Partilhar

Como diminuir a ansiedade

Por Sara Silva. Atualizado: 9 agosto 2019
Como diminuir a ansiedade
Imagem: fobicos.com.br

Acontecimentos marcantes na nossa vida e o estresse do dia a dia são fatores que podem fazer com que nos tornemos pessoas ansiosas. Excluindo casos de transtornos de ansiedade, como ataques de pânico, sentir-se ansioso é uma reação biológica natural do ser humano, mas indesejada por estar associada a sensações desconfortáveis, como dor de barriga, dificuldade em respirar e aceleração do ritmo cardíaco. Para descobrir como diminuir a ansiedade preparámos este artigo umComo.com.br Continue lendo e leve uma vida mais tranquila!

Também lhe pode interessar: Truques para diminuir a ansiedade

Relaxe e beba um chá

Quando alguém nos vê muito ansiosos ou nervosos, a pessoa geralmente diz para nos acalmarmos e bebermos um chá. Isso acontece porque a toma do chá está associada a um momento de prazer tranquilo e reconfortante que nos ajuda a libertar o estresse acumulado. Descubra quais as melhores infusões para aliviar a ansiedade e faça uma pausa relaxante.

Como diminuir a ansiedade - Relaxe e beba um chá
Imagem: corpoemdieta.com

Se concentre em pensamentos positivos

Se você se está sentindo ansioso por algo que está prestes a acontecer, como uma apresentação em público ou viagem de avião, uma forma de solucionar todo esse nervosismo é se imaginar cumprindo esse acontecimento de forma positiva. Antecipe mentalmente o momento que o deixa ansioso e imagine que tudo está correndo como planeado, que não houve imprevistos e que você está tranquilo - essa imagem positiva irá ajudá-lo a se acalmar. Além disso certifique-se de que reúne tudo o que é necessário para cumprir com o acontecimento em questão, preparando-se devidamente.

Como diminuir a ansiedade - Se concentre em pensamentos positivos
Imagem: luzdaserra.com.br

Se distraia

Por outro lado, se isso o fizer se sentir mais confortável, você pode tentar apagar da sua mente o que o está deixando ansioso. Faça isso colocando música a tocar e cantando, lendo um livro, dando um passeio em um lugar calmo, falando com alguém, brincando com seu animal de estimação, praticando exercício físico... qualquer coisa que faça com que você se distraia por uns instantes e se sinta menos tenso.

Como diminuir a ansiedade - Se distraia
Imagem: crystalpetspa.com.br

Controle a respiração conscientemente

A maioria de nós não entende o quanto a respiração é importante no nosso dia a dia e o poder que temos de, através dela, controlar nossos estados de estresse e ansiedade. Você pode observar esse fato ao colocar em prática um simples exercício de respiração quando se sentir ansioso.

Dirija-se a um sítio calmo, se sente ou deite, feche os olhos e inspire profundamente pelo nariz, expirando profundamente em seguida pela boca. Durante alguns minutos se concentre na sua respiração, sentindo seus pulmões se enchendo de ar e se esvaziando, e percebendo como todo seu corpo reage a essa ação muitas vezes inconsciente. Ao fim de algum tempo você se sentirá mais calmo e pronto para enfrentar a situação que o deixou ansioso.

Como diminuir a ansiedade - Controle a respiração conscientemente
Imagem: portalsantateresinha.com.br

Recorra à medicina alternativa

Se sentir ansioso ocasionalmente é normal, mas se sentir ansioso no dia a dia e com grande frequência pode ser o resultado de um acumular de tensão e estresse que requerem outro tipo de soluções. Neste caso, é aconselhado que coloque em prática algumas modalidades da medicina alternativa, tais como o reiki, a acupuntura, a homeopatia e a terapia com flores de Bach. Como complemento ou alternativa, pratique yoga, tai chi e pilates regularmente, e em breve começará a notar os resultados.

Como diminuir a ansiedade - Recorra à medicina alternativa
Imagem: pharmacyp.com

Melhore sua alimentação

"Somos o que comemos", você certamente já ouviu falar. Essa máxima é válida também para estados de ansiedade, pois existem alimentos que o podem ajudar a se sentir mais tranquilo. É o caso do chocolate preto, que faz nosso organismo libertar endorfinas, fazendo com que nos sintamos mais bem dispostos; das cerejas, que têm como benefícios efeitos positivos sobre o sistema nervoso; do ômega 3, presente em vários alimentos incluindo o salmão e as sementes; das laranjas, limões e outros alimentos ricos em vitamina C que ajudam a evitar estados de ansiedade graças ao seu efeito benéfico no sistema nervoso, etc.

Como diminuir a ansiedade - Melhore sua alimentação
Imagem: viveresaber.com.br

Tome medicamentos

Em último caso, proceda à toma de um medicamento específico para estados de ansiedade e nervosismo, como o Bupropiona ou Fluoxetina. Esta opção deverá ser a última a ter em conta, pois pode levar a uma dependência, no sentido em que você acredita que apenas recorrendo a esses medicamentos conseguirá se sentir mais calmo. Antes de iniciar a toma se informe junto do seu médico acerca de qual o medicamento mais indicado para o seu caso.

Como diminuir a ansiedade - Tome medicamentos
Imagem: drsinatra.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a ansiedade, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • De forma a diminuir a ansiedade, reduza o consumo de álcool e alimentos e bebidas com cafeína.
  • Consulte seu médico se os estados de ansiedade forem muito frequentes e o impossibilitarem de viver sua vida normalmente.
  • Elimine os pensamentos negativos e obsessivos de sua cabeça quando se sentir ansioso.

Escrever comentário sobre Como diminuir a ansiedade

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Maria Cleide Cronemberger Costa e Silva
muito boa a mensagem..
Sara Silva
Oi Maria! Muito obrigada pelo seu comentário valeu :)

Como diminuir a ansiedade
Imagem: fobicos.com.br
Imagem: corpoemdieta.com
Imagem: luzdaserra.com.br
Imagem: crystalpetspa.com.br
Imagem: portalsantateresinha.com.br
Imagem: pharmacyp.com
Imagem: viveresaber.com.br
Imagem: drsinatra.com
1 de 8
Como diminuir a ansiedade

Voltar ao topo da página