Tomar comprimidos

Como tomar Rivotril

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tomar Rivotril
Imagem: boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.pt

Você está procurando como tomar Rivotril? Neste artigo umComo.com.br apresentamos-lhe a resposta, de acordo com a bula do medicamento. No entanto saiba que a toma de Rivotril deve ser prescrita e acompanhada por um médico, que será a melhor pessoa para o aconselhar no tratamento deste medicamento de tarja preta. Muitos brasileiros recorrem a ele para superar problemas do dia a dia, quando na verdade o Rivotril está indicado para tratar pacientes psiquiátricos que sofrem de transtornos de ansiedade e devidamente diagnosticados. Continue lendo e saiba mais sobre este assunto.

Também lhe pode interessar: Como deixar de tomar rivotril

Índice

  1. Noções básicas
  2. Tratamento de transtornos de ansiedade
  3. Tratamento dos transtornos do humor
  4. Tratamento da epilepsia
  5. Tratamento de outros distúrbios

Noções básicas

O medicamento Rivotril surge em formato comprimido e gotas (solução oral). Deve ser tomado apenas por prescrição médica e de acordo com o recomendado pelo seu médico.

Os comprimidos devem ser engolidos junto com algum líquido não alcoólico.

A dose diária de Rivotril não deve exceder 20 mg diários, caso contrário o paciente sentirá os efeitos adversos do medicamento, tais como sonolência, sensação de vazio na cabeça, incoordenação motora, entre outros.

Não se aconselha o uso do Rivotril por mais de 6 semanas, pois existe um risco elevado de dependência. Dessa forma, deve reduzir a dosagem em 0,25 mg de três em três dias.

Como tomar Rivotril - Noções básicas
Imagem: imgarcade.com

Tratamento de transtornos de ansiedade

Para o tratamento do Distúrbio do Pânico deve começar-se com uma dose de 0,25 mg, duas vezes ao dia. Posteriormente, pode aumentar a dose até que o distúrbio fique controlado, de 0,25 a 0,5 mg ao dia de três em três dias, perfazendo no máximo 4 mg ao dia.

No tratamento da Fobia Social a dose inicial recomendada para adultos é de 0,25 mg ao dia, podendo subir gradualmente até 6,0 mg ao dia, administrado em 2,0 mg 3 vezes ao dia.

Como ansiolítico para casos generalizados, as doses diárias variam entre 0,25 mg a 4,0 mg, administradas 3 vezes ao dia e subindo a dosagem de forma gradual.

Como tomar Rivotril - Tratamento de transtornos de ansiedade
Imagem: escolapsicologia.com

Tratamento dos transtornos do humor

O Rivotril também é indicado para tratar o Transtorno Afetivo Bipolar, ou Mania. As doses diárias variam entre 1,5 mg e 8 mg.

No tratamento de Depressão maior (com o adjuvante de antidepressivos), as doses diárias variam entre 0,5 e 6,0 mg. Em geral, a dose diária recomendada encontra-se entre 2,0 e 4,0 mg.

Como tomar Rivotril - Tratamento dos transtornos do humor
Imagem: medicine-online.org

Tratamento da epilepsia

O Rivotril revela-se eficaz no tratamento ou controlo de crises epiléticas. Para isso a dose diária inicial para adultos não deve exceder 1,5 mg, sendo que a dosagem pode ser aumentada em 0,5 até 1 mg, subindo gradualmente a cada três dias, até que se observe um controlo das crises.

Como tomar Rivotril - Tratamento da epilepsia
Imagem: flashback.org

Tratamento de outros distúrbios

No tratamento da Acatisia, as doses diárias encontram-se entre 0,5 mg e 4,5 mg, sendo que o recomendado é entre 0,5 e 3,0 mg por dia.

Para tratar ou controlar a Síndrome das Pernas Inquietas a dose diária recomendada varia entre 0,5 mg e 2,0 mg.

Se se pretender tratar os movimentos periódicos das pernas durante o sono, a dosagem recomendada encontra-se entre 0,5 mg e 2,0 mg ao dia.

De forma a tratar a Síndrome da Boca Ardente, deve tomar-se entre 0,25 a 6,0 mg de comprimido por dia. De forma geral, a dose diária recomendada varia entre 1,0 e 2,0 mg.

No tratamento da Vertigem e sintomas relacionados com a perturbação do equilíbrio, como o zumbido do ouvido, o ideal é tomar entre 0,5 mg a 1,0 mg ao dia, dosagem repartida em 2 vezes. Não se aconselham doses diárias superiores a 1,0 mg, dado que o efeito será o contrário ao que se pretende tratar.

Como tomar Rivotril - Tratamento de outros distúrbios
Imagem: tribunauniao.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tomar Rivotril, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos

  • Não consuma bebidas alcoólicas enquanto estiver em tratamento com Rivotril.
  • Seja responsável e não use nem misture medicamentos por conta própria.
  • O Rivotril pode afetar sua capacidade de reação e concentração.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.pt
Imagem: imgarcade.com
Imagem: escolapsicologia.com
Imagem: medicine-online.org
Imagem: flashback.org
Imagem: tribunauniao.com.br
1 de 6
Como tomar Rivotril