Partilhar

Por que sonho tanto

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que sonho tanto

Sonhar é uma parte normal do funcionamento do nosso cérebro. Como deve saber, a nossa mente nunca para e os sonhos são a prova disso. Ainda que não se lembre deles, seu cérebro projeta sonhos todas as noites, enquanto seu corpo passa pelas diferentes fases do que chamamos, normalmente, de "dormir". Sente que cada dia ao acordar se lembra perfeitamente do que sonhou à noite? Então, este artigo vai lhe interessar. Em umComo.com.br queremos responder à pergunta de por que sonho tanto? Continue lendo e descubra mais uma parte da nossa misteriosa mente.

Também lhe pode interessar: Por que tenho tanto sono?

O sonho

Ainda que pareça que enquanto dormimos o mundo para e que não aconteça nada ao nosso redor, o nosso próprio corpo continua trabalhando a uma velocidade reduzida. Dormir representa o estado regenerador do corpo, as horas de descanso necessárias para poder nos reativar e continuar funcionando 100% no nosso dia a dia. Este ciclo conta com etapas diferentes (sonho leve, sonho profundo, movimento ocular rápido ou sonho paradoxal), onde se levam a cabo diferentes funções regenerativas, curadoras e de descanso.

Mas, como referimos anteriormente, durante as horas de sono acontece outra função importante: o sonhar ou, em outras palavras, o processamento de informação, que significa um bom treinamento da mente e do pensamento. Ou seja, serve para integrar todos os tipos de memórias no nosso cérebro. Durante os ciclos mais longos do processo de dormir (uma meia hora aproximadamente) produz-se o sonho. Muitos especialistas têm comprovado que se alguma destas fases se interromper, os sonhos não são lembrados com tanta facilidade.

Por que sonho tanto - O sonho

Por que sonhamos?

Sonhamos porque pensamos, simples assim. Psicologicamente falando, sonhando exploram-se possibilidades, as nossas preocupações se refletem, nossas vivências e experiências são projetadas e, inclusive, os nossos desejos mais profundos. Graças aos sonhos desenvolvemos nossa intuição, assim como nossa capacidade criativa. A mente dispara e toda a informação que está depositada no nosso cérebro se mistura para nos dar visões às vezes surreais ou incoerentes, como se fosse um filme onde o tempo e o espaço são subjetivos.

Se acha que nunca sonha, está errado. Todos os cérebros atuam da mesma forma enquanto dormimos, lembre-se que é mais uma fase e um estado mental necessário para a nossa regeneração e desenvolvimento. Se não for consciente dos seus sonhos, é simplesmente porque não é capaz de se lembrar deles. Não descansar corretamente ou não dormir bem nem as horas suficientes, além de ingerir medicamentos ou consumir outras substâncias, podem ser fatores claros na hora de se lembrar ou não dos seus sonhos. O mesmo acontece ao contrário: todas as pessoas que acham que sonham muito, simplesmente têm uma maior capacidade de retenção e de lembrança, descansam mais e dormem melhor.

Nossa cabeça conta com as ferramentas e mecanismos exatos para evitar que os nossos sonhos não se esqueçam, pelo menos logo após acordar, sempre que as fases do sono não se interrompam. Mas como? Os centros cerebrais associados ao sono desativam-se enquanto as estruturas cerebrais que utilizamos para pensar e sentir se ativam. Pense que a sua cabeça é como um grande banco de dados e informação, como se fosse um PC. Inteligentemente, a nossa cabeça seleciona o material que é necessário reter, enquanto elimina tudo aquilo que não serve. No caso dos sonhos, o nosso cérebro filtra e apaga o que sonhamos para não interferir na nossa realidade e na nossa rotina. Por isso, muitas vezes não somos capazes de lembrar dos nossos sonhos ao acordar.

Por que sonho tanto - Por que sonhamos?

