Baço

Sintomas do baço inflamado

Sintomas do baço inflamado

O baço é um órgão do corpo humano de extrema importância para o nosso sistema linfático, uma vez que suas funções são as de nos proteger de doenças, depurar germes do nosso organismo e filtrar o sangue. Mas há vezes em que o nosso baço se ressente e adoece, e uma das suas alterações mais comuns é a inflamação que se não for tratada a tempo, pode derivar em outras doenças como consequência. Neste artigo de umComo vamos explicar quais são os sintomas do baço inflamado mais comuns para que possa resolver isso o quanto antes.

Também lhe pode interessar: Como tratar da congestão do baço
Passos a seguir:
1

Um sintoma muito comum é a dor aguda. A intensidade desta dor dependerá em medida do que o órgão crescer devido à inflamação, quanto mais se inflama, maior será a dor no lado esquerdo do abdômen. Se o crescimento for lento, a dor traduz-se em um desconforto persistente. A dor do baço, ao estar relacionado com o diafragma (situa-se mesmo abaixo), pode se refletir no ombro esquerdo, motivo que nos tem que chamar a atenção porque quando esta dor é muito forte, pode ser difícil inclusive respirar. É uma dor muito identificativa para ir a um especialista fazer um diagnóstico.

Sintomas do baço inflamado - Passo 1
2

Outro sintoma indicativo na inflamação do baço é a falta de apetite. Ao se inflamar e estar situado tão próximo dos órgãos digestivos, a pressão que exerce neles provoca uma sensação de saciedade que nos tira a fome ou o pouco que comemos faz com que nos sintamos muito cheios. Como consequência desta falta de apetite, reduzimos a ingestão de alimentos e podemos perder peso com facilidade. Com isto temos que ter cuidado porque repercute na falta de nutrientes e, como consequência, em uma fraqueza muito marcada.

3

A anemia será outro dos sintomas que podemos notar quando temos o baço inflamado. A anemia é a falta de células vermelhas no sangue, cuja quantidade e qualidade se altera porque o baço não pode realizar corretamente a sua função de depuração ao estar inflamado, com o qual se ressente e deixa de estar saudável. A anemia causará sintomas de fraqueza, fadiga e palidez, com frequência deixando a nossa pele com uma certa cor amarelada associada a esta carência de células vermelhas. No seguinte artigo pode ver Como curar a anemia.

Sintomas do baço inflamado - Passo 3
4

Notará um grande cansaço devido à falta de células vermelhas no sangue causada pela anemia. Um dos momentos mais cruciais no seu dia será a hora de se levantar da cama pela manhã, notará que lhe custa muito, assim como a sensação de esforço que sentirá ao andar, ao carregar peso ou fazer qualquer atividade na sua vida diária. É claro, não poderá fazer esporte porque seu corpo não aguentará esse tipo de atividade física e cada dia o cansaço será maior, por isso tente ir ao seu médico quando notar que essa sensação de se sentir exausto por tudo não é habitual no seu dia a dia.

Sintomas do baço inflamado - Passo 4
5

O aparecimento de hematomas na sua pele ou um sangramento mais visível nas suas feridas estarão indicando um possível sintoma de baço inflamado. Isto acontece porque este órgão ao estar inflamado, as poucos células vermelhas e brancas que ficam se acumulam em seu interior e impedem que cheguem de forma adequada ao nosso organismo. Com a falta de células brancas, diminuem as plaquetas, de modo que perante uma ferida veremos que sangra mais do que o habitual. As plaquetas são as responsáveis por cortar o sangramento no nosso organismo, assim, com esta alteração é fácil ter mais infecções do que ocorreria normalmente. É possível perceber também o aparecimento de edemas nos membros inferiores.

Sintomas do baço inflamado - Passo 5
6

Outros sintomas que podem aparecer junto aos anteriormente descritos e que também nos indicam que o baço pode estar inflamado são os seguintes:

  • Articulações inflamadas
  • Tosse
  • Febre
  • Aumento do tamanho dos gânglios do corpo
7

Se pararmos para olhar para as causas da inflamação do baço, podemos encontrá-las como derivação de outras doenças que já sofremos, como as seguintes:

  • Doenças hematológicas: uma anemia hereditária, por exemplo.
  • Doenças infecciosas: podem aumentar o tamanho do baço as doenças causadas por vírus como a mononucleose ou por bactérias como a tuberculose.
  • Doenças inflamatórias, como o reumatismo.
  • O câncer: várias doenças cancerosas podem causar inflamação do baço, como a leucemia e os linfomas.
  • Doenças hepáticas: sofrer de cirrose aumenta o tamanho do baço.
  • Hipertensão portal.
  • Insuficiência cardíaca: só em casos extremos e por dificuldade no retorno venoso, pode se chegar a inflamar o baço.
8

