Melhorar o sono

Por que tenho tanto sono?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Por que tenho tanto sono?

Acordar cansados e como se não tivéssemos dormido, apesar de ter descansado a quantidade de horas indicadas, é algo que ocorre com muitas pessoas. Outras, por sua vez, acordam mais ativas, mas ao fim de algumas horas se sentem cansadas e com sono excessivo. O curioso é que supostamente dormiram o tempo necessário. Então o que acontece que afeta nossa energia e disposição? Em umComo.com.br damos algumas as razões que respondem à dúvida de por que você tem tanto sono.

 

Também lhe pode interessar: Por que sonho tanto

Passos a seguir:

1

A primeira coisa importante para entender por que você tem tanto sono é saber diferenciar a quantidade de sono da qualidade do sono. Muitas vezes dormimos a quantidade de horas que se supõe que nosso corpo precisa para se reparar e, no entanto, passamos o dia com sono, enquanto há outras noites que dormimos menos tempo, mas descansamos o suficiente.

Isto se deve a que, para descansar, é necessário um sono profundo e reparador, o que nem sempre está diretamente vinculado ao mesmo tempo em que passamos dormindo.

2

A má qualidade do sono que acaba por afetar nossa rotina diária, fazendo que nos sintamos cansados e bocejando o dia todo, pode ser produzido por diversos fatores. Alguns deles são externos e outros estão vinculados a nossa forma de dormir.

Entre os fatores externos que afetam a qualidade de nosso sono se destacam:

  • Dormir com muito calor ou muito frio, o que impedirá que descansemos bem.
  • Dormir em ambientes com muito ruído, fazendo que acordemos várias vezes na noite. Às vezes, não nos lembramos destes pequenos momentos acordados, mas estes igualmente afetam a qualidade do sono.
  • Hábitos como dormir com a televisão ligada, que impedem o descanso correto.
  • Dormir junto a uma pessoa que perturba a qualidade de nosso sono, por exemplo, alguém que ronca, que fala dormindo ou uma pessoa que acorda muito, etc.
  • Ir para a cama muito estressado, preocupado ou tenso, o que pode dar lugar a um sono pouco reconfortante.
3

Entre os fatores internos pelos quais você tem tanto sono, podem ser mencionados alguns problemas de saúde ou transtornos do sono que podem impedir que durma bem, acarretando sonolência e cansaço durante o dia.

Entre eles se destacam:

  • Problemas respiratórios como apneia do sono, roncos, obstruções nasais ou dormir com a boca aberta, condições que impedem a respiração correta.
  • Transtornos do sono como falar dormindo, o sonambulismo, entre outros.
  • Vigílias frequentes.
  • Patologias como problemas cardíacos ou obesidade podem afetar também de forma importante a qualidade do sono.
4

Se você é consciente de que sofre de algum transtorno do sono ou patologia que pudesse estar afetando o seu descanso, é importante visitar um médico para atendê-lo, pois só um especialista poderá dar as ferramentas necessárias para melhorar o seu descanso e evitar que sinta tanto sono durante o dia.

5

Se você acha que seu descanso está se vendo afetado por fatores externos, por exemplo dormir junto a alguém que ronca, em ambientes com muito ruído ou que custa a você conciliar o sono pelo estresse, então é importante pôr em prática algumas sugestões úteis. Por isso recomendamos-lhe que consulte o nosso artigo sobre como dormir melhor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que tenho tanto sono?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que tenho tanto sono?