As benzodiazepinas

Como deixar de tomar rivotril

Como deixar de tomar rivotril

O Rivotril (clonazepam) é um benzodiazepínico, ou seja, faz parte da classe dos medicamentos que alteram a mente e o humor. É um calmante, tranquilizante e ansiolítico, geralmente usado para tratar epilepsia, o Rivotril se tornou o segundo medicamento - mesmo sendo tarja preta - mais consumido no Brasil, principalmente para tratar insônia ou como droga de lazer, saiba mais em pra que serve o rivotril.

Com o alto consumo de um remédio tarja preta como o Rivotril, é normal que encontremos uma alta taxa de pessoas com problemas para largar este medicamento, que pode causar dependência. Por isso, umComo apresenta-lhe este artigo sobre como deixar de tomar rivotril.

Também lhe pode interessar: Como tomar Rivotril

Índice

  1. É possível se viciar em Rivotril
  2. É possível ter abstinência de Rivotril?
  3. Como eu posso deixar de tomar o Rivotril

É possível se viciar em Rivotril

Sim, por ser um benzodiazepínico é totalmente possível que uma pessoa desenvolva dependência ao Rivotril, física ou psicológica. Isso acontece também pela resistência que o corpo cria, com o tempo, à administração de Rivotril. É normal que para aqueles que tomam Rivotril a anos o próprio remédio perca um pouco do seu efeito, levando o paciente a aumentar a dose e, consequentemente, a dependência.

A dependência física pode aparecer mesmo após algumas semanas do uso do Rivotril.

É possível ter abstinência de Rivotril?

Sim, também é possível. A abstinência é um sintoma que aparece após a dependência, o paciente precisa ser dependente, nem que seja num nível insignificante, para apresentar a abstinência. Ela, pode aparecer carregando outros sintomas que dependem do motivo que levou o paciente a tomar Rivotril, ou seja, a doença inicial; os sintomas da abstinência de Rivotril são diferentes entre aqueles que possuíam epilepsia ou insônia, mas em sua maioria incluem:

  • Estresse e ansiedade
  • Insônia
  • Taquicardia
  • Confusão mental

Os benzos geralmente são receitados em casos de insônia, ansiedade e estresse, mas com o tempo os seus efeitos podem ser contrários àqueles que incitavam a sua administração. O sono pode ser prejudicado e as situações de estresse e ansiedade podem se tornar mais decorrentes.

Como eu posso deixar de tomar o Rivotril

Assim como todo medicamento que apresenta possibilidades de causar dependência, como normalmente vemos nos anti-depressivos, a sua dose tem de ser reduzida aos poucos; seu corpo deve se acostumar com o fato de estar deixando aquela droga para trás.

Em umComo não queremos trazer-lhe informações que sirvam de substitutos para com os médicos. As consultas são necessárias, principalmente se você desconfia que está física ou psicologicamente dependente de Rivotril. O ideal a se fazer é consultar o seu médico o quanto antes, para que as suas dúvidas possam ser esclarecidas por um profissional da área responsável. Veja também: Como tomar Rivotril

