Partilhar

Porque temos pesadelos

Porque temos pesadelos

Os pesadelos são experiências desagradáveis que em algumas ocasiões nos parecem tão reais que nos levam a enfrentar os nossos piores medos, e o pior é que não podemos escapar-lhes até acordarmos. Este é justamente o argumento de um dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos "A Nightmare on Elm Street", onde o assustador Freddy Krueger entra nos sonos das suas vítimas para assassina-las. Mas, ficção à parte, porque temos pesadelos? De onde surgem este sonhos por vezes perturbadores? Em umComo.com.br explicamos-lhe.

Também lhe pode interessar: Como acordar de um pesadelo

O que são os pesadelos?

Os pesadelos podem definir-se como sonhos angustiantes que geram, na maior parte dos casos, tremores. Aparecem quando nos encontramos na fase do sono mais profunda, um momento em que experimentamos as imagens de uma forma mais real, o resultado é que ao acordarmos sentimo-nos alterados, com o coração acelerado, nervosos e em casos mais extremos, são os nossos próprios gritos ou choro que nos fazem sair desse estado.

Causa 1: muita ansiedade

Nos momentos em que por qualquer razão os nossos picos de estresse aumentam e sentimo-nos ansiosos ou nervosos é comum ter pesadelos como uma manifestação do nosso estado emocional. As mudanças muito radicais, como por exemplo uma mudança para outro país, também pode fazer com que tenhamos pesadelos devido à tensão que nos gera.

Causa 2: resposta a uma situação traumatizante

É frequente que quando passamos por uma situação que nos tenha gerado um impacto muito profundo como por exemplo um acidente, um sequestro ou inclusivamente a morte de um familiar, ter pesadelos. As nossas memórias, conscientes e inconscientes, são factores determinantes no sonho, e no caso das experiências negativas podem traduzir-se em pesadelos.

Causa 3: factores externos

Se durante o sonho há algo que fisicamente nos gera algum tipo de incomodo, isto pode-se manifestar sob a forma de pesadelo. Por exemplo quando há algum barulho em casa, quando ao dormir não respiramos bem (poderíamos sonhas que nos afogamos), quando não estamos cômodos a dormir na cama, etc. Ao deitar é possível que não esteja consciente desses detalhes, mas o nosso cérebro incorpora-os no sonho podendo acabar em episódios angustiantes.

Causa 4: condições de saúde

Algumas doenças ou condições podem levar-nos a ter pesadelos, por exemplo uma febre muito elevada ou determinados problemas respiratórios como a apneia do sono, que dificultam o descanso e podem conduzir a sonhos perturbadores.

Mais comum em crianças

Há algo que todos nós na nossa infância tivemos em comum: os medos e pesadelos, e efetivamente nas crianças maiores de 5 anos os pesadelos são tão comuns que podem ter pelo menos uma vez por semana. Existem muitas opções a respeito, mas alguns especialistas afirmam que isto acontece porque na infância estamos em constante processo de aprendizagem o que pode desencadear algumas tensões nas crianças. Além disso não nos podemos esquecer que as crianças se impressionam muito facilmente, qualquer lembrança negativa pode converter-se num sonho angustiante.

Algumas curiosidades

Depois das crianças, são os adolescentes os que mais têm pesadelos. Entre os 25 e os 55 anos este tipo de sonhos diminui a sua frequência. Os pesadelos que mais recordamos são aqueles que sonhamos perto da hora de acordar. Segundo um estudo realizado por cientistas alemães e publicado na European Archives of Psychiatry and Clinical Neuroscience, os temas mais recorrentes dos pesadelos são: cair no vazio, ser perseguido, chegar atrasado, a morte de um ente querido, o fracasso e ficar paralisado. Este mesmo estudo revelou ainda que os homens têm sobretudo pesadelos relacionados com a violência e a perda de trabalho enquanto nas mulheres estão mais relacionados com assédio sexual e a morte de um ente querido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque temos pesadelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Ter pesadelos de vez em quando é algo normal, mas se por alguma razão tem estes sonhos regularmente, recomendamos-lhe que visite um especialista para detectar a causa desse problema.

