Quais são os valores normais de creatinina
A creatinina é um produto da decomposição de uma parte importante do músculo: a creatina. Sua eliminação do organismo é feita através dos rins, de tal forma que seus valores analisados mostram o funcionamento destes. Os valores de creatinina podem ser calculados por dois tipos de vias: a urinária e asanguínea. Quando a função renal é anormal a creatinina aumenta no sangue e diminui na urina uma vez que é eliminada através desta. Os valores da creatinina podem variar segundo o sexo, o tamanho e o peso do indivíduo. Em umComo.com.br explicamos quais são os valores normais de creatinina.
Valores normais de creatinina no sangue
Para poder obter os valores de creatinina no sangue é necessário uma amostra desta, sque será extraída por um profissional de enfermaria mediante a punção venosa. Na leitura dos resultados da análise, você encontrará os resultados da creatinina na seção bioquímica.
É possível que antes de colher a sua amostra seu médico lhe peça que deixe de tomar temporariamente certos medicamentos que podem modificar o resultado da análise. É o caso de medicamentos nefrotóxicos, anti-inflamatórios não esteroides, aminoglicosídeos, quimioterapêuticos de fármacos pesados, entre outros.
Para a leitura dos resultados deve ter em conta que as mulheres costumam ter níveis de creatinina mais baixos comparados com os homens já que, normalmente, têm menos massa muscular. Por conseguinte, os valores normais de creatinina no sangue são para:
- Mulheres: entre 0,6 e 1,1 mg/dl.
- Homens: entre 0,7 e 1,3 mg/dl.
Valores anormais de creatinina no sangue
Se os valores de creatinina são inferiores aos corretos costuma-se associar a um problema muscular, como a perda de massa ou a um problema de compromisso a nível nervoso.
Os indivíduos que, na sua análise de sangue, obtenham níveis altos de creatinina, podem procurar sua causa na desidratação, problemas de gravidez (eclampsia, convulsões), obstrução das vias urinárias ou algum tipo de problema renal (infecção, dano)
Valores normais de creatinina na urina
No caso da creatinina na urina é necessário uma amostra de urina recolhida durante 24 horas em uma embalagem especial. O correto é urinar em uma garrafa desde a hora que o indivíduo se levanta, até à hora em que vai dormir. A amostra deve ser conservada refrigerada até à entrega no laboratório.
É importante informar o médico que pediu a análise se está tomando algum fármaco como antibiótico, cimetidina ou cisplatino, pois estes poderiam interferir nos resultados. Mesmo assim, não abandone o tratamento se seu médico não o indicar.
Os valores de creatinina na urina (amostra de 24 horas) podem variar de 500 aos 2000 mg/dia. Os resultados dependerão da idade e da massa corporal magra. A faixa normal segundo o sexo pode ser interpretada da seguinte forma:
- Nas mulheres: entre 11 e 20 mg por kg de massa corporal.
- Nos homens: entre 14 e 26 mg por kg de massa corporal.
Veja também: Valores normais de gasometria arterial e venosa
Valores anormais de creatinina na urina
Quando os resultados de creatinina na urina não estão entre os valores normais, pode ser devido a uma dieta rica em carne, infecção renal, escasso fluxo de sangue nos rins, problemas renais ou perda do tecido muscular.
Se quer saber mais sobre este assunto, convidamos você a consultar nosso artigo como normalizar os níveis de creatinina.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os valores normais de creatinina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.