Os gânglios linfáticos

Como tratar do linfedema no braço

Como tratar do linfedema no braço

O linfedema é uma acumulação de líquido rico em proteínas (linfa) em uma extremidade como resultado de uma sobrecarga do sistema linfático, em que o volume de linfa acumulado excede a capacidade de drenagem da mesma. O linfedema é a sequela mais importante do tratamento de câncer de mama. O fisioterapeuta é o profissional sanitário capacitado para o tratamento físico do linfedema mediante Drenagem Linfática Manual e medidas de contenção/compressão. A efetividade do tratamento do linfedema está baseada em quatro medidas fisioterápicas que são realizadas em 2 fases: Fase I ou de descompressão e Fase II ou de manutenção.

Vai precisar de:

  • Sabões neutros.
  • Cremes hidratantes.
  • Vendas.

Passos a seguir:

1

Fase I ou de descompressãoCuidados higiênicos da pele: o cuidado da pele tem um papel primordial no tratamento do linfedema, já que pelo aumento de volume do braço esta se distende e se torna mais delicada. Para isso, você deve usar sabões neutros e cremes hidratantes.

2

Drenagem Linfática Manual: deve ser realizada por um fisioterapeuta com formação em Drenagem Linfática Manuale experiência no tratamento do linfedema que aparece depois da cirurgia e radioterapia por um câncer de mama. O objetivo do mesmo é a reabsorção do linfedema e a ativação da circulação linfática superficial.

3

Bandagem compressiva: é um passo essencial no tratamento do linfedema e coloca-se imediatamente após a drenagem linfática manual. A bandagem não deve causar nenhum incômodo no braço e é fundamental que fique firme inclusive após uma atividade física.

4

Os objetivos da bandagem são aumentar a absorção da linfa dos tecidos, diminuir o fluxo do sistema venoso e aumentar seu retorno.

5

Durante esta fase o fisioterapeuta ensinará à paciente como deve ser colocada a venda já que ela terá que fazê-lo durante a fase de manutenção do tratamento.

6

Contraindicações da drenagem e da bandagem: infecções tanto generalizadas (gripe, bronquite) como locais (linfangite), trombose ou tromboflebite no braço afetado, lesões na pele como pode ser um eczema ou dermatite, afetação ganglionar pelo tumor.

7

Fase II ou de manutençãoMeias de compressão: nesta fase a compressão do braço é conseguida usando meias de compressão, adaptadas ao tamanho do braço. Esta meia deve ser usada sempre durante o dia.

8

Exercícios: os exercícios nesta fase devem ser realizados com a meia de compressão colocada para conseguir maiores benefícios, e serão os mesmos que são realizados na prevenção do linfedema.

9

Cuidados higiênicos da pele: uma vez instaurado o linfedema deve-se incrementar ainda mais os cuidados com a pele para evitar as complicações infecciosas.

10

Nos casos em que seja necessária a utilização de determinados produtos ortoprotésicos (bandagens, meias de compressão, etc.) deve-se saber que, sempre por indicação do médico especialista ou médico, pode ser solicitada ao INGESA (Instituto Nacional de Gestão Sanitária) uma ajuda econômica para cobrir o custo das mesmas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar do linfedema no braço, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • O tipo de tratamento e seu acompanhamento devem ser indicados por um médico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
10 comentários
A sua avaliação:
Renato Nolberto Ferreira
Sofri um acidente de trabalho, trauma testicular, já me tratei no urologista essa parte da infecção, citurgicame porém sinta meu pênis e o escroto estão edemaciados, existe algum tratamento ou medicação para diminuir esse edema?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Renato, neste caso o ideal é que você consulte um médico especialista para que recomende o melhor para o seu caso. A equipe editorial do umCOMO deseja prontas melhoras!
A sua avaliação:
Rosana Dias
Precisa ler mais sobre o assunto é de extrema importância saber pata dar resposta mais positivas paraquem faz tratamento desse comprometimento linfatico existe muitas coisas novas acontecendo a nível de tratamento
A sua avaliação:
Rosana Dias
Como tratar o linfedema . qual tratamento é mais efetivo quase tudo não pode queria saber se pode ser usado estimulador como modalidade de tens eletroestimulador em pontos linfáticos exercicio físico para o braço enfim oque fazer
sonia maria
Tenho linfedema à 28 anos, por conta da cirurgi de mama, naquela epoca era precario o tratamento
agora está incomodando. Que fazer? como tratar? tem algum medicamento para isso? Obrigado.
Regina duque dias lira
O q Faço minha tá com infedema no braço dela está com 12 kilos me ajude por favor
Graciete Batista dos Santos
Olá! Boa Noite Por acaso entrei no Google e para minha surpresa pela primeira vez obtive respostas concretas para com um de meus problemas. Pois tenho 70 e 7 meses, sou do sexo feminino e há algum tempo tenho observado que tenho uma retenção de líquidos e faço exames quase mensalmente e hoje com certeza, estou sabendo dessa doença Linfedema, comecei a me preocupar por que faço dieta, faço caminhada, e quando vou me pesar estou aparentemente mais gorda! aí só falto pirar! Tenho ácido úrico alterado há muito tempo, já não sei mais o que comer, pois tudo faz mal, tudo não posso: sou muito preocupada com minha saúde, faço consultas com todos os médicos e ninguém me dá um posição concreta, os últimos exames estão alterados: colesterol total 221, triglicérideos 184, HDL 42, LDL 142, colesterol não HDL 179, glicose 132, creatinina 1.18, ácido úrico 7,6, TGO (AST) 51, + litíase bilateral micro pedras. Desculpem-me não sei muito informática. Muito obrigado e fico ao inteiro dispor. Atenciosamente,
marta Ribeiro
Boa noite! pq estou fazendo tratamento para linfodema com compressão no braço eele continua inchado?
Luana
Boa tarde, Lendo o artigo acredito que me enquadro neste grupo. Gostaria de saber qual médico especialista neste assunto devo procurar e se há alguma recomendação x cuidado a ser tomado até que todos os exames x diagnóstico seja definido.
Angela
Bom dia, descobri a pouco tempo que tenho linfedema na perna ,essa doença me deixou muito assustada com as matérias que pesquisei, acho que tenho linfedema no braço também, sofri muitos anos com dores insuportável nem um médico acertou medicação para meu caso, receitavam medicação para tendinite, bursite, fibrimiagia e depressão, nada deu resultado, resolvi por conta própria tomar medicação para circulação, por incrível que pareça depois de uns 4 dias começou aliviar as dores, preciso de tratamento com um especialista, para fazer um acompanhamento no tratamento.
adriana valente da silva
minha mãe estar tratando de câncer de mama e ela estar com linfedema no braço esquerdo tem algum remédio natural que ajuda diminuir .
Como tratar do linfedema no braço