menu
Partilhar

Como funciona a terapia do sono

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 12 fevereiro 2021
Como funciona a terapia do sono
Imagem: lapinha.com.br

Todos nós sabemos que dormir bem é fundamental para manter uma boa saúde e conseguir ter energia suficiente para enfrentar o dia. No entanto, algumas pessoas não conseguem ter uma noite tranquila seja por estresse, problemas pessoais ou outros fatores. Se você tem problemas em dormir bem, saiba que a terapia do sono tem como objetivo reeducar o corpo e a mente, de maneira a conseguir ter um sono reparador e revigorante. Lembre-se que dormir mal e poucas horas é prejudicial para a saúde podendo originar diversos problemas de saúde. Para ficar sabendo como funciona a terapia do sono, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como acordar sem sono

Benefícios da terapia do sono

Um dos benefícios do sono que mais conhecemos é que ele tem um efeito revigorante, após um dia corrido nada melhor que chegar a casa e ter uma boa noite de sono. Mas não é só essa função revigorante que o sono apresenta para o nosso organismo, dormir bem ajuda a diminuir o estresse, melhora o humor, o raciocínio e a memória, ajuda a controlar o apetite e a rejuvenescer a pele. Dormir bem é essencial para pessoas que estejam a fazer uma dieta para emagrecer, pois uma boa de sono diminui a produção de leptina, hormônio responsável pela sensação de saciedade. Assim, no dia seguinte terá menos vontade de comer e será mais fácil perder peso.

Para garantir uma boa saúde é recomendável dormir entre 7 e 9 horas por dia. E mais importante que a quantidade de horas dormidas é a qualidade delas. Por isso, fatores como segurança e conforto do sítio onde se dorme são fundamentais para uma boa noite de sono. Dormir menos horas, acordar constantemente ao longo da noite ou privar-se do sono pode ter consequências graves para a saúde, como cansaço excessivo, estresse e problemas de memória e raciocínio. Por isso, se quer ter uma boa noite de sono a terapia do sono irá ajudá-lo a ter um sono revigorante e reparador.

Terapia do sono: preparar o local

Dormir num local que transmita segurança e conforto é essencial para conseguir dormir bem. Então mantenha sempre o quarto limpo e mude com frequência os lençóis da cama, acredite que dormir em lençóis sujos pode prejudicar bastante o seu sono. Por isso, mude a roupa de cama pelo menos uma vez por semana. Além disso, é importante manter a roupa de cama bem esticada e sem saliências que possam interferir no seu sono. Manter uma temperatura ambiente adequada e contar com um bom travesseiro e colchão também vão ajudar na terapia do sono. Desligar as luzes antes de dormir proporciona o ambiente ideal para que o corpo produza melatonina, uma substância que induz o sono. Muitas pessoas gostam de adormecer com a tv ligada ou os auscultadores nos ouvidos, mas não é recomendável seguir esta prática pois dificulta a terapia do sono.

Como funciona a terapia do sono - Terapia do sono: preparar o local
Imagem: guiadecompras.casasbahia.com.br

Terapia do sono: preparar a mente

A terapia do sono consiste em reeducar o corpo e a mente a dormir sempre à mesma hora para conseguir ter um sono revigorante. No início pode ser um pouco difícil fixar um horário para ir para a cama, mas criar uma rotina é essencial para que se corpo aprenda a relaxar a partir de uma determinada hora. Para isso, é aconselhável que a pessoa vá para a cama apenas quando sentir sono e, se levante assim que acordar. Ao fazer isso, acordará mesmo antes do despertador tocar e mais desperto. Além disso, não deverá fazer pequenas cochiladas ao longo do dia.

Para conseguir dormir tranquilamente é muito importante desligar a mente assim que vai para a cama, não levando os problemas para a cama. Desligue a tv e não mexa no celular ou computador pelo menos meia hora antes de ir para a cama para conseguir esvaziar a mente.

Também é importante que à noite ingira alimentos leves para que o seu organismo não precise trabalhar demasiado para fazer a digestão. O ideal é evitar comer uma hora antes de dormir. Deverá também evitar ingerir bebidas energéticas como cafés e refrigerantes. Além disso, se ingerir muito líquido antes de deitar terá de se levantar várias vezes para ir ao banheiro e interromper o seu sono.

Dormir com roupas confortáveis, largas e sem elásticos ou cordões para não machucar enquanto dorme também é essencial. Para as mulheres que dormem com sutiã, recomenda-se usar um sutiã sem costura.

Como funciona a terapia do sono - Terapia do sono: preparar a mente
Imagem: euacheiprimeiro.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a terapia do sono, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Wilson Ricardo Dias
A terapia do sono também consiste em eletroconvulsoterapia? obrigado
Lourival Soares
Sofro de insônia e uso medicamento, o que fazer?
A sua avaliação:
Gabriel Medeiros
Agradeço do fundo do meu coração pelo artigo, curto mas direto ao ponto e me estimulou a começar a terapia. E novamente, meu muito obrigado!
Editor umComo.com.br
Oi Gabriel! Que bom que o artigo te ajudou. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)

Como funciona a terapia do sono
Imagem: lapinha.com.br
Imagem: guiadecompras.casasbahia.com.br
Imagem: euacheiprimeiro.com
1 de 3
Como funciona a terapia do sono

Voltar ao topo da página