Lembrar dos sonhos

Mas nem todos os sonhos se apagam para sempre da nossa memória, muitas pessoas têm a sensação de sonhar diariamente e se lembram perfeitamente, o que permite que possam analisar os seus sonhos e, inclusive, procurar alguma interpretação. Como já dissemos, sonhar muito é simplesmente um sinal de bom descanso, de não interferência no sonho e de dormir o suficiente. Trata-se realmente de uma total liberação da mente e de uma cabeça cheia de imagens e pensamentos desejando projetá-los. Sonhar muito é sinônimo de pensar muito.

Se estiver interessado/a em lembrar dos seus próprios sonhos, pode levar a cabo uma técnica simples: criar um diário de sonhos. Trata-se de anotar em um caderno a ideia básica, aquilo que se lembrar, mesmo que sejam poucas palavras. Faça-o assim que acordar, antes da sua cabeça eliminar e esqueça o sonho. Este método permitirá a você analisar um pouco mais os seus sonhos, ver se eles se repetem e procurar explicação para o maravilhoso, interessante e misterioso mundo dos sonhos. No seguinte artigo mostramos a você alguns dos sonhos mais comuns e seus significados.

Tipos de sonhos

Nem todos os sonhos são agradáveis ou prazerosos. Alguns representam para nós algum pensamento, outros projetam alguma vivência, também podemos ter pesadelos, projetar medos ou inclusive representar pensamentos e repeti-los em mais de uma vez. Seja como for, todos os sonhos têm algo em comum: são pensamentos, sentimentos, mensagens ou emoções que estão muito presentes na nossa mente. Todos eles se manifestam durante a noite, enquanto dormimos. Todos os sonhos são transitórios e costumamos esquecer deles ao acordar. Mas lembre-se, é importante que os sonhos não interfiram na nossa vida real e, portanto, não afetem o nosso dia a dia.

Por que sonho tanto - Tipos de sonhos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que sonho tanto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário sobre Por que sonho tanto

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Lili
Gostaria de saber porque sonho toads noite isso ja me deixa Canada e sonho com situacoes repaid que Brian a acontermcer.
A sua avaliação:
layane Cunha
Eu tenho sonhos todas as noites e me lembro de boa parte. Inclusive tengo 2 futuros livros anotados ... um estou desenvolvendo o outro analizando . . . Todos veio dos sonhos . Se eu tiver um cochilo sonho . Alguns sonhos são tão realistas que parecem memórias. Só que de coisas que nunca aconteceram e nunca aconteceram . Nunca conheci alguém assim que sonha em ser lembre. Todos os dias . Em um ano . Eu não me lembro de 10 a 15 noites. Faz tempo que analizó isso. . E acho que tem haver com isso mesmo , dormir bem. . . É eu penso muito. Mente fértil. Gosto de escrever e ler. Gostei do que li aqui
ingrid santos
Eu também, basta um cochilo e já estou sonhando. Acho estranho, não gosto de lembrar dos sonhos, pois nem sempre são bons
michel
a questao que comigo, e outras pessoas, o excesso de pensamento ou imaginaçoes durante o dia acaba provocando muitos sonhos a noite, e entao(meu caso) vc acorda cansado, perturbado por algo(experiencia do passado, conta pra pagar, emprego pra arranjar, algo pra resoolver), chateado ou indisposto..eu pelo menos sonho muito enquanto durmo...e neste caso as vezes acordo perturbado pelo excesso de sonhos e vezes ate cansado ou indisposto. sinto que minha mente precisa de descanso de imaginaçoes...e sonhar demais ao dormir nao ta ajudando, pelo menos no meu caso.
layane cunha
Ah que chato . Eu não acordo cansada. As vezes quando durmo pouco mas sonho de qualquer forma. Sempre sonho e 99% das vezes me lembro. Sinto como se fosse um mindinho meu. . Gosto muito. As vezes até sei que estou sonhando .. E faço o que quero é ótimo. . .

Por que sonho tanto
1 de 4
Por que sonho tanto

Voltar ao topo da página