Escrever comentário sobre Porque temos pesadelos

35 comentários
A sua avaliação:
Anônima
O meu pesadelo é o início do apocalipse so acordo depois que eu to bem assustada
Lucimar antonio de freitas
o meu pesadelo parece que tem um demônio me puxando decima da cama para o chão, as vezes parece que tem um dormindo do meu lado, e eu tentando matar ele e não consigo é muito assombrado tudo que tento fazer ele é mais rápido e eu não consigo me livrar dele , só quando acordo que vejo que foi um pesadelo, mas não fico comedo não, tem pessoas que fala que se na hora do pesadelo você conseguir derrotar ele, ou ver o rosto dele, você fica rico e nunca mais você vai ter pesadelo. sera verdade isso alguém pode me responder isso se é verdade.
Se isso é verdade? Digo a você discretamente, Não! Não é verdade, é apenas uma fantasia que o seu cérebro cria, Mais sonhos/Pesadelos sempre tem algo a ver com o dia a dia. De uma investigada para ver oque pode estar causando isso! Pesadelos com demônios você deve estar passando por muito Estresse/Ansiedade.
Lúcio Luiz
Texto muito bacana e informativo. Parabéns! Gostaria, porém, que você atentasse um pouco mais na pontuação, pois, às vezes, causa certos conflitos de entendimento. No mais, a página está de parabéns.
Emilly Muller
Bem tenho 16 e eu sempre tive pesadelos desde que me lembro mas com pouca freqüência , porém agora tenho tido muitos , e bem apenas acordo por que sinto a dor da minha morte , deixe me explicar melhor todos os meus pesadelos são relacionados a morte eu sempre acabo morta e sempre de maneiras diferentes , o estranho é que quando acordou sinto dor principalmente mente se for morta por tiros e facadas , até mesmo em um sonho onde morria congelada acordei com tanto frio , sendo que na verdade estava muito quente .bem não tenho dormido mais regularmente por estes motivos e acabei trocando a noite pelo dia , bem a minha pergunta é o seguinte , qual é a explicação para as dores que sinto após e durante dos pesadelos e por que eles vem acontecendo com tanta freqüência?? (obs não tenho medo dos pesadelos até por que vejo filmes até de terror tenho medo da dor q sinto toda vez que morro é angustiante ) obrigado se puder responder !!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Emilly, desde já agradeço o seu comentário. Neste artigo poderá ver o que significa sonhar com a morte: http://educacao.umcomo.com.br/articulo/o-que-significa-sonhar-com-a-morte-6934.html
Raphael Alves
Ultimamente tem acontecido algo parecido comigo , tenho 16 anos também sou de curutiba Paraná , e venho tendo pesadelos diariamente como se quizessem me matar seja ladrões ou espiritos ruins ou alguma outra coisa ... o problema é que não sinto medo nesses sonhos , sim uma agonia diferente ... eu sinto que querem o meu mau no sonho ( normalmente espiritos ou demonios... nunca os ví no sonho mas sinto a sua energia agindo sobre mim no sonho ... é algo diferente .. sinto uma energia estranha nos sonhos)... e isso me da muita agonia.. Posso ter um sonho agradavel mas logo ele acaba se tornando um pesadelo e assim como você acabei trocando a noite pelo dia ... fico no celular ou no computador até amanheçer .. umas 6 da manhã... ai sim eu durmo .... Oque será tudo isso ? Achei que eu era o unico a passar por alguma coisa dessas , mas agora vejo que não.
Marcos Tadeu
Por vezes ao longo de minha vida tenho tido pesadelos aonde me vejo PARALISADO e me tem sido uma situação traumatizante, pois me tem sido (quase) impossivel mover sequer um dedo dos pés/mãos para eu poder acordar! Entretanto tais pesadelos (actualmente) me tem sido RECORRENTES e a aumentarem!Parece que algo invisivel/mistrerioso me tira as forças para poder dar cabo de mim, da mesma forma que a cobra lança o veneno a presa antes de a comer, estão a ver? A minha pergunta é: O QUE é isto e COMO é que eu posso resolver se faz favor!! Obrigadissimo!
Larissa Madureira
Marcos já ouviu falar sobre paralisa do sono? Eu tenho esses sintomas e sei como é ruim, pesquise sobre.
JVPC
Tive uma semana so de pesadelos envolvendo muitas situacoes do cotidiano tenho medo mas um deles era q eu tava num ringue de patinacao e ai chegou um cara e comecou a me bater tentei gritar mas nao consegui em sseguida me lembrei q estava dormindo tentei acordar mas so consegui acordar depois de quse 3 min Alguem teve algum lesadelo semelhante? Me respondam pf
Agostinho Alili
Eu sempre tive pesadelos estranhos, mas isso acontece quando me deito de costas. Toda vez que me deito de costas, tenho pesadelos ruim.
Rafaela Ayala
eu direto tinha pesadelos, agora deu uma parada, acordava com muito medo, tentava gritar não sai minha voz... ficava sufocada sentia alguma coisa perto de mim,meu primeiro pesadelo puchou meu pé fiquei muito assustando e não dormi mais a noite... meu ultimo pesadelo eu via meu corpo sai andando pela casa foi surreal... Agora geralmente meus pesadelos sao mais calmos mas não quero ter mais pesadelos isso é muito ruim...
Pedro Moura
Como saber se está num pesadelo?
caramujo loco
e quando vc ve coisas q te assustam coisas da sua imaginaçao ou pode ser coisas q vc ve dia a dia pode te assustar entao vc dorme com aquilo na ca besa e tem um pesadelo
Ana
Hj tive um pesadelo e isso naum costuma acontecer comigo . Consigo me lembrar só de algumas partes dele . Mais sei que só acordei porque começei a gritar sem parar e meus país foram até mim . Quando acordei eu não estava deitada . Estava de pé no canto da parede encolhida do mesmo jeito que estava no pesadelo

Porque temos pesadelos
Porque temos pesadelos

Voltar ao topo da página