Como tratar do linfedema no braço


O linfedema é uma acumulação de líquido rico em proteínas (linfa) em uma extremidade como resultado de uma sobrecarga do sistema linfático, em que o volume de linfa acumulado excede a capacidade de drenagem da mesma. O linfedema é a sequela mais importante do tratamento de câncer de mama. O fisioterapeuta é o profissional sanitário capacitado para o tratamento físico do linfedema mediante Drenagem Linfática Manual e medidas de contenção/compressão. A efetividade do tratamento do linfedema está baseada em quatro medidas fisioterápicas que são realizadas em 2 fases: Fase I ou de descompressão e Fase II ou de manutenção.
Vai precisar de:
- Sabões neutros.
- Cremes hidratantes.
- Vendas.
Passos a seguir:
Fase I ou de descompressãoCuidados higiênicos da pele: o cuidado da pele tem um papel primordial no tratamento do linfedema, já que pelo aumento de volume do braço esta se distende e se torna mais delicada. Para isso, você deve usar sabões neutros e cremes hidratantes.
Drenagem Linfática Manual: deve ser realizada por um fisioterapeuta com formação em Drenagem Linfática Manuale experiência no tratamento do linfedema que aparece depois da cirurgia e radioterapia por um câncer de mama. O objetivo do mesmo é a reabsorção do linfedema e a ativação da circulação linfática superficial.
Bandagem compressiva: é um passo essencial no tratamento do linfedema e coloca-se imediatamente após a drenagem linfática manual. A bandagem não deve causar nenhum incômodo no braço e é fundamental que fique firme inclusive após uma atividade física.
Os objetivos da bandagem são aumentar a absorção da linfa dos tecidos, diminuir o fluxo do sistema venoso e aumentar seu retorno.
Durante esta fase o fisioterapeuta ensinará à paciente como deve ser colocada a venda já que ela terá que fazê-lo durante a fase de manutenção do tratamento.
Contraindicações da drenagem e da bandagem: infecções tanto generalizadas (gripe, bronquite) como locais (linfangite), trombose ou tromboflebite no braço afetado, lesões na pele como pode ser um eczema ou dermatite, afetação ganglionar pelo tumor.
Fase II ou de manutençãoMeias de compressão: nesta fase a compressão do braço é conseguida usando meias de compressão, adaptadas ao tamanho do braço. Esta meia deve ser usada sempre durante o dia.
Exercícios: os exercícios nesta fase devem ser realizados com a meia de compressão colocada para conseguir maiores benefícios, e serão os mesmos que são realizados na prevenção do linfedema.
Cuidados higiênicos da pele: uma vez instaurado o linfedema deve-se incrementar ainda mais os cuidados com a pele para evitar as complicações infecciosas.
Nos casos em que seja necessária a utilização de determinados produtos ortoprotésicos (bandagens, meias de compressão, etc.) deve-se saber que, sempre por indicação do médico especialista ou médico, pode ser solicitada ao INGESA (Instituto Nacional de Gestão Sanitária) uma ajuda econômica para cobrir o custo das mesmas.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar do linfedema no braço, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.
Conselhos
- O tipo de tratamento e seu acompanhamento devem ser indicados por um médico.