O sono durante o dia

Por que acordo cansado

Por que acordo cansado
Imagem: lrytas.lt

Pode até parecer contraditório, mas às vezes nos sentimos cansados ao levantar da cama de repente, depois de ter dormido as horas necessárias. Deste modo, passamos o dia todo esgotados e de mau humor, por isso não rendemos no trabalho nem somos capazes de enfrentar nossas obrigações pessoais. Se quer saber algumas respostas à pergunta de por que acordo cansado, não deixe de ler este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Por que tenho tanto sono?

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, é importante considerar que qualquer sono reparador requer uma quantidade mínima de horas dormidas que podem variar em função de cada pessoa. O mais comum é que sejam necessárias umas 8 horas de sono para que possamos levantar da cama com energia, mas também é verdade que algumas pessoas acabam dormindo menos horas e outras precisam dormir mais.

2

Se apesar de dormir as horas necessárias você acordar cansado, será necessário procurar as causas deste problema para poder tratá-lo. Desta forma, uma das possíveis causas para acordar como se não tivesse nem dormido são as apneias de sono, um problema onde se deixa de respirar enquanto dorme; o organismo é obrigado a procurar oxigênio respirando profundamente.

Algumas vezes, os roncos se confundem com as apneias, mas são duas questões diferentes. O fato de paralisar a respiração durante o sono pode causar um mal descanso, assim como acordar mais cansado do que estava antes de dormir.

3

Os transtornos do sono também podem ter a ver com o cansaço ao acordar; desta forma, se sofre de sonambulismo, se fala dormindo, tem pesadelos frequentemente, etc., provavelmente não descansa como deveria. O ciclo de sono conta com diversas fases, por isso este tipo de patologias podem dificultar a realização de todas as fases para poder pegar no sono corretamente. Você pode ler mais no nosso artigo Quais são as fases do sono.

4

Problemas gastrointestinais e digestivos como o refluxo gastroesofágico também pode ser um dos motivos do seu cansaço ao acordar. Uma má digestão pode fazer com que seu organismo precise de um sobre-esforço para processar os nutrientes e acabe não descansando como deveria. É por isso que é recomendável jantar leve e não dormir logo depois de terminar.

5

Também é possível que esteja cansado ao acordar devido ao hipotiroidismo, produzido quando a glândula tireoide não segrega suficiente quantidade de hormônio tiroidiano e, como resultado, os processos metabólicos se reduzem. É importante saber como se manifesta o hipotiroidismo e, se estiver desconfiado, visite um médico para iniciar o tratamento adequado.

6

Por outro lado, a depressão também pode derivar na falta de descanso correto, fazendo a pessoa acordar se sentindo cansada e sem energia. Se os médicos diagnosticarem depressão, será importante explicar bem seu problema com respeito às horas de sono e dificuldade para descansar durante as noites.

7

Sugerimos também consultar nosso artigo como fazer para dormir bem para descobrir alguns conselhos que talvez ajudem a comprovar se não está fazendo nada errado na hora de dormir.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que acordo cansado, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
PAULO ROCHA FILHO
Acordo sem energia, depois que lí este artigo fiz uma relação com o hipotireoidismo e depressão. até então não conseguia saber o porque, vou pesquisar mais sobre o assunto e perguntar também na próxima consulta com a endocrinologista. Grato
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paulo! Faz muito bem! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: lrytas.lt
Por que acordo cansado