Candidíase

Como prevenir a candidíase vaginal

Como prevenir a candidíase vaginal
Imagem: siemprefeliz.com

A candidíase vaginal é uma infeção causada pelo aumento excessivo do fungo comum chamado Candida. Da mesma forma que outros micro-organismos, a Candida está presente na vagina em quantidades pequenas e controlada pelo nosso sistema imunológico, mas no momento que se produz um desiquilíbrio podem aparecer os sintomas de uma candidíase vaginal: fluxo vaginal espesso e abundante, comichão e irritação da vulva, picadas ao urinar e relações sexuais dolorosas. Para curar este tipo de infeções requere-se um tratamento farmacológico específico, mas é certo que há uma série de medidas que podemos levar a cabo para prevenir a candidíase vaginal. Contamos-lhe quais são neste artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como curar a candidíase vaginal
Passos a seguir:
1

As mulheres propensas a sofrer de candidíase vaginal devem ter cuidado com o uso de antibióticos, uma vez que estes destroem as bactérias responsáveis por controlar o equilíbrio das leveduras como a Candida no nosso organismo. No caso do médico lhe receitar um tratamento antibiótico por outras causas, diga-lhe que é propícia a ter candidíase para que possa avaliar se é necessário receitar-lhe, também, um tratamento para curar a infeção vaginal.

2

Uma medida muito importante que deve ter em conta para prevenir a candidíase vaginal é manter uma higiene íntima adequada. Neste sentido, é aconselhável não aplicar na zona íntima produtos agressivos como sabões perfumados, sabões com pH ácido e evitar os banhos de espuma.

3

Em relação ao tema da higiene para prevenir a candidíase vaginal, também é aconselhável que quando for ao banho, a limpeza da zona íntima seja de frente para trás. Desta forma, evitará passar outros germes para a vagina.

4

Durante o ciclo menstrual devemos ser especialmente cuidadosas com a nossa higiene íntima. O fato de mudar com frequência os pensos e os tampões é uma prática que lhe ajudará a prevenir a candidíase vaginal. Além disso, não se esqueça de mudar as toalhas de banho de forma regular, o ideal é utilizar sempre uma toalha limpa para se secar.

5

As peças demasiado justas e sintéticas não são adequadas se é propensa a ter candidíase vaginal. Para a sua prevenção, o melhor é usar roupa interior de algodão, a qual favorece a entrada de ar e a saída de umidade.

6

As pessoas que sofrem de diabetes devem manter bem controlados os seus níveis de açúcar no sangue. Quando estes estão descontrolados, as leveduras que se encontram no organismo podem aumentar o seu crescimento e corre-se o risco de se desenvolver candidíase vaginal.

7

Na maioria das ocasiões é impossível evitar a candidíase vaginal, mas levando a cabo estas simples práticas é provável que possa conseguir prevenir o aparecimento de infeções como esta na sua zona íntima.

Leia também: Como tratar uma ferida na vagina

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a candidíase vaginal, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
renata
Olá, caso tenhamos com fequencia a candidíase, podemos nos auto medicar. Ex podemos usar medicamentos em casa o so passado por médicos?
vanda
Retirei o útero a um ano e a candidiase tem me incomodado com frequência. O que devo fazer?
clarity
acho muito interessantes as dicas que dao. eu gostaria de saber como realmente posso tartar a candidaiase que me encomoda muito, enao me deixa a vontade, passei quase 2 semanas andando com absorvente pois era unicojeito de me aguentar por algum tempo sem me cocar. fiz uma consulta e deram me capsulas para incerir na vagina, ela leva mais de 8horas sem dereter e quando derrete sai sujndo a alcinha, e nao entendo, isso e' normal? na devia ser algo mais interno? sera que esta decorrendo o tratamento? e' certo que a coceira diminuiu bastante depois que comecei o tratamento. agradecia se me ajudasse a encontrar saida neste bicho tao chato. desde ja agradeco a atencao.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Clarity, nesse link você pode ver o tratamento para a candidíase vaginal: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-candidiase-vaginal-3433.html Espero que resulte e continue a visitar-nos ;)
Sarah
Entendi. Belo artigo! Achei tb artigos interessantes em http://www.**************.br vou ficar boa!
Sara
Sara desde já muito obrigada pelo seu comentário :) Veja os nossos artigos sobre candidíase: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-curar-a-candidiase-vaginal-3433.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/o-que-e-a-candidiase-2234.html Espero que ajude!
sonia sousa
quanto tempo pode levar para cura cândida ?
Imagem: siemprefeliz.com
Como prevenir a candidíase vaginal