Partilhar

Remédios caseiros para dormir bem

 
Por Sara Viega. 22 fevereiro 2017
Remédios caseiros para dormir bem

Muitas pessoas têm dificuldades para dormir todas as noites e para ter um sono reparador, por isso na manhã seguinte acordam como se não tivessem dormido nada e, portanto, ficam mais cansados que no dia anterior. Dormir bem é algo muito importante para a saúde tanto física quanto mental, ajudando-nos a melhorar tanto condições como o estresse e os problemas de concentração, quanto a manter em forma nossa memória e nosso coração saudável. Se tem problemas para conciliar o sono e descansar à noite, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra alguns remédios caseiros para dormir bem que servirão para conseguir descansar corretamente toda a noite e acordar como novo.

Também lhe pode interessar: Como fazer para dormir bem

Uma alimentação adequada é essencial para dormir bem

Para conseguir descansar pela noite é fundamental utilizar alguns remédios caseiros para dormir bem, já que é uma forma saudável e fácil de consegui-lo. De fato, uma das coisas mais lógicas e fáceis que podemos fazer para ajudar nosso organismo a descansar melhor pela noite é ter cuidado com o que comemos antes de ir dormir.

A alimentação é essencial para dormir bem e descansar, por isso é importante que jante pouca quantidade de comida e, pelo menos, uma hora antes de entrar na cama para dormir. Se um dia jantar demais, porque tem um jantar especial ou por outros motivos, tente ir para a cama um pouco mais tarde para que a digestão já esteja mais avançada e para que seja mais fácil para o seu corpo acabar a digestão como para descansar de forma adequada.

Além disso, há certos alimentos que deve evitar consumir à noite, ou melhor, consumir em menor quantidade se o que procura é descansar corretamente, como por exemplo, os alimentos que nos proporcionem um alto nível de energia ou se tornem mais complicados de digerir. Se queremos descansar e dormir bem temos que evitar os alimentos com muito açúcar, carboidratos complexos e picantes. Por outro lado, há alguns alimentos recomendáveis para o ajudar a dormir melhor, por isso deve incluir nos seus jantares alimentos com triptofano e alimentos fáceis de digerir.

Remédios caseiros para dormir bem - Uma alimentação adequada é essencial para dormir bem

Praticar exercício relaxante antes de ir dormir

Um dos remédios caseiros para dormir bem que, além de conseguir este efeito, também ajudará você a estar mais saudável e a eliminar o estresse é praticar algum exercício relaxante pelo menos meia hora antes de ir dormir.

Não é bom praticar algum esporte que o ative demais se faltam poucos minutos para ir dormir, é mais aconselhável que realize alongamentos suaves ou ioga, melhor sem música ou com uma música relaxante e com volume baixo, para assim conseguir um relaxamento tanto muscular quanto mental. Além disso, melhorará também o estado dos seus músculos, ossos e articulações e conseguirá ter a mente menos ativa para poder conciliar com mais facilidade o sono.

Bebidas quentes para dormir e descansar bem

Um dos melhores remédios caseiros para dormir melhor são as bebidas quentes como os caldos e as infusões. Para dormir bem recomendamos que você alguns minutos antes, ou no máxima uma hora antes de ir dormir, beba alguma destas bebidas quentes que ajudarão você a conciliar o sono rapidamente:

Infusões

As melhores infusões para dormir e descansar à noite são as que incluem ervas e plantas medicinais como valeriana, camomila, lavanda ou maracujá, entre outras. Estas infusões são indicadas devido às suas propriedades relaxantes, que nos ajudam a eliminar o estresse, a ansiedade e a tensão acumuladas durante o dia para, assim, poder conciliar o sono e descansar bem toda a noite.

Leite quente com mel

Outra bebida quente para dormir bem é sem dúvida um bom copo de leite quente com mel e um pouco de canela, esta combinação ajudará você a relaxar e a dormir em pouco tempo. Como esta bebida é muito completa e alimenta bastante, é recomendável que a tome depois de passar algum tempo depois do jantar, caso contrário o excesso de alimento no corpo fará com que seja mais difícil relaxar para dormir bem.

Caldo quente

Uma opção de bebida quente que pode estar já incluída no seu jantar é tomar uma xícara de caldo quente, seja vegetal, de carnes ou peixe. Um caldo, além de nos esquentar e nos ajudar a relaxar, ajuda também a assentar o estômago para poder descansar melhor. É importante que seja uma única xícara para não se exceder na quantidade de alimento antes de ir dormir.

Lavanda para conseguir dormir bem

A lavanda é um remédio caseiro para dormir bem muito conhecido em todo mundo, já que esta planta é um remédio natural que tem propriedades calmantes, relaxantes e anticonvulsivas que servem para relaxar, combater a insônia e descansar toda a noite com um sono reparador. Para usar a lavanda para dormir, ainda que também se possa tomar em infusão, uma das melhores formas de aproveitar suas propriedades é utilizando seu óleo essencial.

Para isso, pode colocar umas gotas no travesseiro com que vai dormir para inalá-la facilmente enquanto descansa ou, pode aplicar algumas gotas no peito para inalar a lavanda com facilidade. Outra forma é se decidir tomar um banho antes de ir dormir, pode verter umas gotas do óleo essencial desta planta na água quente.

Remédios caseiros para dormir bem - Lavanda para conseguir dormir bem

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para dormir bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Estabeleça uma rotina para antes de dormir que evite as atividades estimulantes e se baseie em atividades relaxantes e de desconexão do estresse diário.
  • Durma as horas que seu corpo precisa para descansar bem pela noite. Normalmente, costuma ser necessário dormir entre 7 e 8 horas diárias.
  • Crie um ambiente relaxante e tente que seu quarto seja um espaço só para dormir, evita que seja uma área de trabalho e outras atividades.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para dormir bem

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios caseiros para dormir bem
1 de 3
Remédios caseiros para dormir bem

Voltar ao topo da página