O linfedema

Como cuidar de braços e mãos com risco de linfedema

Como cuidar de braços e mãos com risco de linfedema

O linfedema é a acumulação de líquido rico em proteínas (linfa) em uma extremidade como resultado de uma sobrecarga do sistema linfático, no qual o volume de linfa acumulada excede a capacidade de drenagem da mesma. Estes cuidados estão baseados em 2 princípios: evitar o incremento da produção de linfa e não aumentar o bloqueio de eliminação da linfa. O calor excessivo, o exercício vigoroso e as infecções no braço incrementam a produção de linfa, aumentando o risco. Por outro lado, a roupa apertada e a própria infecção podem favorecer a obstrução linfática. Aqui vão alguns conselhos para evitar estes inconvenientes.

Vai precisar de:

  • Sabões neutros
  • Creme hidratante
  • Luvas
Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma perna com Linfedema

Passos a seguir:

1

Deve-se aumentar a higiene da pele do braço utilizando sabonetes neutros. É importante secar minuciosamente a pele, sem esquecer as dobras e a área entre os dedos. Aplique creme hidratante após a lavagem.

2

Evite roupas apertadas no braço e no ombro afetado. O sutiã deve ser apropriado, com alças largas e acolchoadas, para evitar a compressão da área do ombro.

3

Deve-se ampliar as precauções para evitar lesões na pele do braço: evite as retiradas de sangue, vacinas ou a administração de medicamentos nesse braço, não verifique a pressão nessa extremidade. No caso de ser diabética: não faça as determinações de glicemia capilar através da picada do lóbulo dos dedos na mão afetada e não utilize substâncias tóxicas (água sanitária, amoníaco) sem o uso de luvas.

4

Deve-se intensificar as precauções com o ferro, ao manipular estufas ou forno, já que as queimaduras no braço afeto infectam-se com facilidade.

5

Deve-se usar luvas sempre que forem utilizadas tesouras, facas ou qualquer outro utensílio cortante, ou durante a execução de trabalhos de jardinagem. Use sempre dedal para costurar.

6

Evite as mordidas e arranhões de cachorros e gatos.

7

Em caso de ferida na pele do braço ou ombro, é importante lavar a área com água e sabonete, bem como utilizar um antisséptico.

8

Quando fizer a manicure evite: cortar as unhas com tesouras (é preferível o uso de cortador de unhas), cortar as cutículas, morder as unhas ou arrancar as espigas.

9

Evite o excesso de calor no braço: não lave ou esfregue com água muito quente, não tome sol sem a proteção adequada no braço, evite saunas.

10

Não faça exercícios vigorosos e repetitivos com o braço. Você pode fazer esporte (tênis, natação), mas controlando o tempo do exercício.

11

Evite carregar peso com o braço afetado. Não coloque a bolsa no ombro desse lado.

12

No caso de linfedema: não use pulseiras, relógio ou anéis nesse braço.

13

Utilize máquina elétrica para fazer a depilação da axila.

14

Mantenha uma dieta saudável e evite a obesidade: mantenha uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes; deve ser uma dieta hipocalórica, que ajude a prevenir a obesidade, e evite alimentos com excesso de sal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de braços e mãos com risco de linfedema, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • O tratamento deve ser indicado por um médico.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Paulo
E muito bom saber como tratar do linfedema, pois é um assunto que me interessa muito, se não tem a cura pelo menos, temos que saber como amenizar os efeitos.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo, que bom saber que o assunto foi do seu interesse. Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)
Como cuidar de braços e mãos com risco de linfedema