Partilhar

Como deixar de tomar rivotril

Como deixar de tomar rivotril

O Rivotril (clonazepam) é um benzodiazepínico, ou seja, faz parte da classe dos medicamentos que alteram a mente e o humor. É um calmante, tranquilizante e ansiolítico, geralmente usado para tratar epilepsia, o Rivotril se tornou o segundo medicamento - mesmo sendo tarja preta - mais consumido no Brasil, principalmente para tratar insônia ou como droga de lazer, saiba mais em pra que serve o rivotril.

Com o alto consumo de um remédio tarja preta como o Rivotril, é normal que encontremos uma alta taxa de pessoas com problemas para largar este medicamento, que pode causar dependência. Por isso, umComo apresenta-lhe este artigo sobre como deixar de tomar rivotril.

Também lhe pode interessar: Como tomar Rivotril

É possível se viciar em Rivotril

Sim, por ser um benzodiazepínico é totalmente possível que uma pessoa desenvolva dependência ao Rivotril, física ou psicológica. Isso acontece também pela resistência que o corpo cria, com o tempo, à administração de Rivotril. É normal que para aqueles que tomam Rivotril a anos o próprio remédio perca um pouco do seu efeito, levando o paciente a aumentar a dose e, consequentemente, a dependência.

A dependência física pode aparecer mesmo após algumas semanas do uso do Rivotril.

É possível ter abstinência de Rivotril?

Sim, também é possível. A abstinência é um sintoma que aparece após a dependência, o paciente precisa ser dependente, nem que seja num nível insignificante, para apresentar a abstinência. Ela, pode aparecer carregando outros sintomas que dependem do motivo que levou o paciente a tomar Rivotril, ou seja, a doença inicial; os sintomas da abstinência de Rivotril são diferentes entre aqueles que possuíam epilepsia ou insônia, mas em sua maioria incluem:

  • Estresse e ansiedade
  • Insônia
  • Taquicardia
  • Confusão mental

Os benzos geralmente são receitados em casos de insônia, ansiedade e estresse, mas com o tempo os seus efeitos podem ser contrários àqueles que incitavam a sua administração. O sono pode ser prejudicado e as situações de estresse e ansiedade podem se tornar mais decorrentes.

Como eu posso deixar de tomar o Rivotril

Assim como todo medicamento que apresenta possibilidades de causar dependência, como normalmente vemos nos anti-depressivos, a sua dose tem de ser reduzida aos poucos; seu corpo deve se acostumar com o fato de estar deixando aquela droga para trás.

Em umComo não queremos trazer-lhe informações que sirvam de substitutos para com os médicos. As consultas são necessárias, principalmente se você desconfia que está física ou psicologicamente dependente de Rivotril. O ideal a se fazer é consultar o seu médico o quanto antes, para que as suas dúvidas possam ser esclarecidas por um profissional da área responsável. Veja também: Como tomar Rivotril

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de tomar rivotril, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Como deixar de tomar rivotril

