devida a traumas, comoções, feridas ou ao estancamento do sangue no sistema da veia porta. Neste último caso, pode-se chegar a uma inflamação aguda. Por outro lado, as febres graves infecciosas também podem ocasionar a congestão do baço.O doente pode chegar a agarrar o baço com os dedos por baixo das costelas caso o baço esteja aumentado ou pode notar um aumento na extensão normal do baço ao pressioná-lo. Também pode ter febre precedida de calafrios.

Vai precisar de:

  • Bandagem derivativa.
  • Compressas sedativas.
  • Planta gruma.
  • Água
  • Banheira ou chuveiro.
  • Xícara
Também lhe pode interessar: Sintomas do baço inflamado

Passos a seguir:

1

Deve-se seguir uma alimentação vegetariana e suave, na qual se coma muita fruta e verduras.

2

Sair para caminhar ao ar livre e respirar esse ar puro é gratificante e fortalecedor para a pessoa que sofre de congestão do baço.

3

Aplicar uma bandagem derivativa de pés e pernas e tentar manter quentes os pés é muito recomendável para esta patologia.

4

Pelo contrário, na zona afetada deve-se se aplicar compressas sedativas em cima. Isto é, na região do hipocôndrio esquerdo.

5

Nos casos em que haja um estancamento na veia porta devem ser tomadas três xícaras ao longo do dia e fora do horário das refeições de um chá de planta gruma. O melhor é tomar uma xícara em jejum pela manhã, outra pela tarde e outra à noite antes de jantar.

6

Cada dia ao se levantar e em jejum deve-se tomar um banho vital frio de 3 minutos de duração.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar da congestão do baço, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
David Mbangui da Costa
O meu BASO mediu 0,10 com 1.5% fora dos parâmetros normais, que fazer?
Como tratar da congestão do baço