Partilhar

Como normalizar os níveis de creatinina

Como normalizar os níveis de creatinina

A creatina é parte integrante de nossos músculos, uma de suas principais funções é nutri-los. Quando estes se deterioram, é liberada a creatinina, que por sua vez é filtrada majoritariamente pelos rins. Portanto, o nível de creatinina é um indicador da massa muscular no corpo e do funcionamento renal.

O nível de creatinina no sangue no homem é de 0.7 a 1.3 mg/dL e de 0.6 a 1.1 mg/dL na mulher. Mas, mais importante do que um nível absoluto de creatinina, é a tendência destes níveis em um determinado prazo; por exemplo: um nível crescente indica uma possível lesão dos rins, enquanto um nível de creatinina que desce, indica uma melhoria da função renal. Em umComo.com veremos como normalizar os níveis de creatinina.

Também lhe pode interessar: Quais são os valores normais de creatinina
Passos a seguir:
1

Quando se têm níveis baixos de creatinina, pode ser indicativo de uma ingestão insuficiente de proteínas, pelo qual o tratamento estaria focado em uma alimentação rica em proteínas:

  • Carne
  • Peixe
  • Ovos
  • Queijo
2

Níveis altos de creatinina podem indicar:

Desidratação: neste caso deve-se aumentar a ingestão de líquidos tomando pequenas quantidades de água pouco a pouco. Quando se toma muita água inesperadamente pode ser produzido um vômito por encher rapidamente o estômago. Também são recomendáveis as bebidas esportivas já que contêm minerais em abundância e reidratam o nosso corpo de maneira eficaz. Deve-se evitar qualquer bebida que contenha cafeína.

3

Necrose tubular aguda: se esta é a causa dos níveis altos de creatinina, o tratamento a seguir é:

  • Prevenir a acumulação excessiva de líquidos e dejetos, para isso será feita uma restrição da ingestão de líquidos a uma quantidade similar ao volume de diurese.
  • Serão diminuídas as substâncias que são filtradas pelo rim para minimizar o trabalho deste e evitar sua acumulação no organismo. Por exemplo, as proteínas, o sódio (sal) e o potássio.
  • Seu médico de cabeceira vai te orientar, caso sejam necessários medicamentos que possam diminuir o potássio no sangue ou diuréticos para ajudar a eliminar o líquido do seu organismo.
4

A nefropatia diabética pode ser outra causa de níveis altos de creatinina, neste caso deve-se:

  • Controlar os níveis de pressão arterial, para que não ultrapassem 130/80. Uma maneira de consegui-lo é com medicamentos que serão prescritos pelo médico.
  • Alimentação baixa em gorduras
  • Fazer exercício regularmente
  • Manter os níveis de glicemia dentro das faixas saudáveis (80 - 120 mg/dl)
5

Glomerulonefrite:

  • A coisa mais importante para manter os níveis de creatinina dentro dos limites por esta doença é manter a pressão arterial controlada. Como acontece com a nefropatia diabética, costuma-se prescrever medicamentos (captopril, enalapril, lisinopril, ramipril).
  • Limitar o consumo de sal, líquidos, proteínas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como normalizar os níveis de creatinina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se você tiver qualquer dúvida sobre este assunto, procure seu médico de família ou deixe um comentário.

Escrever comentário

207 comentários
A sua avaliação:
JAIME ALMEIDA FILHO
Retirei o rim direito minha creatina era 1,33 e em meu último exame deu 1,47, consumo proteína o que posso fazer ?
Marines telles
Fiz um exame e minha creatinina ta 0,7 que eu posso fazer?
A sua avaliação:
José Maurício
Ótimo!
Francisco Lacerda
Creatinina medindo 5.0 e necessário fazer hemodiálise? O que fazer para controlar?
LEIAGH M.H. IDRAND
A ALIMENTACÃO DETERMINA AS BOAS FUNÇÕES DO NOSSO CORPO. BONS ARTIGOS, DEVEM SER LIDOS E SEGUIDOS, POIS A ORIENTAÇÃO CORRETA , MUITAS VEZES SALVAM VIDAS . OBRIGADO PELO BOM ARTIGO.
Sonia gomes da silva
Estou muito preocupada por que meu resultdo da creatinina do sangue deu ..5.77 e da urina deu 51.1 qual risco que corro e como baixar a creatinina
SAYMON DOS REIS SOUZA
SOU DIABÉTICO TIPO 1, TRANSPLANTADO RENAL E ESQUECI DE TOMAR REMÉDIO DE PRESSÃO, HÁ DOIS DIAS ATRÁS PASSEI MAL ESTAVA COM 20 DE PRESSÃO E A CREATININA DEU 3,7 O QUE DEVO FAZER PARA NORMALIZAR ?
Maria inez soares lima
Andrei Yashin Milagres
Tenho 48 anos 1,69 alt peso 68 kilos tenho 24,13ml/dl de creatinina na urina e 2,10 no sangue e clearence da creatinina 23,10ml/min estas referências são de difícil retrocesso com medicamentos ? Obrigado e bom dia .
zenaide
OI BOA TARDE O MEDICO ME PEDIU EXAME LABORATORIAL EU FIQUEI PEOCULPADA POIS O RESULTADO FOI 0,50 ISSO PROCEDE ALGUEM ME AJUDA COMO ELIMINAR?

Como normalizar os níveis de creatinina
Como normalizar os níveis de creatinina

Voltar ao topo da página