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de tomar rivotril, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
60 comentários
Sarah
Bom dia! Tenho 33 anos e utilizava rivotril desde os meus 18 anos, pois tinha problema de insonia, comecei tomar por conta própria sem orientação médica, essa medicação me prejudicou em vários aspectos. Hoje já faz 3 meses que não tomo mais, tive orientação de um psiquiatra para interromper o uso, tenho problemas com ansiedade e hoje tomo o Exodus que também não foi nada fácil, no começo este remédio traz muitos efeitos colaterais, mas o segredo é persistir. Por isso eu digo, quem está parando com o rivotril, seja forte não desista, pois tudo irá melhorar.
Venilton leal
Tem um remédio alternativo natural que qnd pare de tomar Rivotril ele possa amenizar? Estou parando de tomar Rivotril e sinto muita vontade de chorar e angústia. PVF você pode se contactar CMG? 9
Gena
Boa noite! Vou na minha terceira tentativa de desmame do rivotril 2mg e do Diplexil-R ! Alem de achar que o meu corpo ja se tinha acostumado, e que para ficar bem, teria que aumentar a dosagem,tambem decidi faze-lo, porque ja sao muitos anos a tomar esta droga, e quero muito faze-lo! A minha psiquiátrica não me quis ajudar a fazer o primeiro desmame, segundo ela, nem sabia como o fazer. Depois de muito insistir com ela, lá me ajudou, mas garantiu que nao ia resultar. Nao resultou! O segundo tentei sozinha, mas rapido demais. Não resultou! No dua 18 de Fevereiro comecei a tomar menos 1/4 do comprimido durante um mês! Depois comecei a tomar só 1/2! Passados 20 dias, tentei continuar a tomar 1/2, mas dia sim, dia não ! Não deu, não dormia, comecei a ver tudo sem cor, mau estar, termuras, dificuldade em respirar, etc! Vou começar a tomar só 1/4 do comprimido, e vou ver no que vai dar! Se resultar, mais para a frente, tento novamente dia sim dia nao. Sobre o conselho de consultar o médico, obrigado, mas a minha opinião, é que eles não aconselham mesmo, deixar as drogas! acredito que há casos e casos, mas acredito também, que possam haver pessoas que o possam fazer. Deixar as drogas se se estão a sentir bem !
Martinho Lino
Tomo rivotril a 13 anos agora comecei um tratamento com uma droga contrária o oxalato de escitolopram segundo minha cardiologista essa droga diminuirá o uso do rivotril sem as causas de abstinência é essa nova droga não é faixa preta é semi controlado então é um remédio fácil de deixar é sem causar dano algum ao organismo vamos ver pois só dentro de 2 mêses vou apreciar o resultado
ELIVANA IZABEL DA SILVA HUGEN
olá, faz 10 dias que parei o rivoltril, estou vivendo meu verdadeiro inferno, meu corpo todo dói, náuseas, enjoos, dor de cabeça, boca dormente, estou agora começando com insonia e panico, a sessação é horrível, parece um pesadelo que eu nunca vou acordar, tomei por 7 anos, como perdi tempo da minha vida com essa droga, nao tinha conhecimento de tanto estrago, parei qdo fez uma semana comecei a sentir todos esses efeitos, agora nao quero fazer mais uso dessa droga, tenho que ir até o fim, não é facil, mas tento colocar na minha cabeça que tenho que ser forte e seguir em frente,
Alerte Silva Macedo
Tem dez anos que tomo rivortril de 2mg e quero deixá Como posso fazer?
edson de souza arantes
Eu tomo clonazepam a muitos anos,eu gostaria de deixar de tomar pois quando eu diminuo a dose eu fico com tremuras,sem paciencia e nao dusrmo,quando eu tomo o remedio sinto bem ,mas o libido cai muito,ate demais,eu preciso me livrar desse medicamento,como eu faço??
MARCOS ALVES DELPINO
ESTOU TOMANDO CLONAZEPAM EM GOTAS A MUITO TEMPO 20 GOTAS A NOITE E 20 GOTAS DE MANHÃ COMO FAÇO PARA DESCONTINUAR PARA SUSPENDER POIS ESTÁ ME FAZENDO MAL.
Marcone Soares
Minha mãe toma há anos rivotril. Foi um bom remédio para ajudá-la a vencer a depressão, pois ela não dormia.
