Como tratar apneia do sono
Existe um mito de que todo mundo que ronca tem apneia do sono, mas a verdade é que é bem possível encontrar pessoas que tem apneia e não roncam, e por isso este mal estar pode durar muito anos sem que se receba o tratamento adequado. Basicamente se trata de uma disfunção anatômica que permite que haja um deslocamento da língua durante o sono, que acaba por fazer com que o indivíduo passe alguns angustiantes instantes sem respirar, sufocado com a própria língua, mal posicionada durante o sono. Isto pode provocar constantes e breves despertares ao longo da noite, que fazem com que por causa do sono frequentemente interrompido, o indivíduo acabe por obter prejuízo do sono e portanto sofra significativas quedas de produtividade. Se interessou em saber mais sobre como tratar apneia do sono? Entenda tudo sobre esse problema aqui em umComo.com.br!
Passos a seguir:
Os primeiros sinais de que você pode estar sofrendo de apneia do sono são:
- Distúrbios da libido;
- Estresse;
- Olheiras;
- Dores de cabeça;
- Aumento de peso;
- Queda na produtividade;
- Falta de concentração;
- Ronco (pode aparecer ou não);
- E é claro a preocupação de quem dorme com você.
Isto porque a pessoa pode facilmente perceber todas as suas paradas respiratórias e assim se aflige constantemente. Também existem estudos que apontam que quem dorme menos do que o necessário tende a sofrer com mais apneias de sono do que normalmente. Portanto além das poucas horas de sono ainda sofre a todo o instante com esse incômodo perigoso.
O ideal é dar ouvidos às queixas de quem dorme com você e cuidar para que um médico saiba de todos os detalhes sobre o seu sono.
Haviam boatos de que apneia do sono era um fator hereditário, mas hoje se sabe que não é bem assim e que para cada 100 pacientes com queixa de apneia, apenas 10 relatam este problema em parentes próximos.
O tratamento para apneia do sono é basicamente feito através de um instrumento que facilita a entrada de ar nas narinas, facilitando a respiração e abrindo as vias aéreas, e em casos extremos pode haver uma intervenção cirúrgica com o intuito de permitir o melhor posicionamento da traqueia para de certa forma garantir a livre passagem do ar.
Os métodos podem variar de caso para caso e o importante é tomar alguma atitude. Afinal pode parecer apenas um detalhe mas com o passar dos anos e as paradas respiratórias constantes, o corpo humano se submete gradualmente a riscos bastante graves e portanto quase irremediáveis. Por isso consulte o seu médico o quanto antes e mantenha sempre o seu sono em dia, procurando dormir as oito horas que são necessárias à sua recuperação.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar apneia do sono, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.
Conselhos
- Gostou das dicas? Então não esqueça de comentar!