Partilhar

Exercícios de relaxamento para dormir bem

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Exercícios de relaxamento para dormir bem

Se ultimamente você não consegue dormir bem e, além disso, lhe custa muito adormecer, talvez seja o momento de pôr em prática algumas técnicas de relaxamento que lhe ajudem a superar este problema. Um bom descanso noturno é essencial para se levantar cheio de energia no dia seguinte e poder enfrentar todas as tarefas cotidianas sem que o cansaço ou a fadiga interfiram. Preste atenção aos exercícios de relaxamento para dormir bem que lhe mostraremos neste artigo de umComo.com.br e você verá como, a partir de agora, tudo está a seu favor para deixar de lado as preocupações e descansar o melhor possível.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para dormir bem
Passos a seguir:
1

Os exercícios de relaxamento podem ser para favorecer a conciliação do sono e desfrutar de um melhor descanso durante a noite, mas também em outros momentos do dia quando sentirmos que são necessários perante determinadas situações. Este tipo de exercício nos traz muitos benefícios, pois é excelente para:

  • Liberar tensões, combater o estresse e a ansiedade.
  • Controlar melhor a respiração, combatendo a hiperventilação.
  • Desfrutar de um descanso profundo e de um sono de qualidade.
  • Melhorar a capacidade de conciliar o sono à noite.
  • Aumentar a autoconfiança e a segurança em nós mesmos.
  • Melhorar a oxigenação do sangue.
  • Equilibrar a pressão arterial.
  • Melhorar a capacidade de concentração.

Os exercícios de relaxamento melhoram com a prática, mas, sobretudo, é importante fazê-los em um lugar tranquilo e silencioso, com um ambiente apropriado para conseguir o bem-estar físico e mental.

2

As técnicas de relaxamento muscular são, além dos exercícios centrados na respiração, as práticas mais eficazes para relaxar todo o corpo e, portanto, poder conciliar o sono de forma mais rápida. São também excelentes para melhorar a circulação sanguínea das partes do corpo que se exercitam.

A seguir, mostraremos os principais grupos musculares nos quais você deve se concentrar. Para fazer os seguintes exercícios, deverá estar deitado de barriga para cima, braços estendidos ao longo do corpo com as palmas das mãos para cima. Tente que as costas fiquem completamente coladas à cama e feche os olhos para um maior relaxamento.

  • Pés e pernas. Comece apertando os calcanhares em direção à cama ou ao chão, sinta como se contraem os glúteos e a parte posterior das pernas. Flexione os dedos dos pés para contrair as panturrilhas. Depois, faça círculos com os tornozelos até sentir que liberou toda a tensão dessa parte do corpo.
  • Ombros. Para relaxar os ombros, levante-os simplesmente em direção à cabeça, mantenha-os aí enquanto inspira e, depois, baixe-os soltando todo o ar.
  • Mãos e braços. Primeiro, feche e aperte os punhos com força. O melhor é fazê-lo primeiro com um braço e depois com o outro, enquanto faz respirações para relaxar.
  • Pescoço e cabeça. Para o seguinte exercício, deve levantar o tronco superior. Primeiro, gire a cabeça de forma lenta da esquerda para a direita e faça círculos com o pescoço. Depois, deixe-a cair para a frente levando o queixo até ao peito e faça 5 respirações profundas.
Exercícios de relaxamento para dormir bem - Passo 2
3

Praticar a respiração profunda antes de dormir é o melhor que você pode fazer para diminuir as tensões acumuladas durante o dia e proporcionar ao seu corpo o estado de relaxamento de que precisa para descansar bem. É importante fazer isso bem: aconselhamos que, para isso, você se sente confortavelmente na cama mantendo sempre as costas retas e os ombros ligeiramente dispostos para trás. Agora, respire fundo pelo nariz sentindo como o ar vai do abdômen até aos pulmões. Retenha o ar um ou dois segundos e solte pela boca sentindo como todo o corpo relaxa e elimina as tensões e preocupações. Faça-o de 5 a 10 vezes e verá como fica bem mais preparado para dormir bem.

4

Além dos anteriores, outro dos exercícios para dormir bem que dá melhores resultados é a técnica da visualização. Em que consiste? É muito simples, deite-se apenas na cama de forma cômoda, feche os olhos e comece a imaginar aquela cena que lhe transmite mais paz e tranquilidade, pode ser uma paisagem de montanha ou bosque, uma praia paradisíaca, um lugar de sua infância, etc. Você deve se imaginar nesse lugar e senti-lo com todos os seus sentidos. Se precisar de ajuda, pode fazer a visualização usando gravações de áudio ou músicas relaxantes.

Exercícios de relaxamento para dormir bem - Passo 4
5

Ainda que não se trate propriamente de um exercício, as massagens também são uma boa solução para relaxar antes de ir para a cama. Se for fazer em si mesmo, experimente uma auto massagem na cabeça; coloque as pontas dos dedos no couro cabeludo e pressione levemente enquanto faz movimentos circulares. Comece pela parte da frente e desça aos poucos até chegar à nuca.

Exercícios de relaxamento para dormir bem - Passo 5
6

Além destas técnicas de relaxamento há outras medidas que podem ser adotadas para começar a dormir melhor e descansar durante a noite da forma que o seu corpo precisa. Entre elas encontramos jantar leve, praticar exercício durante o dia, tomar banho quente, não se alterar antes de deitar, desligar a mente, consumir um chá relaxante, etc. Descubra estes e outros remédios consultando os artigos Como dormir melhor e Como relaxar antes de dormir.

Exercícios de relaxamento para dormir bem - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Exercícios de relaxamento para dormir bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Exercícios de relaxamento para dormir bem

O que lhe pareceu o artigo?

Exercícios de relaxamento para dormir bem
1 de 5
Exercícios de relaxamento para dormir bem

Voltar ao topo da página