Infelizmente, ela não dorme se não tomar esse remédio. Criou dependência. Já tentou largar mas não se adaptou a ficar sem tomá-lo para dormir. O médico disse que uma pessoa que já é dependente desse remédio não pode parar de tomar bruscamente, pois pode morrer de um infarto. Então não devemos brincar com isso. Outro dia, em uma consulta com uma médica, falei pra ela que minha mãe tomava esse remédio para dormir e ela me disse "Ela não dorme com esse remédio? Então deixe que ela tome.". É ruim sabermos que uma pessoa só dorme tomando esse medicamento, porém seria pior se ela não dormisse. Gostaria que não fosse preciso. Mas quando ela não toma, fica pior: pressão arterial aumenta, o stress aumenta, a irritação. Enfim, é bem pior não tomar.
A sua avaliação:
ZenRivotril
Se alguém quiser acompanhar meu desmame, criei um Instagram hoje para postagens diárias. @ZenRivotril.
Frida
Procurei e não achei esse Instagram.
O meu é @fridinha.
Me add
Adriana Schmidt
Tomo 18 gotas de revotril. Há 7 anos era 6 gotas, Com o tempo foi 18. Eu tomo 12 gotas não durmo depois mais 6 e durmo. Mas quando com o tempo o corpo se acostuma e não quero mais e sim parar. Por favor me ajude a parar com isso.
Selma
Eu faço uso do clonazepam (rivotril) tem 11 amos eu peço ajuda pra deixar esses medicamentos, por favor, preciso urgentemente de ajuda.
Editor umComo.com.br
Oi Selma! Você experimentou as dicas do texto?
Clara
Comecei a usar o Rivotril há quase 11 anos quando tive uma crise de pânico que em menos de 10 dias me fez parar no hospital por 3 vezes. Agora fiz uma ressonância cerebral e 2 médicos me disseram que tenho que parar urgentemente pois já afetou a região da memória. Ele é um ótimo remédio contra a ansiedade, eu não sentia nenhum efeito colateral. Tomei 1mg por dia, raramente passava disso, e me sentia muito bem. Mas, agora que tenho que parar, é que estou sentindo os efeitos danosos. Sinto palpitações e formigamento no corpo todo. Além disso, como tenho Doença de Meniere, o chiado no ouvido está me incomodando muito, pois o Rivotril ajudava a controlar. Minha técnica para parar é continuar tomando os mesmos 1mg, mas fracionado em 4 vezes ao dia, sem horário certo. Quando começo a ter os sintomas, tento aguentar um pouco, depois tomo um pedacinho (0,25 mg). Espero assim estar enviando uma mensagem ao meu cérebro que ele vai passar por isso, mas não de forma brusca. Estou fazendo uso de cha de erva-doce tambem para amenizar os sintomas. Como usei durante muitos anos, meu plano de desmame é de 1 ano, diminuindo bem devagarzinho, pra não sofrer muito. Achei que reduzir e 1mg para 0,5 mg seria fácil.,mas não é porque ,5 MG é uma dosagem muito alta. Acho que deveriam fabricar comprimidos de 1mg para serem tomados ao longo do dia e o sublingual de 0,25 para as horas de desespero. Enfim, minha dica pra quem quer largar: não tenham pressa, sejam gentis consigo mesmos, sem autoinfligir sofrimentos desnecessários. Devagar se vai ao longe.Abraços.
Carlos
tomo rivotril há 16 anos, 2 mg, os medicos sempre pediram pra eu parar, mas sempre me adaptei bem a medicação p insônia. Resolvi parar. estou há duas semanas sem a medicação, mas acredito que devo procurar a medica para parar corretamente de usar, pois sinto alguns sintomas de visão embassada e preguiça para fazer atividades corriqueiras.
antonia de fatima
preciso parar de tomar rivotril como fazer parar de tomar. preciso de uma resposta imediata, obrigada
Editor umComo.com.br
Oi Antonia! Você deve deixar de tomar Rivotril gradualmente e sempre sob orientação médica, por isso deve conversar com seu médico primeiro sobre isto. Obrigado pelo seu comentário!
Carla
Oi Antonia, isso não é impossível, porém, vou ser sincera, foi bem difícil p mim. Eu apresentei sintomas de síndrome do pânico e depressão, tive várias crises, enfim, comecei a tomar CLONAZEPAN de 0,5. Um comprimido por dia por dez meses. Foi o suficiente para perceber que estava me fazendo mais mal do que bem. Troquei de psiquiatra e esta nova substituiu por um fitoterápico chamado Remilev. No primeiro mês de substituição fiquei de atestado médico do meu trabalho Pq passava muito mal da abstinência, meu marido me ajudou muito, até Pq estou querendo engravidar. Tive pressão alta , taquicardia e enxaqueca. Chorava muito! Mas tomei iniciativa de fazer exércicio físico, melhorei a alimentação, substituindo uma das refeições por nutrição Herbalife, que estou achando maravilhosa e me senti muito bem. Também voltei p igreja.Meu compromisso com Deus não pode faltar!!! Já estou 50 dias sem ele, só com o paxtrat e o remilev(fitoterápico). Deus abençoe vcs e não desistam nunca!!!
