Como prevenir a candidíase vaginal


A candidíase vaginal é uma infeção causada pelo aumento excessivo do fungo comum chamado Candida. Da mesma forma que outros micro-organismos, a Candida está presente na vagina em quantidades pequenas e controlada pelo nosso sistema imunológico, mas no momento que se produz um desiquilíbrio podem aparecer os sintomas de uma candidíase vaginal: fluxo vaginal espesso e abundante, comichão e irritação da vulva, picadas ao urinar e relações sexuais dolorosas. Para curar este tipo de infeções requere-se um tratamento farmacológico específico, mas é certo que há uma série de medidas que podemos levar a cabo para prevenir a candidíase vaginal. Contamos-lhe quais são neste artigo de umComo.com.br.
Passos a seguir:
As mulheres propensas a sofrer de candidíase vaginal devem ter cuidado com o uso de antibióticos, uma vez que estes destroem as bactérias responsáveis por controlar o equilíbrio das leveduras como a Candida no nosso organismo. No caso do médico lhe receitar um tratamento antibiótico por outras causas, diga-lhe que é propícia a ter candidíase para que possa avaliar se é necessário receitar-lhe, também, um tratamento para curar a infeção vaginal.
Uma medida muito importante que deve ter em conta para prevenir a candidíase vaginal é manter uma higiene íntima adequada. Neste sentido, é aconselhável não aplicar na zona íntima produtos agressivos como sabões perfumados, sabões com pH ácido e evitar os banhos de espuma.
Em relação ao tema da higiene para prevenir a candidíase vaginal, também é aconselhável que quando for ao banho, a limpeza da zona íntima seja de frente para trás. Desta forma, evitará passar outros germes para a vagina.
Durante o ciclo menstrual devemos ser especialmente cuidadosas com a nossa higiene íntima. O fato de mudar com frequência os pensos e os tampões é uma prática que lhe ajudará a prevenir a candidíase vaginal. Além disso, não se esqueça de mudar as toalhas de banho de forma regular, o ideal é utilizar sempre uma toalha limpa para se secar.
As peças demasiado justas e sintéticas não são adequadas se é propensa a ter candidíase vaginal. Para a sua prevenção, o melhor é usar roupa interior de algodão, a qual favorece a entrada de ar e a saída de umidade.
As pessoas que sofrem de diabetes devem manter bem controlados os seus níveis de açúcar no sangue. Quando estes estão descontrolados, as leveduras que se encontram no organismo podem aumentar o seu crescimento e corre-se o risco de se desenvolver candidíase vaginal.
Na maioria das ocasiões é impossível evitar a candidíase vaginal, mas levando a cabo estas simples práticas é provável que possa conseguir prevenir o aparecimento de infeções como esta na sua zona íntima.
Leia também: Como tratar uma ferida na vagina
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a candidíase vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.