Partilhar
Partilhar em:

Como normalizar os níveis de creatinina

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (2998 votos)
158 comentários
254 vezes partilhado
 
Como normalizar os níveis de creatinina

A creatina é parte integrante de nossos músculos, uma de suas principais funções é nutri-los. Quando estes se deterioram, é liberada a creatinina, que por sua vez é filtrada majoritariamente pelos rins. Portanto, o nível de creatinina é um indicador da massa muscular no corpo e do funcionamento renal.

O nível de creatinina no sangue no homem é de 0.7 a 1.3 mg/dL e de 0.6 a 1.1 mg/dL na mulher. Mas, mais importante do que um nível absoluto de creatinina, é a tendência destes níveis em um determinado prazo; por exemplo: um nível crescente indica uma possível lesão dos rins, enquanto um nível de creatinina que desce, indica uma melhoria da função renal. Em umComo.com veremos como normalizar os níveis de creatinina.

Também lhe pode interessar: Quais são os valores normais de creatinina
Instruções:
1

Quando se têm níveis baixos de creatinina, pode ser indicativo de uma ingestão insuficiente de proteínas, pelo qual o tratamento estaria focado em uma alimentação rica em proteínas:

  • Carne
  • Peixe
  • Ovos
  • Queijo
2

Níveis altos de creatinina podem indicar:

Desidratação: neste caso deve-se aumentar a ingestão de líquidos tomando pequenas quantidades de água pouco a pouco. Quando se toma muita água inesperadamente pode ser produzido um vômito por encher rapidamente o estômago. Também são recomendáveis as bebidas esportivas já que contêm minerais em abundância e reidratam o nosso corpo de maneira eficaz. Deve-se evitar qualquer bebida que contenha cafeína.

3

Necrose tubular aguda: se esta é a causa dos níveis altos de creatinina, o tratamento a seguir é:

  • Prevenir a acumulação excessiva de líquidos e dejetos, para isso será feita uma restrição da ingestão de líquidos a uma quantidade similar ao volume de diurese.
  • Serão diminuídas as substâncias que são filtradas pelo rim para minimizar o trabalho deste e evitar sua acumulação no organismo. Por exemplo, as proteínas, o sódio (sal) e o potássio.
  • Seu médico de cabeceira vai te orientar, caso sejam necessários medicamentos que possam diminuir o potássio no sangue ou diuréticos para ajudar a eliminar o líquido do seu organismo.
4

A nefropatia diabética pode ser outra causa de níveis altos de creatinina, neste caso deve-se:

  • Controlar os níveis de pressão arterial, para que não ultrapassem 130/80. Uma maneira de consegui-lo é com medicamentos que serão prescritos pelo médico.
  • Alimentação baixa em gorduras
  • Fazer exercício regularmente
  • Manter os níveis de glicemia dentro das faixas saudáveis (80 - 120 mg/dl)
5

Glomerulonefrite:

  • A coisa mais importante para manter os níveis de creatinina dentro dos limites por esta doença é manter a pressão arterial controlada. Como acontece com a nefropatia diabética, costuma-se prescrever medicamentos (captopril, enalapril, lisinopril, ramipril).
  • Limitar o consumo de sal, líquidos, proteínas.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como normalizar os níveis de creatinina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se você tiver qualquer dúvida sobre este assunto, procure seu médico de família ou deixe um comentário.
Comentários (158)

Escrever comentário sobre Como normalizar os níveis de creatinina

158 comentários
jucileide oliveira
um rim produz creatinina alta e o outro baixa creatinina
PEDRO LIMA SANTOS
Boa tarde; Prezados, Minha esposa, teve cálculo renal, e precisou realizar uma cirurgia, após esta cirurgia surgiu uma complicação ele teve infecção generalizada, graças a Deus ela conseguiram controlar tal infecção, porém os níveis de creatinina estão elevados em 9, como baixar tal índice? aguardo contato!
Editor umComo.com.br
Oi Pedro! Por favor, confira as informações do artigo.
Irene kluck
gostaria de saber como baixa nivel de crea tina
Editor umComo.com.br
Oi Irene! Você experimentou as dicas do texto?
vanderlei
presciso curar creatina alta e ureia , rins fi prejudicado por conta de antibiotico, sou diabetico
Antonio Carlos de Lima Rodrigues
dia 11/04/2017 Creatinina = 1,28 mg/dl Uréia = 62,0 mg/dl o que devo fazer peso 127 kgs 1,68 e 55 anos
marta lucia da silva fuchs
Eu tive um tumor no rim e ele foi retirado(esquerdo)agora os níveis de cretinina estão baixos,como regularizo? obrigada
Arthur V. Itabaiana
Minha creatinina esta alta: 1,87 mg/dl. Como baixar?
A sua avaliação:
Arlyr Barreiro
minha creatinina deu 1,10 mg e meu gama-gt deu 122, estou mas preocupada com a creatinina, sera q é algum perigoso? não sinto nada mas estou bastante preocupada, como faço para normalizar?
A sua avaliação:
Felipe Raad
Ao navegar pela internet, buscando informação nutricional para doença renal crônica, deparei-me com sua matéria que aborda o assunto. Além de DRC, fui diagnosticado com câncer de próstata e, recentemente, catarata na vista direita que necessita de cirurgia, condicionado que as taxas (principalmente uréia e creatinina) estejam em níveis aceitáveis. Ficarei muito grato em receber o retorno com dicas de alimentação saudável e que ajudem a diminuir essas taxas. Antecipadamente, desejo que você e sua família tenham um abençoado Natal, com saúde, harmonia e paz.
A sua avaliação:
Miguel Barcelos
Minha creatinina subiu muito em dois anos de 1.8 para 3,4 o que fazer?

Como normalizar os níveis de creatinina
Como normalizar os níveis de creatinina