Partilhar

Como usar a lavanda para dormir

Por Sara Viega. Atualizado: 29 janeiro 2019
Como usar a lavanda para dormir

Tem problemas para dormir bem e custa para você pegar no sono? Este é um problema que afeta muitas pessoas e por trás podem ser encontradas causas muito variadas, desde o estresse, a ansiedade e o nervosismo até múltiplas condições de diferentes tipos. É importante procurar a solução adequada para este problema para conseguir descansar bem e contar com energia durante todo o dia, conseguindo assim enfrentar todas as tarefas quotidianas. Existem bons aliados naturais que podem melhorar a qualidade do sono graças às suas propriedades relaxantes e calmantes... e um deles é a lavanda. Se quiser saber como usar a lavanda para dormir, continue lendo este artigo de umComo e descubra todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como relaxar antes de dormir

Por que a lavanda é boa para dormir?

Entre as melhores plantas medicinais para dormir bem e favorecer o sono, a lavanda encontra-se em uma posição privilegiada. Isso é devido ao conjunto de propriedades relaxantes, calmantes e anticonvulsivas que oferece quando utilizada nas suas diferentes apresentações.

Por um lado, conta com uma grande quantidade de princípios ativos (mais de 20) que são ideais para combater a insônia e ajudar o corpo a relaxar no fim do dia para que o descanso durante a noite seja reparador. Alguns destes princípios são os seguintes: borneol, isoborneol, cariofileno, limoneno, geraniol, eugenol, coumarinas, etc. Esta composição única fez da lavanda um dos remédios naturais mais recomendados pelos médicos para pacientes com dificuldades para dormir, que não conseguem pegar no sono por si mesmos.

Por outro, a lavanda tem uma agradável fragrância que embriaga os sentidos e atua como relaxante natural, pois atua sobre o sistema nervoso, diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial. Após o seu uso, consegue-se um relaxamento completo tanto a nível físico como mental, que permite deixar de lado as preocupações e as tensões acumuladas durante o dia. Por tudo isso, além de ser excelente para favorecer o sono, é indicada para casos de estresse, depressão, ansiedade, enxaqueca, etc.

Como usar a lavanda para dormir - Por que a lavanda é boa para dormir?

Formas de usar a lavanda para dormir

Há várias formas de usar a lavanda para dormir e combater a insônia eficazmente e, de seguida vamos mostrar as que podem dar os melhores resultados e ajudar você a desfrutar de um bom descanso a noite inteira:

Chá de lavanda

O chá que se prepara com as flores secas da lavanda é perfeito para tratar a insônia, principalmente quando é consequência direta de quadros de estresse, nervosismo ou ansiedade. Para prepará-lo em casa só precisa adicionar 1 colher de chá de flores secas de lavanda em uma xícara de água fervendo, deixar repousar o líquido durante uns 10 minutos tampado e, por último, coar para retirar os possíveis restos de folhas.

É importante que, para notar os efeitos relaxantes e sedativos do chá de lavanda, tome uma xícara à noite mesmo antes de ir para a cama.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é um dos mais valorizados na aromaterapia e é usado frequentemente para reduzir os níveis de estresse físico e emocionais, por isso seu uso também é um bom remédio para pegar no sono mais facilmente e dormir bem. Pode utilizá-lo de qualquer uma das seguintes formas:

  • Antes de ir dormir, verta algumas gotas de óleo de lavanda na palma das suas mãos e esfregue no travesseiro onde vai descansar. Assim, quando se acomodar sobre ela irá inalando a sua fragrância.
  • Para relaxar toda a musculatura do corpo antes de se ir deitar, pode tomar um banho de água quente com algumas gotas de óleo de lavanda.

Este óleo pode ser adquirido em lojas especializadas na venda de produtos naturais ou você mesmo pode preparar em casa seguindo os passos do artigo Como fazer óleo de lavanda caseiro.

Além das duas fórmulas anteriores, também pode ser benéfico para você colocar algumas flores secas de lavanda mesmo em cima do criado-mudo, uns saquinhos pré-fabricados de lavanda embaixo do travesseiro ou usar algum pulverizador para dormir que contenha a lavanda como principal componente.

Como usar a lavanda para dormir - Formas de usar a lavanda para dormir

Contra-indicações da lavanda

Como acontece com qualquer planta terapêutica ou produto natural, é essencial garantir previamente que o consumo ou uso da lavanda não seja contraproducente para o seu estado de saúde. Neste caso, as contra-indicações da lavanda são as seguintes:

  • O óleo essencial de lavanda não é aconselhável para pacientes com patologias neurológicas, mal de Parkinson, epilepsia, úlceras gástricas, gastrite, colite, cólon irritável ou doença de Crohn.
  • Durante a gravidez e o período de amamentação.
  • Crianças com menos de 2 anos.
  • Pessoas hipersensíveis a substâncias que se encontrem na composição da lavanda.
  • Não deve exagerar na aplicação dos óleos essenciais de lavanda, pois em grandes quantidades poderia provocar alergias ou irritações.

Outros conselhos para dormir bem

  • Criar uma rotina antes de se ir deitar, evitando as atividades estimulantes como ver televisão ou olhar o celular;
  • Tomar uma bebida quente ou um chá relaxante antes de ir dormir;
  • Levar a cabo exercícios de relaxamento para dormir bem;
  • Realizar exercício físico durante o dia;
  • Contar com uma boa zona de descanso, onde impere o silêncio e a tranquilidade e um colchão de boa qualidade;
  • Evitar o consumo de bebidas com cafeína, principalmente à tarde ou à noite;
  • Jantar leve e incluir na dieta noturna ingredientes que favoreçam o sono, como os que mostramos a você no artigo Alimentos que ajudam a dormir melhor.
Como usar a lavanda para dormir - Outros conselhos para dormir bem

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a lavanda para dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Como usar a lavanda para dormir

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ELTON
Mesmo o oleo aplicado no corpo, seja puro ou com oleo de amendoas é contra indicado para quem tem problemas intestinais como Sindrome do Intestino Irritavel?

Como usar a lavanda para dormir
1 de 4
Como usar a lavanda para dormir

Voltar ao topo da página