Partilhar

Remédios caseiros para a dor nos rins

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios caseiros para a dor nos rins

Ainda que possa parecer pouco frequente, a dor nos rins é uma condição da qual sofrem muitas pessoas, e que costuma indicar que existe algum problema nesses órgãos. Manifesta-se como uma dor na parte inferior das costas, podendo ser intensa ou moderada. Na maioria das vezes fala-se de problemas renais, tais como infecções, cálculos renais, ou outros problemas. Apesar destas doenças deverem ser tratadas por um especialista, podem-se seguir alguns conselhos para aliviar a dor. Por isso, neste artigo de umComo explicamos para você alguns remédios caseiros para a dor nos rins.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a infecção nos rins

Causas da dor nos rins

Devemos ser conscientes de que a dor nos rins costuma ser causada por problemas que têm que ser tratados por um especialista, já que caso contrário, pode derivar em problemas de maior gravidade. É possível que esta dor se confunda com a da lombalgia, já que a zona dolorida é praticamente a mesma. A dor nos rins caracteriza-se por ser intensa, pungente e intermitente, e pode irradiar ao centro das costas ou ao abdômen. Além disso, é habitual que a dor nos rins venha acompanhada de outros desconfortos como vômitos e febre, o que nos indicaria que se trata de uma infecção. Nestes casos também é frequente sentir dor com a micção e presença de sangue na urina. As causas que podem estar por trás da dor nos rins são:

  • Infecção de urina.
  • Cálculos renais.
  • Cólica renal.
  • Inflamação do rim.
  • Sangramento renal.
  • Tumores nos rins.
  • Outras.
Remédios caseiros para a dor nos rins - Causas da dor nos rins

Beber muita água

Os rins filtram constantemente os líquidos do corpo retendo substâncias negativas para o organismo. Uma falta de líquido, especialmente de água, pode causar uma acumulação destas substâncias nos rins facilitando o aparecimento de infecções ou outros problemas derivados dos mesmos. Por isso, beber água com frequência durante todo o dia é a primeira coisa que deveríamos ter em conta para evitar a dor nos rins por algumas das possíveis causas. A água permite se desfazer das bactérias e sujeira acumulada nos rins, que podem ser expulsos se houver um fluxo de água constante. Assim, por exemplo, um cálculo renal pequeno pode ser eliminado através da urina com a água suficiente.

Remédios caseiros para a dor nos rins - Beber muita água

Suco de limão

Um dos melhores remédios caseiros para a dor nos rins é o suco de limão. Esta fruta cítrica contém ácido acético que ajuda a destruir as pedras que podem se encontrar no rim, bem como a dissolvê-las para que sejam expulsas através da urina. Assim, beber pela manhã um copo de água com suco de limão, pode ser o primeiro passo que nos ajude a eliminar a dor nos rins. Além disso, se não incomodar você beber azeite de oliva, misturar algumas colheres de sopa deste junto com o suco de limão pode ajudar a potencializar os efeitos positivos do limão. No entanto, existem pessoas que não são capazes de beber azeite, por isso optam por beber apenas o suco do limão.

Remédios caseiros para a dor nos rins - Suco de limão

Dente de leão

O dente de leão é uma planta utilizada pelas suas propriedades, entre as quais se encontra a sua ação diurética. Os sais de potássio presentes nesta planta atuam estimulando a micção, isto é, eliminando a água através do organismo, e, portanto, eliminando toxinas. Deste modo, pode facilitar a limpeza dos rins e a expulsão de pequenas pedras. Além disso, esta planta também estimula a circulação sanguínea nos rins e é benéfica para prevenir hemorragias hepáticas. Utilizar o dente de leão como remédio caseiro para a dor nos rins é muito simples, só tem que preparar uma infusão desta planta e tomar uma xícara por dia.

Remédios caseiros para a dor nos rins - Dente de leão

Chá de sementes

O chá de sementes de melancia é outro dos produtos que nos podem servir como remédio caseiro para acabar com a dor nos rins. Esta elaboração é outro diurético que ajudará na limpeza dos rins, além da bexiga urinária. Do mesmo modo, o chá de sementes de aipo também pode ser eficiente para tratar a dor nos rins. Neste caso, demonstrou-se que acelera a eliminação das substâncias que ficam acumuladas nos rins, aumenta a produção de urina e alivia a dor os rins. Além disso, o óleo essencial que se extrai do aipo tem propriedades antifúngicas e ajuda na eliminação de bactérias.

Assim, podemos preparar uma infusão de alguma destas sementes para tomar um copo por dia.

Remédios caseiros para a dor nos rins - Chá de sementes

Evite o excesso de vitamina C

A vitamina C é benéfica e necessária para o correto funcionamento do organismo. Mais concretamente, contribui para a cura de feridas e a formação dos ossos. No entanto, o consumo em excesso deste tipo de vitamina faz com que ela se converta em oxalato, ou seja, sais que se convertem em cálculos renais. Por esta razão, é importante reduzir o consumo de alimentos ricos em vitamina C. Aquelas pessoas propensas a sofrer de cálculos renais costumam estar avisadas pelo seu médico a respeito da necessidade de reduzir a quantidade de alimentos que aumentam os níveis de oxalato.

Remédios caseiros para a dor nos rins - Evite o excesso de vitamina C

Quando ir ao médico?

Como explicamos anteriormente neste artigo, a dor nos rins pode ser sintoma de algum dano nos rins que, ao não ser tratado, pode chegar a gerar problemas de gravidade para a saúde. Por isso, no caso de sentir uma dor muito intensa, ou de apresentar outros sintomas como vômitos, náuseas, ou sangue na urina, deverá ir ao médico de imediato para receber o tratamento adequado.

Remédios caseiros para a dor nos rins - Quando ir ao médico?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para a dor nos rins, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para a dor nos rins

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para a dor nos rins
1 de 8
Remédios caseiros para a dor nos rins

Voltar ao topo da página