O que lhe pareceu o artigo?
60 comentários
Sarah
Bom dia! Tenho 33 anos e utilizava rivotril desde os meus 18 anos, pois tinha problema de insonia, comecei tomar por conta própria sem orientação médica, essa medicação me prejudicou em vários aspectos. Hoje já faz 3 meses que não tomo mais, tive orientação de um psiquiatra para interromper o uso, tenho problemas com ansiedade e hoje tomo o Exodus que também não foi nada fácil, no começo este remédio traz muitos efeitos colaterais, mas o segredo é persistir. Por isso eu digo, quem está parando com o rivotril, seja forte não desista, pois tudo irá melhorar.
Venilton leal
Tem um remédio alternativo natural que qnd pare de tomar Rivotril ele possa amenizar? Estou parando de tomar Rivotril e sinto muita vontade de chorar e angústia. PVF você pode se contactar CMG? 9
Gena
Boa noite! Vou na minha terceira tentativa de desmame do rivotril 2mg e do Diplexil-R ! Alem de achar que o meu corpo ja se tinha acostumado, e que para ficar bem, teria que aumentar a dosagem,tambem decidi faze-lo, porque ja sao muitos anos a tomar esta droga, e quero muito faze-lo! A minha psiquiátrica não me quis ajudar a fazer o primeiro desmame, segundo ela, nem sabia como o fazer. Depois de muito insistir com ela, lá me ajudou, mas garantiu que nao ia resultar. Nao resultou! O segundo tentei sozinha, mas rapido demais. Não resultou! No dua 18 de Fevereiro comecei a tomar menos 1/4 do comprimido durante um mês! Depois comecei a tomar só 1/2! Passados 20 dias, tentei continuar a tomar 1/2, mas dia sim, dia não ! Não deu, não dormia, comecei a ver tudo sem cor, mau estar, termuras, dificuldade em respirar, etc! Vou começar a tomar só 1/4 do comprimido, e vou ver no que vai dar! Se resultar, mais para a frente, tento novamente dia sim dia nao. Sobre o conselho de consultar o médico, obrigado, mas a minha opinião, é que eles não aconselham mesmo, deixar as drogas! acredito que há casos e casos, mas acredito também, que possam haver pessoas que o possam fazer. Deixar as drogas se se estão a sentir bem !
Martinho Lino
Tomo rivotril a 13 anos agora comecei um tratamento com uma droga contrária o oxalato de escitolopram segundo minha cardiologista essa droga diminuirá o uso do rivotril sem as causas de abstinência é essa nova droga não é faixa preta é semi controlado então é um remédio fácil de deixar é sem causar dano algum ao organismo vamos ver pois só dentro de 2 mêses vou apreciar o resultado
ELIVANA IZABEL DA SILVA HUGEN
olá, faz 10 dias que parei o rivoltril, estou vivendo meu verdadeiro inferno, meu corpo todo dói, náuseas, enjoos, dor de cabeça, boca dormente, estou agora começando com insonia e panico, a sessação é horrível, parece um pesadelo que eu nunca vou acordar, tomei por 7 anos, como perdi tempo da minha vida com essa droga, nao tinha conhecimento de tanto estrago, parei qdo fez uma semana comecei a sentir todos esses efeitos, agora nao quero fazer mais uso dessa droga, tenho que ir até o fim, não é facil, mas tento colocar na minha cabeça que tenho que ser forte e seguir em frente,
Alerte Silva Macedo
Tem dez anos que tomo rivortril de 2mg e quero deixá Como posso fazer?
edson de souza arantes
Eu tomo clonazepam a muitos anos,eu gostaria de deixar de tomar pois quando eu diminuo a dose eu fico com tremuras,sem paciencia e nao dusrmo,quando eu tomo o remedio sinto bem ,mas o libido cai muito,ate demais,eu preciso me livrar desse medicamento,como eu faço??
MARCOS ALVES DELPINO
ESTOU TOMANDO CLONAZEPAM EM GOTAS A MUITO TEMPO 20 GOTAS A NOITE E 20 GOTAS DE MANHÃ COMO FAÇO PARA DESCONTINUAR PARA SUSPENDER POIS ESTÁ ME FAZENDO MAL.
Marcone Soares
Minha mãe toma há anos rivotril. Foi um bom remédio para ajudá-la a vencer a depressão, pois ela não dormia.
Infelizmente, ela não dorme se não tomar esse remédio. Criou dependência. Já tentou largar mas não se adaptou a ficar sem tomá-lo para dormir. O médico disse que uma pessoa que já é dependente desse remédio não pode parar de tomar bruscamente, pois pode morrer de um infarto. Então não devemos brincar com isso. Outro dia, em uma consulta com uma médica, falei pra ela que minha mãe tomava esse remédio para dormir e ela me disse "Ela não dorme com esse remédio? Então deixe que ela tome.". É ruim sabermos que uma pessoa só dorme tomando esse medicamento, porém seria pior se ela não dormisse. Gostaria que não fosse preciso. Mas quando ela não toma, fica pior: pressão arterial aumenta, o stress aumenta, a irritação. Enfim, é bem pior não tomar.
A sua avaliação:
ZenRivotril
Se alguém quiser acompanhar meu desmame, criei um Instagram hoje para postagens diárias. @ZenRivotril.
Frida
Procurei e não achei esse Instagram.
O meu é @fridinha.
Me add
Adriana Schmidt
Tomo 18 gotas de revotril. Há 7 anos era 6 gotas, Com o tempo foi 18. Eu tomo 12 gotas não durmo depois mais 6 e durmo. Mas quando com o tempo o corpo se acostuma e não quero mais e sim parar. Por favor me ajude a parar com isso.
Selma
Eu faço uso do clonazepam (rivotril) tem 11 amos eu peço ajuda pra deixar esses medicamentos, por favor, preciso urgentemente de ajuda.
Editor umComo.com.br
Oi Selma! Você experimentou as dicas do texto?
Clara
Comecei a usar o Rivotril há quase 11 anos quando tive uma crise de pânico que em menos de 10 dias me fez parar no hospital por 3 vezes. Agora fiz uma ressonância cerebral e 2 médicos me disseram que tenho que parar urgentemente pois já afetou a região da memória. Ele é um ótimo remédio contra a ansiedade, eu não sentia nenhum efeito colateral. Tomei 1mg por dia, raramente passava disso, e me sentia muito bem. Mas, agora que tenho que parar, é que estou sentindo os efeitos danosos. Sinto palpitações e formigamento no corpo todo. Além disso, como tenho Doença de Meniere, o chiado no ouvido está me incomodando muito, pois o Rivotril ajudava a controlar. Minha técnica para parar é continuar tomando os mesmos 1mg, mas fracionado em 4 vezes ao dia, sem horário certo. Quando começo a ter os sintomas, tento aguentar um pouco, depois tomo um pedacinho (0,25 mg). Espero assim estar enviando uma mensagem ao meu cérebro que ele vai passar por isso, mas não de forma brusca. Estou fazendo uso de cha de erva-doce tambem para amenizar os sintomas. Como usei durante muitos anos, meu plano de desmame é de 1 ano, diminuindo bem devagarzinho, pra não sofrer muito. Achei que reduzir e 1mg para 0,5 mg seria fácil.,mas não é porque ,5 MG é uma dosagem muito alta. Acho que deveriam fabricar comprimidos de 1mg para serem tomados ao longo do dia e o sublingual de 0,25 para as horas de desespero. Enfim, minha dica pra quem quer largar: não tenham pressa, sejam gentis consigo mesmos, sem autoinfligir sofrimentos desnecessários. Devagar se vai ao longe.Abraços.

Como deixar de tomar rivotril
Como deixar de tomar rivotril

Voltar ao topo da página