Partilhar

Como acordar sem despertador

Por Nídia Figueira. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como acordar sem despertador

Cada vez mais pessoas estão procurando regular o seu sono para evitar acordar com despertador. O aparelho que faz com que você não chegue atrasado à escola ou ao trabalho é prejudicial à saúde, interrompendo o seu ciclo de sono e criando uma mudança brusca na sua atividade cerebral, podendo até causar taquicardia. Para conseguir acordar sem a ajuda desse dispositivo, é essencial adotar alguns hábitos saudáveis para que o seu organismo se adapte a um despertar natural.

Se está considerando deixar a eletrônica para lá e ter um bom dia genuíno, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como acordar sem despertador.

Também lhe pode interessar: Como acordar quando o despertador toca
Passos a seguir:
1

Reduza o uso gradativamente

De forma a não chegar atrasado assim que começar a acordar sem despertador, é importante que vá praticando.

Comece por reduzir o tom do alarme para um som mais suave e com um volume mais baixo. Os sons da Natureza são uma boa opção para acordar calmo e relaxado. Assim que se habituar a esse novo tom de alarme, deixe de usar o despertador em finais de semana e feriados. Se estiver de férias, essa pode ser também uma boa oportunidade para ajustar o seu sono à vida sem despertador.

É preferível usar um relógio despertador na vez do celular. Olhar para a tela do celular antes de dormir prejudica a qualidade do seu sono, uma vez que atrasa a liberação da melanina no seu corpo e esse é um hormônio essencial para regular seus ciclos circadianos.

Se é fã da opção "Soneca", diga adeus ao botãozinho. Acordar e voltar a dormir fragmenta os seus ciclos de sono, diminuindo a sua imunidade e provocando problemas de saúde.

Como acordar sem despertador - Passo 1
2

Deite cedo

Deitar cedo e dormir o número de horas necessário é o melhor truque para acordar sem despertador. O sono ideal fica entre as 7 e as 10 horas, variando de acordo com cada pessoa.

Numa fase inicial, experimente deitar-se por volta das 22 h e perceba a que horas é o seu despertar natural. Faça isso durante o máximo de noites possível para encontrar um padrão e perceber a duração média de uma noite de sono. Isso vai ajudar a identificar a hora correta para se deitar, que deve ser sempre a mesma, configurando o seu relógio biológico.

3

Deixe entrar a luz

Deixar uma cortina ou persiana aberta para que a amanhã encha o seu quarto de luz é uma excelente forma de garantir que acorda naturalmente, sem a ajuda do despertador. A luz envia uma mensagem de bom dia ao seu organismo, dizendo que é hora de acordar, sair da cama e começar o dia.

Como acordar sem despertador - Passo 3
4

Invista no café da manhã

Outra forma de acordar mais facilmente sem qualquer aparelho eletrônico é habituar o seu corpo a um bom café da manhã. Uma refeição com fibras, como granola, é uma boa opção para pôr o seu sistema digestivo a trabalhar. Comer bem a esta hora e durante o resto do dia ajuda a manter a sua disposição, a dormir melhor e a ter bons hábitos de sono que permitem acordar facilmente.

5

Exercício físico matinal

Um exercício simples como uma caminhada ou um pouco de yôga pode ajudar a acordar cedo e ativar o metabolismo. Não é necessário que esta prática seja feita imediatamente na primeira hora da manhã, mas quanto mais cedo no dia melhor.

Dica: Confira esse artigo para conhecer alguns exercícios de yoga para principiantes.

Como acordar sem despertador - Passo 5
6

Meditação

Passar algum tempo em silêncio de manhã é muito importante para começar o dia, mesmo que sejam apenas quinze minutos. A meditação é uma forma de se conhecer melhor, facilitando o processo de reconhecimento do seu sono e ajudando a acordar sem necessitar de despertador.

Dica: Dê uma olhada nessas dicas e aprenda como meditar para iniciantes.

7

Regule o estresse

Esvaziar a cabeça antes de dormir é essencial para ter uma boa noite de sono e acordar com facilidade na manhã seguinte. Se sofre de estresse ou ansiedade, procure relaxar ouvindo uma música calma ou fazendo uma respiração controlada e conseguir dormir bem.

Dica: Confira como prevenir o estresse, lendo esse artigo.

Como acordar sem despertador - Passo 7
8

Agora que já sabe como acordar sem despertador, confira esses artigos e promova a saúde do seu sono:

Como funciona a terapia do sono

Truques para dormir melhor

Exercícios de relaxamento para dormir bem

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acordar sem despertador, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como acordar sem despertador
1 de 5
Como acordar sem despertador

Voltar ao topo da página