A sua avaliação:
Sergio
Eu comecei a tomar o Rivotril a uns 10 anos atrás devido uma ansiedade que começou no trabalho, e essa ansiedade evoluiu para a depressão e não conhecendo o Rivotril comecei, mas se soubesse do que sei hoje nunca teria tomado, e para deixar provavelmente deva ter um outro remédio, só um, para deixar de usar o rivotril, porém fui ao psiquiatra e contei minha história e que queria deixar essa droga arrasadora e ele me passou uns 5 outros remédios, então para não cair em outro buraco rasguei as receitas e até hoje não sei como deixar esse inferno que é o Rivotril, e só gostaria de uma resposta, se o tratamento para deixar de tomar é com outro concomitante até deixar por completo.
Andre
Olá Sergio,
Se você tem ansiedade e depressão, para parar com o Rivotril precisa tomar um antidepressivo que você se adeque (receitado pelo seu médico). Porque Rivotril não vai na origem do problema fisiológico, ele só "tampa o buraco" naquele momento.
A sua avaliação:
Tania Mara Garcia
Tomo Rivotril ha 20 anos. Se não tomo, após 3 ou 4 dias não consigo mais dormir. Sinto dor de cabeça
confusão mental e esquecimento. Estou muito ansiosa e com dor no peito, primeiros sintomas da depressão que me acompanha. No momento não faço uso de medicamento para a ansiedade. O que tomar
para dormir. O que tomar para a depressão e os sintomas que ela causa, o que fazer com a dor.
A sua avaliação:
Vladimir Júnior
# como faz para tirar a química, que o rivotril, deixa na mente, depois q não faz mais efeito, já deu tolerância, existe algum remédio ou vitamina que desintoxica estes maus estares na mente, causado pela tolerância ?
A sua avaliação:
jose evangelista
como deixa de toma revotril por que diminui desejo sexual do homem. pessoas com dependência neste medicamento como pode deixa de tomar quem pode ajuda estou precisando de ajuda.
A sua avaliação:
antenor alves de sa
eu gostaria de para de toma rwvotril. porque esta causandor efeito colateral e estou com dependencia de revotril
Editor umComo.com.br
Oi Antenor! Para deixar de tomar Rivotril é importante antes consultar o seu médico para saber como deve fazer o desmame. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maria Aparecida de Jesus
Tenho um neto Especial que vai fazer 14 anos.gostaria de saber , quando ele começou a fazer espasmos, e teve uuma convulsão. Porque o médico em vez de passar um ante Covulsivo Passou Rivotril? Depois de muita correria, outro Neuro Pediatra entrou com Depakene. Tentaram tirar o Rivotril quando chegou em 2 gotas ele Convulsionou.
Lidiane
Ola a todos,eu tomo rivotril a uns 5 anos. Eu ainda não parei de tomar,mas já passei 5 dias sem ter a necessidade. Na minha opinião o desmame esta ligado a varias outras questões. Uma alimentação mais saudável,parar de consumir alimentos que causam ansiedade e ter uma pratica de exercícios diária. e quem puder fazer meditação melhor ainda. Sucesso a todos!
Alessandra Carvalho
Muito feliz conseguir parar sozinha, depois de dez meses dessa droga, mesmo o médico me passando o desmame com o zolpidem tomei por alguns dias o zolpidem e resolvi desde o dia 20 de junho parar , a noite vem aquela ansiedade, coração acelerado mais antes de deitar leio salmo 91 , passo óleo ungido em mim, na minha cama e fecho os meus olhos e trabalho com minha mente e durmo, gente que alívio e alegria isso agradeço a Deus porque digo com toda propriedade que ele como disse no meu sonho que está me limpando. Deus seja louvado, engrandecido.
Alessandra
Vou tentar hoje pela segunda vez retirar esse veneno resolvir por conta novamente pois não aguento mais tomar esse remédio da primeira vez conseguir fica 10 dias e voltei vou lutar sei que será difícil mais vou conseguir em nome de Jesus.
Como deixar de tomar rivotril