Partilhar

Como cuidar dos rins

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar dos rins
Imagem: entrerios.gov.ar

Os rins cumprem uma função muito importante em nosso corpo ao filtrar o sangue eliminando as toxinas pela urina, o que nos ajuda a contar com um organismo mais saudável. Seu correto cuidado é fundamental para evitar problemas renais e condições que comprometem de forma séria nossa saúde, mas você sabe por onde começar? Em umComo explicamos como cuidar dos rins de forma eficiente.

Também lhe pode interessar: Qual é o tamanho normal dos rins
Passos a seguir:
1

Sabe por que é importante cuidar dos rins? Devido à função deste órgão ajudando o corpo a eliminar toxinas, seu adequado tratamento garantirá nossa saúde prevenindo o sofrimento de condições como os cálculos renais, a insuficiência renal, a nefrite ou as infecções neste órgão.

Desta forma, os rins que funcionam adequadamente favorecerão a depuração eficiente do organismo, beneficiando nossa saúde.

2

Primeiro devemos ingerir uma boa quantidade de líquido por dia, pelo menos 2 litros entre água, sucos e alimentos com uma boa quantidade de líquido. Isto será necessário para favorecer a correta eliminação de toxinas ao aumentar a quantidade de urina que expulsamos. Se bebemos pouco líquido também urinamos pouco e muito concentrado, o que dificulta eliminar aquelas substâncias que não precisamos.

É difícil beber água? Em nosso artigo como beber mais água diariamente você conseguirá algumas dicas para consegui-lo.

Como cuidar dos rins - Passo 2
3

Alguns alimentos ou nutrientes, consumidos em excesso, prejudicam nossa saúde renal, por isso é importante ingeri-los de forma adequada. Desta forma recomendamos:

  • Moderar a ingestão do leite e seus derivados, pois o excesso de cálcio é um dos principais causadores de condições como os cálculos renais.
  • Não consumir suplementos de cálcio a não ser que sejam indicados por um especialista.
  • Não ingerir também suplementos de vitamina C ou qualquer outro nutriente sem que tenha sido recomendado por um médico.
Como cuidar dos rins - Passo 3
4

O sal em excesso não só é causador de problemas como a pressão alta, mas também afeta o correto funcionamento renal ao favorecer a retenção de líquido. Para cuidar dos rins é importante moderar a ingestão deste condimento e usar em seu lugar alternativas mais naturais e saudáveis para cozinhar com sabor, por exemplo, as especiarias como a salsa, o alecrim ou o orégano.

Como cuidar dos rins - Passo 4
5

Hábitos como o tabagismo, o consumo frequente e excessivo de álcool ou a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar afetam também seus rins, dificultando a eliminação de toxinas pela urina e impedindo que realizem suas funções de forma adequada.

Se quer cuidar dos rins, e em geral de sua saúde, recomenda-se fazer uma dieta saudável e balanceada, rica em verduras e frutas.

Como cuidar dos rins - Passo 5
6

Também é importante que evite abusar dos analgésicos, tanto aqueles de venda livre como o ibuprofeno, como os que precisam de receita médica. Este tipo de medicamento consumido em excesso ou por longos períodos de tempo podem afetar a saúde dos rins, por isso, recomenda-se ingeri-los sob a supervisão médica e sem exceder o tempo indicado.

Se sente dor ou incômodos frequentes em seu corpo, é conveniente visitar um médico para receber o tratamento adequado sem se automedicar.

Como cuidar dos rins - Passo 6
7

Perante qualquer dor nos rins, ou perante sintomas como sangramento na urina, recomenda-se visitar um nefrologista.

Também em umComo convidamos você a descobrir algumas alternativas naturais para manter sua saúde renal, descubra como fazer sucos para limpar os rins e as melhores infusões para mantê-los saudáveis.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como cuidar dos rins

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
RAULQUIRDES RIBEIRO BATISTA
Muito importante as orientações desse artigo. Já tive problema com os meus rins. Um parou foi levado ao hospital Salgado Filho (RJ), graça a Deus depois de várias seções de hemodiálise voltou funcionar. Moro em Parintins/AM. Ficarei agradecido se receber mais informações, mas confesso que esse artigo me ajudou muito. Obrigado. Que Deus os abençoe.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Raulquirdes! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Neste link encontrará mais informações para cuidar dos seus rins: http://www.umcomo.com.br/search/index/cat/7758/q/rins Continue acompanhando a nossa página :)

Como cuidar dos rins
Imagem: entrerios.gov.ar
1 de 6
Como cuidar dos rins

Voltar ao topo da página