Acordar de manhã

Como acordar quando o despertador toca

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 6 maio 2020
Como acordar quando o despertador toca

Muitas pessoas têm dificuldade em sair da cama de manhã. O calor e o conforto dos lençóis tornam esta tarefa bem difícil e é comum acordar sem disposição para enfrentar um dia de escola ou de trabalho. Se esse é o seu caso, saiba que existem vários truques que podem tornar todo o processo de levantar mais fácil, fazendo com que você acorde com energia para mais um dia de atividade. Para saber como acordar quando o despertador toca, continue lendo esse artigo do umComo e diga com toda a vontade: "Bom dia"!

Também lhe pode interessar: Como acordar sem despertador

Passos a seguir:

1

Luz

Uma das melhores formas de acordar quando o despertador toca passa por regular a luz do seu quarto. A luz solar é a melhor forma de transmitir ao seu corpo que é hora de despertar. Procure manter o quarto escuro na hora de dormir para conseguir adormecer facilmente, mas deixe as cortinas corridas ou as persianas abertas para que o sol entre pela manhã. A luz matutina vai deixar você desperto e pronto para um novo dia.

Como acordar quando o despertador toca - Passo 1
2

Aplicativos

Existem aplicativos bem legais para ajudar a sair da cama mal o despertador toque. Confira alguns em essa lista e instale já um novo despertador em seu smartphone:

  • Sleep if you can: Esse aplicativo não desliga o alarme até você tirar uma foto semelhante todos os dias. Você pode programar, por exemplo, uma fotografia da sua privada, fazendo com que o som só acabe quando você chega no banheiro.
  • Math Alarm: O despertador Math Alarm é configurado para que você seja foçado a fazer operações matemáticas antes de desligar. Assim, você tem de abrir o olho e usar o cérebro de forma a ficar bem desperto para resolver os problemas.
  • Walk me up: O aplicativo de despertar Walk me Up é ideal para fazer você sair da cama. O seu funcionamento é bem simples - você só tem de caminhar para que ele desligue. Quando já estiver fora da cama, terá mais força para enfrentar a dureza do seu dia.
3

Despertadores

Além dos despertadores em formato de aplicativo, você pode apostar em aparelhos difíceis de desligar que fazem com que você se levante rapidamente. Existem várias opções como alarmes com rodas, relógios voadores e alarmes com pistolas de água que fazem com que você tenha de sair da cama e fazer o cérebro funcionar para terminar o som. Esse método não garante que você vai acordar com disposição, mas é certo que se levantará assim que o despertador tocar. Se procura algo mais reconfortante, pode colocar um despertador que prepara uma xícara de café. Acordando com o delicioso aroma, você tem mais tendência a buscar esse néctar dos deuses e começar o dia.

Como acordar quando o despertador toca - Passo 3
4

Beber água

Beber água antes de dormir é um truque bem antigo. A ingestão de alguma água fará com que você tenha de fazer uma visita ao banheiro pela manhã, tirando você da cama com necessidades fisiológicas assim que o aparelho tocar. No entanto, é necessário ter algum cuidado com a quantidade de água ingerida para evitar acordar antes da hora do alarme matutino.

Dica: Sempre mantenha água ao lado da cama. Além de beber antes antes do sono, um copo de água fria depois de desligar o despertador ajuda a ganhar energia para levantar.

5

Horários regulares

Cada ciclo REM dura cerca de uma hora e meia. Isso significa que o ideal é dormir um múltiplo de 1,5 horas para completar o último ciclo de sono e acordar tranquilo. O botão de soneca prejudica esse ciclo, deixando qualquer pessoa com mais sono ainda. Assim, você deve procurar dormir a mesma quantidade de horas todas as noites, para que seja mais fácil levantar assim que o despertador tocar.

Como acordar quando o despertador toca - Passo 5
6

Evite a soneca

Se você quer acordar quando o despertador toca, é muito óbvio que não pode apertar o botão de soneca. Se acha que está enganando o relógio está, na verdade, se enganando a si próprio. O sono fracionado é de segunda qualidade, e seu corpo acaba se adaptando à ideia de que dormir assim é aceitável. Procure sempre se levantar assim que o despertador toca em vez de tentar negociar mais alguns minutos e sua disposição será muito melhor.

7

Agora que já sabe como acordar quando o despertador toca, dê uma olhada nesses artigos e melhore a qualidade do seu sono:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acordar quando o despertador toca, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como acordar quando o despertador toca