Pedras nos rins

Como eliminar pedra nos rins

Como eliminar pedra nos rins
Imagem: yasnodar.ru

As pedras nos rins, conhecidas também como cálculos renais, surgem porque a urina contém cristais, em maior parte ácido úrico e cálcio, que se podem agregar ao longo do percurso dos rins até à uretra, que é onde ocorre a eliminação da urina. Quando estes cristais se reúnem, eles formam uma espécie de um núcleo, que juntamente com outras substâncias formam o cálculo. Os cálculos têm um formato semelhante ao de uma pedra e, podem ficar na região onde se formaram ou podem se mexer, dependendo do seu tamanho e caraterísticas. A causa da formação destas pedras não é completamente conhecida, mas sabe-se que existe uma diferença na localização e no tipo de pedra de acordo com a região geográfica, temperatura, variações ambientes e hereditariedade. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como eliminar pedra nos rins.

Também lhe pode interessar: Como dissolver pedras nos rins
Passos a seguir:
1

A presença de pedras nos rins nem sempre apresenta sintomas, isto acontece quando não existe movimentação da pedra ou obstrução da via urinária. Mas, a maioria das vezes as pedras nos rins originam cólicas e dores. As dores podem ser apenas na região lombar ou podem-se estender para as regiões abdominal, genital e inguinal. No entanto, o trajeto da dor pode não significar o local da pedra. Saiba mais sobre os sintomas das pedras nos rins no nosso artigo sobre como saber se tenho cálculos renais.

Como eliminar pedra nos rins - Passo 1
Imagem: novotempo.com
2

Dependendo da gravidade da situação e do tamanho da pedra, o tratamento modificará. Se a pedra for muito grande, com mais de 1 cm, talvez o mais recomendável será recorrer a uma cirurgia para remover a pedra. Mas se a situação não for tão grave, o tratamento irá consistir em analgésicos, repouso e hidratação. Para além disso, pode complementar este tratamento com os remédios caseiros que lhe damos de seguida.

3

Infusão de boldo, camomila e alecrim. Estas três plantas medicinais juntas irão ajudá-lo na remoção das pedras nos rins. Para esta infusão irá precisar de:

  • 1 colher de sopa de folhas de boldo;
  • 1 colher de sopa de flores de camomila;
  • 1 colher de sopa de alecrim;
  • 1 xícara de água.

Coloque a água a ferver numa panela e, de seguida adicione o boldo, a camomila e o alecrim. Tape a panela e deixe repousar por cerca de 15-20 minutos. Coe a infusão e tome entre 4 a 5 xícaras por dia.

Como eliminar pedra nos rins - Passo 3
Imagem: wikipedia.org
4

Infusão de amoreira negra. Esta planta possui propriedades diuréticas que o irão auxiliar na eliminação de pedras nos rins. Para esta infusão irá precisar de:

  • 15 g de folhas secas de amoreira negra;
  • 1 litro de água.

Coloque a água a ferver numa panela e, de seguida adicione as folhas de amoreira negra. Tape a panela e deixe repousar por cerca de 15 minutos. Coe a infusão e tome 4 xícaras por dia.

5

Suco de melancia. A melancia contém propriedades diuréticas e pode estimular a frequência urinária, tornando assim a eliminação de pedras nos rins mais fácil. Para isso, você irá precisar de 2 xícaras de melancia e meia xícara de água. Coloque a melancia e a água na liquidificadora e bata até obter um suco. De seguida, adoce a seu gosto e tome 1 copo de suco de 3 em horas.

Como eliminar pedra nos rins - Passo 5
Imagem: blogdacarolzinha.com.br
6

E como a melhor forma de evitar as pedras nos rins é a prevenção, você pode fazê-lo mudando alguns aspetos nos seus hábitos alimentares e na sua rotina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar pedra nos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Na presença dos sintomas acima citados, consulte de imediato o seu médico, para que lhe faça o diagnóstico adequado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Anacleto pedro
estou com pedras nos ris sinto dores nas costas no abdome lo lado direito mijo muito em 30 a 30 minutos o que me aconselhariam fazer?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Anacleto, o ideal é que você vá ao médico para fazer um tratamento adequado e evitar possíveis complicações. A equipe editorial do umCOMO deseja prontas melhoras!
A sua avaliação:
Renato Amaral
Minha pedra nos rins saiu sózinha
Gustavo Oliveira
Bom dia. Fui diagnosticado com pedra no rins direito medindo 0,5 cm. Gostaria de mais informações sobre o assunto. Grato.
bruno de almeida cipriano
To com pedra nos ris muita dor nas costas no abdome
Imagem: yasnodar.ru
Imagem: novotempo.com
Imagem: wikipedia.org
Imagem: blogdacarolzinha.com.br
1 de 4
Como eliminar pedra nos rins