O tratamento do baço inflamado tem que ser estabelecido por um médico especialista, por isso temos que consultar um assim que detetarmos sintomas que não são os habituais no nosso organismo. Uma inflamação prolongada do baço pode derivar em sua remoção devido a uma infecção crônica por não a tratar a tempo. Pode mudar a sua dieta de tal forma que a torne mais suave, com introdução de frutas, caldos e verduras como base. Existem remédios naturais que ajudam a desinflamar o baço como:

  • A infusão de urtigas, graças às suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir as infecções.
  • O chá da árvore da maçã,é um dos mais eficientes porque ajuda a limpar o sistema linfático e a diminuir a inflamação do baço. Uma xícara antes de ir para a cama e outra ao se levantar irão muito bem.
  • Suco de mirtilos: no mirtilo reconhecem-se propriedades depurativas do sistema linfático, por isso é conveniente que o inclua em sua dieta como suco a meio da tarde ou manhã.
Sintomas do baço inflamado - Passo 8

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sintomas do baço inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Aurea Adiles Machado
Gostei muito das explicações, boa e simples a linguagem, foi muito proveitosa esta leitura. Parabéns.
A sua avaliação:
Adriana
Tenho uma sobresalencia abaixo do peito esquerdo, dores como cãibra, ou como se a carne tivesse atravessado a costela, dói quando tenho relações sexuais, quando me abaixo, carrego peso, sinto que minha respiração está debilitada, já fiz vários exames e os médicos me dizem que é mama axilar, e um disse que nascemos com 6 mamas em cada lado e com o tempo só 1 de cada lado desenvolve, mas com o tempo as outras aparecem. Procede a informação?
A sua avaliação:
fernanda
Obrigada muito esclarecedor.
norberto matos
artigo fantástico sobre o baço. Muito obrigado. Cumprimentos, N.Matos.
Editor umComo.com.br
Oi Norberto! Que bom que você gostou do artigo. Continue acompanhando o umCOMO :)
Luana Vergara
Preciso saber me DOI de mais o baço quando tusso e quando respiro e tenho ínguas inormes do tamanho de ovo d galinha as dás axilas virilhas e pescoço .já fiz exame hemograma completo e esta tudo dentro do normal já fiz exames de toxoplasmose HIV sífilis hepatite A B C e tudo deu negativo. Isso das glândulas estarem desse tamanho pode ser por causa do baço e ele pode estar com inflamação aguda ???? Me ajudem por favor.obg Luana
Luana vergara
Por favor quero saber com urgência.faz 8 messes que tenho ínguas inormes das axila virilhas e pescoço maiores do que um ovo .e tenho muiiita dor no baço quando respiro e russo isso pode ser baço com inflamação aguda ?? Nao tenho febre como bem só sinto essa dor e as ínguas as 6 dessa regiões inormes.obg bjs
Carmen
Qual medico especifico procura para tratar baço inflamado.
Editor umComo.com.br
Oi Carmen! Como o baço é um órgão relacionado ao sistema imune, geralmente quem trata dos problemas relacionados a ele é um hematologista.
Ilcéia D.dos.S.Souza.
Boa tarde! Poderia me dar uma informação? Sinto uns aformigamentos ,coceiras as vezes um pouco de dormência e agora deu para doer um pouquinho não sei como explicar dor parece que esta queimando no local agora me apareceu um hematoma avermelhado no meu braço esquerdo e dor no meu pescoço e ombro é perto do abdome do lado esquerdo.Será que estou com problemas no baço?Qual especialidade que devo procurar? Aguardo a resposta.
Editor umComo.com.br
Oi Ilcéia! Pode ser um problema de baço, sim. Você deve consultar um hematologista.
Ilcéia D.dos.S.Souza
Muito obrigada pela resposta. Achei muito importantes as informações sobre inflamação do baço.Obrigada mais uma vez.
A sua avaliação:
messias inacio da conceiçao
excelente informaçao
A sua avaliação:
maryane isabel de oliveira
achei muito esclarecedor a matéria sobre inflamação do baço,mas infelizmente a minha médica está desinformada sobre os sintomas.Descrevi cada detalhe,febre,mal estar e sabe que ela me disse no final da consulta"Melhoras"não entendi eu cheguei com o diagnóstico pronto e ela nem pediu uma ultrassom.Um descaso total!Mas Graças a deus existem outros profissionais e logo vou me consultar com outro.Tomará que seja coisa da minha cabeça,mas se não for perdi tempo de tratamento por simplesmente tem gente que não ouve o paciente.Agradeço novemente.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maryane! Se você continua sentindo dores e desconfortos, então convém sempre pedir uma segunda opinião para outro médico. Muito obrigada pelo seu comentário e rápidas melhoras!
A sua avaliação:
maria
o baço grande faz menstruação faltar
1 de 6
Sintomas do baço inflamado